A tabela seguinte mostra as necessidades de financiamento do setor público (NFSP) brasileiro e suas fontes de financiamento nos anos de 2013 e 2014.
Com base nos conceitos de política econômica e na tabela apresentada, julgue os itens subsequentes.
Entre 2013 e 2014, a dívida fiscal líquida cresceu mais de
R$ 340 bilhões, montante que representa a necessidade
de financiamento do setor público em 2014.
A tabela seguinte mostra as necessidades de financiamento do setor público (NFSP) brasileiro e suas fontes de financiamento nos anos de 2013 e 2014.
Com base nos conceitos de política econômica e na tabela apresentada, julgue os itens subsequentes.
Em 2013, embora o resultado nominal das contas públicas
tenha sido deficitário, o resultado primário foi superavitário,
indicando que, naquele exercício, as receitas do governo
superaram as despesas, inclusive as referentes à dívida pública
contraída em exercícios anteriores.
A respeito de política monetária, julgue os próximos itens.
Ao ter permitido, a partir de 2012, que o cumprimento da
exigibilidade de recolhimento compulsório sobre os recursos
à vista fosse efetuado com redução do valor correspondente ao
saldo devedor atualizado dos financiamentos contratados no
âmbito do Programa de Sustentação do Investimento (PSI),
o BCB praticou uma política monetária expansionista.
O balanço de pagamentos mostrado a seguir corresponde ao resultado das contas externas brasileiras, até o mês de junho, para os anos de 2015 e 2016.
Houve, em junho de 2016, variação negativa das reservas internacionais.
A tabela seguinte mostra as necessidades de financiamento do setor público (NFSP) brasileiro e suas fontes de financiamento nos anos de 2013 e 2014.
Com base nos conceitos de política econômica e na tabela apresentada, julgue os itens subsequentes.
Em uma conjuntura de política monetária restritiva, quanto
maior for a parcela da dívida mobiliária federal indexada à taxa
SELIC, maiores serão os superávits primários necessários para
estabilizar a dívida pública.