Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 25 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado

Com relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto apresentado, julgue o item a seguir.

No texto, o vocábulo “azulada" (ℓ. 1 e 10) é empregado de modo ambíguo: remete ao estado visível de fraqueza do “desconhecido" (ℓ.3) e atribui a seu aspecto certa artificialidade.

Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item que se segue.

Depreende-se dos sentidos do texto que o vocábulo “naquela" (ℓ.12) refere-se a “América" (ℓ.9).

Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item que se segue.

A substituição do vocábulo “juntas" (ℓ.21) por junto alteraria os sentidos originais do texto, porém sua correção gramatical seria mantida.

Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item que se segue.

A forma verbal “nadando" (ℓ.25) exprime um evento com duração no tempo.

No que diz respeito aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, julgue o item a seguir.

Sem prejuízo da correção gramatical e dos sentidos originais do texto, o trecho “para que se conserve a lição do passado como intocável e permanente” (ℓ. 14 e 15) poderia ser reescrito da seguinte forma: afim de conservar, intocável e permanentemente, a lição do passado.

Com relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto apresentado, julgue o item a seguir.

O autor encerra o texto com a imagem de duas estátuas que não se comunicam.

Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item que se segue.

A expressão “pelo costume de cada dia" (ℓ.2) exprime a causa por que, conforme o texto, não se admirava “a transmigração imensa de gentes e nações etíopes" (ℓ. 2 e 3).

Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item que se segue.

A correção gramatical do texto seria prejudicada caso o trecho “se fazem os comércios” (ℓ.12) fosse assim reescrito: são feitos os comércios.

Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item que se segue.

No trecho “e para os que se chamam seus senhores" (ℓ.19), o verbo chamar é sinônimo de intitular.

No que diz respeito aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, julgue o item a seguir.

A correção gramatical do texto seria mantida, embora seu sentido fosse alterado, caso o trecho “A obra é uma bandeira brasileira feita de caixões coloridos de crianças, exposta em frente ao Congresso Nacional” (ℓ. 3 a 5) fosse reescrito da seguinte forma: Trata-se a obra de caixões coloridos de crianças, expostas diante do Congresso Nacional formando uma bandeira do Brasil.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282