Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das ideias e das
estruturas linguísticas do texto acima.
Os travessões empregados nas linhas 18 e 19 têm a função de isolar um trecho de valor explicativo que apresenta outra forma de nomear a condição natural do homem (L.18).
Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.
Nas relações de coesão entre os elementos do texto, o termo tal, presente nas linhas 11 e 19, retoma, em ambas as ocorrências, o termo conhecimento-emancipação (L.8-9).
Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.
Devido à estrutura sintática em que ocorrem, o emprego dos pronomes após o verbo em ensinou-nos (L.7) e em tornar-se (L.17) é obrigatório; por isso, a correção gramatical do texto seria prejudicada se esses pronomes fossem utilizados como em se constitui (L.11).
Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das ideias e das
estruturas linguísticas do texto acima.
Caso se inserisse também imediatamente depois de mas (L.17), seriam preservadas a correção gramatical do texto e as relações de coesão e coerência nele construídas.
Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das ideias e das
estruturas linguísticas do texto acima.
Com o emprego da expressão nenhum grande pensador (L.8-9), de sentido generalizante, o autor do texto faz referência a Rousseau e seus antecessores, além dos demais pensadores na área das ciências humanas.
Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.
Seriam mantidas a correção gramatical do texto e a coerência entre os argumentos, caso o trecho a rejeitar o senso comum conservador, o que em si é positivo, mas insuficiente (L.7-8) fosse assim reescrito: a rejeitar o senso comum conservador; e isso, em si, é positivo, mas insuficiente.
Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das ideias e das
estruturas linguísticas do texto acima.
O emprego da preposição em antes de reelaboração (L.11) e novas formas (L.11) deve-se à relação de regência do verbo consistir, do qual esses termos são, no texto, complementos.
Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das ideias e das
estruturas linguísticas do texto acima.
O emprego do sinal indicativo de crase em à vida social (L.25-26) e à vida coletiva (L.27) é exigido por atribuíveis (L.25), no primeiro caso, e por adequadas (L.27), no segundo, e pela presença do artigo feminino, que, nos dois casos, restringe o substantivo vida.
Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.
A primeira preposição em do conhecimento do senso comum (L.2) exprime noção de origem do movimento expresso por salto (L.2), e a preposição empregada no trecho para o conhecimento científico (L.3) exprime noção de fim desse movimento.
Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.
Subentende-se, no encadeamento dos elementos de coesão, o termo conhecimento depois de um outro (L.4).
Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.
Preserva-se a correção gramatical do texto, bem como a coerência entre as ideias, ao se usar desconsidera em lugar de despreza (L.18).
Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das ideias e das
estruturas linguísticas do texto acima.
A argumentatividade do texto apoia-se na tese de que nem todas as grandes teorias rejeitam a experiência e as ideias em que se baseia a construção da imagem do homem natural (L.24-25).
Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.
O trecho de Nietzsche, citado nas linhas de 14 a 16, constitui uma sequência descritiva inserida na argumentação do texto.