No que se refere à tipologia e aos sentidos do texto CB8A1AAA, julgue os itens que se seguem.
A oração “que irão sofrer os reflexos da deliberação” (L. 22 e 23) é indispensável ao sentido do período, pois delimita a referência de “pessoas” (L.22).
Em relação aos elementos linguísticos do texto CB8A1AAA, julgue os itens a seguir.
Sem prejuízo do sentido original e da correção gramatical do texto, seu primeiro parágrafo poderia ser reescrito da seguinte forma: Na democracia participativa, existe várias formas de atuação do cidadão na condução política e administrativa do Estado, destacando, no Brasil, as audiências públicas na Constituição e nas demais leis.
No texto, a expressão “havia tudo por fazer" (L.3) tem sentido
equivalente ao da expressão “criar um país a partir do nada"
(L.11).
Com relação a aspectos linguísticos do texto CB8A1BBB, julgue os itens subsequentes.
Seriam mantidas a correção gramatical e as informações veiculadas no texto caso o ponto final empregado logo após “tempo” (L.7) fosse substituído por dois-pontos, da seguinte forma: D. João não perdeu tempo: no dia 10 de março (...).
No que se refere à tipologia e aos sentidos do texto CB8A1AAA, julgue os itens que se seguem.
As expressões “Tal instituto” (L.10) e “Esse princípio” (L.11) retomam, pelo sentido, a expressão “As audiências públicas” (L.6).
Em relação aos elementos linguísticos do texto CB8A1AAA, julgue os itens a seguir.
No trecho “segundo o qual o poder político não apenas emana do povo (...) mas comporta a participação direta do povo” (L. 17 a 19), a locução “não apenas (...) mas” introduz no período ideia de adição.
No segundo parágrafo do texto, a respeito da “outra frente” (L.16), apresentam-se as seguintes informações, nesta ordem: plano externo, resultados obtidos e objetivos pretendidos.
Com relação a aspectos linguísticos do texto CB8A1BBB, julgue os itens subsequentes.
Preservando-se a correção gramatical e o sentido original do texto, seu primeiro período poderia ser reescrito da seguinte forma: Depois de ter ultrapassado as primeiras urgências da vinda de D. João à colônia, chegou o momento de começar a trabalhar.
No que se refere à tipologia e aos sentidos do texto CB8A1AAA, julgue os itens que se seguem.
No texto, a ideia expressa em “o poder político (...) a participação direta do povo” (L. 17 a 19) reforça a ideia expressa em “dever de escutar-se o público” (L.12).
Em relação aos elementos linguísticos do texto CB8A1AAA, julgue os itens a seguir.
O pronome ele, em “dele” (L.18), refere-se a “o poder político” (L.17).
Com relação a aspectos linguísticos do texto CB8A1BBB, julgue os itens subsequentes.
No início do último parágrafo do texto, os travessões foram empregados para isolar informação adicional que se intercala no discurso.
No que se refere à tipologia e aos sentidos do texto CB8A1AAA, julgue os itens que se seguem.
Dados os assuntos tratados nos três primeiros parágrafos do texto, as seguintes frases são adequadas, na sequência em que aparecem, para figurar como subtítulos desses parágrafos: I conceito jurídico de audiências públicas; II importância das audiências públicas; III como deve ser feita a convocação do público a ser ouvido.
Em relação aos elementos linguísticos do texto CB8A1AAA, julgue os itens a seguir.
A forma verbal “manifestarem” (L.23) está flexionada no plural para concordar com “as pessoas” (L.22).
O texto trata das primeiras medidas tomadas por D. João no Brasil para levar adiante um duplo plano: criar um governo local e aumentar os limites do território brasileiro em prejuízo dos adversários de Portugal na Europa.
No que se refere à tipologia e aos sentidos do texto CB8A1AAA, julgue os itens que se seguem.
O texto, predominantemente argumentativo, objetiva convencer o leitor de que decisões administrativas tomadas sem o recurso das audiências públicas carecem de legitimidade e transparência.