Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 23 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Considerando as ideias expressas no texto CB1A1AAA e a sua tipologia, julgue o item a seguir.

Segundo o texto, é problema central na formação de professores a escassez de recursos financeiros dedicados a cursos que promovam a formação continuada.

Julgue o seguinte item, com relação aos aspectos gramaticais do texto CB1A1AAA.

A substituição da locução verbal “terá mudado" (R.15) pela forma verbal mudou manteria a correção gramatical do texto, mas alteraria o sentido do período.

Julgue o seguinte item, com relação aos aspectos gramaticais do texto CB1A1AAA.

No contexto em que ocorre, a conjunção “E" (l.32) possui sentido adversativo, podendo ser substituída, sem prejuízo para os sentidos do texto, pela conjunção mas.

Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto CB1A1BBB, julgue o item que se segue.

O autor emprega, no terceiro parágrafo, expressões de caráter ordenador que fazem referência ao próprio texto.

Considerando as ideias expressas no texto CB1A1AAA e a sua tipologia, julgue o item a seguir.

O ideal, de acordo com o texto, é que os programas de formação de professores incentivem o questionamento da prática docente, libertando os docentes da condição de consumidores de formação.

Julgue o seguinte item, com relação aos aspectos gramaticais do texto CB1A1AAA.

No período “Talvez porque se descurasse a necessidade de criar dispositivos de autoformação cooperativa, que rompessem com a cultura do isolamento e autossuficiência que ainda prevalecem nas nossas escolas" (R. 22 a 26), os pronomes “que", em ambas as ocorrências, retomam o mesmo referente.

Julgue o seguinte item, com relação aos aspectos gramaticais do texto CB1A1AAA.

O emprego das aspas em “reformadores" (l.28) e “novas" (l.29) indica que o autor faz referência a esses conceitos de um modo crítico.

Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto CB1A1BBB, julgue o item que se segue.

Para o autor, a aprendizagem da técnica da escrita deve ser dissociada da concepção de mundo do alfabetizando.

Considerando os aspectos gramaticais do texto CB1A1BBB, julgue o item seguinte.

A conjunção “porém" (R.23) expressa conclusão no período em que ocorre, por isso poderia ser substituída, sem prejuízo do sentido original do texto, pela conjunção portanto.

Considerando as ideias expressas no texto CB1A1AAA e a sua tipologia, julgue o item a seguir.

Para o autor, a fim de se obter sucesso com programas de formação de professores, é necessário romper com dispositivos de autoformação cooperativa.

Julgue o seguinte item, com relação aos aspectos gramaticais do texto CB1A1AAA.

Sem prejuízo das informações veiculadas no texto, a forma verbal “responda" (R.7) poderia ser substituída por atenda.

Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto CB1A1BBB, julgue o item que se segue.

Considerando-se a concepção de leitura expressa pelo autor, é correto afirmar que só quem consegue ler previamente o mundo é capaz de aprender a ler bem as palavras.

Considerando os aspectos gramaticais do texto CB1A1BBB, julgue o item seguinte.

A expressão “em cujo" (R.7) poderia ser substituída, sem prejuízo para a correção gramatical do texto, pela expressão no qual.

Considerando os aspectos gramaticais do texto CB1A1BBB, julgue o item seguinte.

A correção gramatical do texto seria prejudicada caso o pronome “me", em “me parece" (R.1), fosse deslocado para logo após “parece", da seguinte forma: parece-me.

Considerando as ideias expressas no texto CB1A1AAA e a sua tipologia, julgue o item a seguir.

De acordo com o texto, uma das possíveis falhas dos programas de formação de professores é a continuidade de um modelo tradicional de transferência de conteúdos.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282