Com relação às ideias desenvolvidas no texto CB3A1AAA, julgue
os itens subsequentes.
A conquista da “liberdade de pensar nas coisas em si" (R.30)
resultou em sentimentos de piedade e tolerância em relação aos
homens, sentimentos esses que substituíram o ódio e a
amargura nutridos inicialmente pela narradora.
Acerca dos aspectos linguísticos e dos sentidos do
texto CB3A1AAA, julgue os seguintes itens.
Sem alterar o sentido original do texto, o verbo “admitir" (R.8)
poderia ser substituído por reconhecer.
Acerca dos aspectos linguísticos e dos sentidos do
texto CB3A1AAA, julgue os seguintes itens.
O sinal indicativo de crase em “às mulheres” (R.4) é facultativo.
A respeito dos aspectos linguísticos do texto CB3A1BBB, julgue
os itens que se seguem.
Seria preservada a correção gramatical do texto caso o trecho
“Dir-se-ia" (R.4) fosse substituído por Dizem.
Com relação às ideias desenvolvidas no texto CB3A1AAA, julgue
os itens subsequentes.
Somente após receber a herança da tia, a narradora tornou-se
uma mulher independente, capaz de governar-se pelos próprios
meios.
Acerca dos aspectos linguísticos e dos sentidos do
texto CB3A1AAA, julgue os seguintes itens.
A narradora utiliza a expressão “outra metade da raça
humana" (R.25) para se referir ao gênero masculino.
Com referência às ideias e aos sentidos do texto CB3A1BBB,
julgue os itens a seguir.
A autora refuta, no texto, a ideia de que a beleza da mulher
brasileira limita-se à juventude.
A respeito dos aspectos linguísticos do texto CB3A1BBB, julgue
os itens que se seguem.
A correção gramatical e o sentido do texto seriam preservados
caso o vocábulo “amada" (R.12) fosse empregado no
masculino: amado.
Acerca dos aspectos linguísticos e dos sentidos do
texto CB3A1AAA, julgue os seguintes itens.
Tanto o vocábulo “Nenhuma" (R.18) quanto o vocábulo
“algum" (R.22) foram empregados com sentido negativo.
Com referência às ideias e aos sentidos do texto CB3A1BBB,
julgue os itens a seguir.
A partir do trecho “Nem uma nem outra coisa" (R. 6 e 7), a
autora apresenta ideias antagônicas para desconstruir
estereótipos associados à mulher brasileira.
A respeito dos aspectos linguísticos do texto CB3A1BBB, julgue
os itens que se seguem.
O sentido original e a correção gramatical do texto seriam
preservados caso o primeiro período fosse reescrito da seguinte
maneira: A concepção do europeu acerca da mulher brasileira
é demasiado falsa.
Com relação às ideias desenvolvidas no texto CB3A1AAA, julgue
os itens subsequentes.
Infere-se do texto que a narradora acredita ser mais importante
para as mulheres ter dinheiro que votar.
Acerca dos aspectos linguísticos e dos sentidos do
texto CB3A1AAA, julgue os seguintes itens.
Sem prejuízo da correção gramatical e do sentido do texto, o
trecho “é impressionante a mudança de ânimo que uma renda
fixa promove" (R. 17 e 18) poderia ser reescrito da seguinte
forma: a mudança de ânimo promovida por uma renda fixa é
impressionante.
Com referência às ideias e aos sentidos do texto CB3A1BBB,
julgue os itens a seguir.
Infere-se do trecho “Mas não tivesse ela capacidade para a luta
(...) nem teria ela conseguido lecionar em colégios superiores"
(R. 16 a 19) que as mulheres brasileiras conquistaram, com
“sacrifícios e coragem" (R.20), o direito do acesso irrestrito
às universidades tanto como estudantes quanto como
professoras.
Com relação às ideias desenvolvidas no texto CB3A1AAA, julgue
os itens subsequentes.
O texto é desenvolvido com base na ideia de que a
independência financeira é determinante para que as mulheres
conquistem sua autonomia.