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Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das ideias e das
estruturas linguísticas do texto acima.

Os travessões empregados nas linhas 18 e 19 têm a função de isolar um trecho de valor explicativo que apresenta outra forma de nomear a “condição natural do homem” (L.18).

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Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.

Nas relações de coesão entre os elementos do texto, o termo “tal”, presente nas linhas 11 e 19, retoma, em ambas as ocorrências, o termo “conhecimento-emancipação” (L.8-9).

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Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.

Devido à estrutura sintática em que ocorrem, o emprego dos pronomes após o verbo em “ensinou-nos” (L.7) e em “tornar-se” (L.17) é obrigatório; por isso, a correção gramatical do texto seria prejudicada se esses pronomes fossem utilizados como em “se constitui” (L.11).

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Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das ideias e das
estruturas linguísticas do texto acima.

Caso se inserisse também imediatamente depois de “mas” (L.17), seriam preservadas a correção gramatical do texto e as relações de coesão e coerência nele construídas.

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Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das ideias e das
estruturas linguísticas do texto acima.

Com o emprego da expressão “nenhum grande pensador” (L.8-9), de sentido generalizante, o autor do texto faz referência a Rousseau e seus antecessores, além dos demais pensadores na área das ciências humanas.

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Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.

Seriam mantidas a correção gramatical do texto e a coerência entre os argumentos, caso o trecho “a rejeitar o senso comum conservador, o que em si é positivo, mas insuficiente” (L.7-8) fosse assim reescrito: a rejeitar o senso comum conservador; e isso, em si, é positivo, mas insuficiente.

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Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das ideias e das
estruturas linguísticas do texto acima.

O emprego da preposição em antes de “reelaboração” (L.11) e “novas formas” (L.11) deve-se à relação de regência do verbo consistir, do qual esses termos são, no texto, complementos.

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Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das ideias e das
estruturas linguísticas do texto acima.

O emprego do sinal indicativo de crase em “à vida social” (L.25-26) e “à vida coletiva” (L.27) é exigido por “atribuíveis” (L.25), no primeiro caso, e por “adequadas” (L.27), no segundo, e pela presença do artigo feminino, que, nos dois casos, restringe o substantivo “vida”.

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Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.

A primeira preposição em “do conhecimento do senso comum” (L.2) exprime noção de origem do movimento expresso por “salto” (L.2), e a preposição empregada no trecho “para o conhecimento científico” (L.3) exprime noção de fim desse movimento.

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Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.

Subentende-se, no encadeamento dos elementos de coesão, o termo conhecimento depois de “um outro” (L.4).

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Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.

Preserva-se a correção gramatical do texto, bem como a coerência entre as ideias, ao se usar desconsidera em lugar de “despreza” (L.18).

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Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das ideias e das
estruturas linguísticas do texto acima.

A argumentatividade do texto apoia-se na tese de que nem todas as grandes teorias rejeitam a experiência e as ideias em que se baseia a “construção da imagem do homem natural” (L.24-25).

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Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.

O trecho de Nietzsche, citado nas linhas de 14 a 16, constitui uma sequência descritiva inserida na argumentação do texto.

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