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Com relação às ideias desenvolvidas no texto CB3A1AAA, julgue

os itens subsequentes.

A conquista da “liberdade de pensar nas coisas em si" (R.30)

resultou em sentimentos de piedade e tolerância em relação aos

homens, sentimentos esses que substituíram o ódio e a

amargura nutridos inicialmente pela narradora.



Acerca dos aspectos linguísticos e dos sentidos do

texto CB3A1AAA, julgue os seguintes itens.

Sem alterar o sentido original do texto, o verbo “admitir" (R.8)

poderia ser substituído por reconhecer.



Acerca dos aspectos linguísticos e dos sentidos do

texto CB3A1AAA, julgue os seguintes itens.

O sinal indicativo de crase em “às mulheres” (R.4) é facultativo.


A respeito dos aspectos linguísticos do texto CB3A1BBB, julgue

os itens que se seguem.

Seria preservada a correção gramatical do texto caso o trecho

“Dir-se-ia" (R.4) fosse substituído por Dizem.


Com relação às ideias desenvolvidas no texto CB3A1AAA, julgue

os itens subsequentes.

Somente após receber a herança da tia, a narradora tornou-se

uma mulher independente, capaz de governar-se pelos próprios

meios.



Acerca dos aspectos linguísticos e dos sentidos do

texto CB3A1AAA, julgue os seguintes itens.

A narradora utiliza a expressão “outra metade da raça

humana" (R.25) para se referir ao gênero masculino.


Com referência às ideias e aos sentidos do texto CB3A1BBB,

julgue os itens a seguir.

A autora refuta, no texto, a ideia de que a beleza da mulher

brasileira limita-se à juventude.


A respeito dos aspectos linguísticos do texto CB3A1BBB, julgue

os itens que se seguem.

A correção gramatical e o sentido do texto seriam preservados

caso o vocábulo “amada" (R.12) fosse empregado no

masculino: amado.



Acerca dos aspectos linguísticos e dos sentidos do

texto CB3A1AAA, julgue os seguintes itens.

Tanto o vocábulo “Nenhuma" (R.18) quanto o vocábulo

“algum" (R.22) foram empregados com sentido negativo.


Com referência às ideias e aos sentidos do texto CB3A1BBB,

julgue os itens a seguir.

A partir do trecho “Nem uma nem outra coisa" (R. 6 e 7), a

autora apresenta ideias antagônicas para desconstruir

estereótipos associados à mulher brasileira.


A respeito dos aspectos linguísticos do texto CB3A1BBB, julgue

os itens que se seguem.

O sentido original e a correção gramatical do texto seriam

preservados caso o primeiro período fosse reescrito da seguinte

maneira: A concepção do europeu acerca da mulher brasileira

é demasiado falsa.


Com relação às ideias desenvolvidas no texto CB3A1AAA, julgue

os itens subsequentes.

Infere-se do texto que a narradora acredita ser mais importante

para as mulheres ter dinheiro que votar.



Acerca dos aspectos linguísticos e dos sentidos do

texto CB3A1AAA, julgue os seguintes itens.

Sem prejuízo da correção gramatical e do sentido do texto, o

trecho “é impressionante a mudança de ânimo que uma renda

fixa promove" (R. 17 e 18) poderia ser reescrito da seguinte

forma: a mudança de ânimo promovida por uma renda fixa é

impressionante.


Com referência às ideias e aos sentidos do texto CB3A1BBB,

julgue os itens a seguir.

Infere-se do trecho “Mas não tivesse ela capacidade para a luta

(...) nem teria ela conseguido lecionar em colégios superiores"

(R. 16 a 19) que as mulheres brasileiras conquistaram, com

“sacrifícios e coragem" (R.20), o direito do acesso irrestrito

às universidades tanto como estudantes quanto como

professoras.


Com relação às ideias desenvolvidas no texto CB3A1AAA, julgue

os itens subsequentes.

O texto é desenvolvido com base na ideia de que a

independência financeira é determinante para que as mulheres

conquistem sua autonomia.

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