A respeito do trabalho em assessoria de imprensa, julgue os itens
a seguir.
Clipping é o serviço de apuração, seleção e fornecimento diário, sistematizado, das notícias veiculadas na mídia e relacionadas à empresa.
A respeito do Código de Ética dos profissionais de Propaganda,
julgue os seguintes itens.
Comissão é a retribuição, pelos veículos, do trabalho profissional, devida exclusivamente às agências e aos corretores de propaganda. A comissão se destina à manutenção das agências e dos corretores de propaganda e poderá ser transferida aos anunciantes, quando a agência julgar conveniente.
Com relação ao Código de Ética dos Profissionais de Relações
Públicas, julgue os itens que se seguem.
Nas relações com a justiça, o profissional de relações públicas pode prioritariamente ser o perito de seu cliente.
No que se refere ao Código de Ética do Jornalista Brasileiro,
aprovado no Congresso Extraordinário dos Jornalistas, realizado
em Vitória - ES, em agosto de 2007, julgue os itens a seguir.
O jornalista deve ouvir sempre, antes da divulgação dos fatos, o maior número de pessoas e instituições envolvidas em uma cobertura jornalística, principalmente aquelas que são objeto de acusações não suficientemente demonstradas ou verificadas. O referido código não distingue o trabalho em assessoria de imprensa nessa responsabilidade profissional.
No que se refere ao Código de Ética do Jornalista Brasileiro,
aprovado no Congresso Extraordinário dos Jornalistas, realizado
em Vitória - ES, em agosto de 2007, julgue os itens a seguir.
Os jornalistas que descumprirem o código de ética estão sujeitos às penalidades de observação, advertência, suspensão e exclusão do quadro social do sindicato e à publicação da decisão da comissão de ética em veículo de ampla circulação.
Considere que a assessoria de imprensa de determinada
organização esteja elaborando proposta para atuação durante o
próximo ano. Essa proposta deverá ser submetida a discussão
geral acerca do plano de comunicação anual e alguns
instrumentos e conceitos deverão ser acordados nesse
planejamento. Em face dessas considerações, julgue os itens
subseqüentes, relativos a instrumentos e conceitos a serem
adotados no referido planejamento.
Release é definido como o conjunto de material, geralmente reunido em uma pasta, caixa, sacola ou envelope enviado à redação ou distribuído aos jornalistas durante uma cobertura, lançamento, coletiva ou visita, com o objetivo de informar a respeito de determinado assunto.
A respeito de teorias da comunicação, julgue os itens a seguir.
Newspeg é a corrente teórica que aquilata a importância da cultura profissional dos jornalistas, da organização do trabalho, dos processos produtivos e das rotinas produtivas na formação da agenda jornalística.
A respeito da técnica de redação jornalística e de gêneros de
redação, julgue os próximos itens.
Iceberg é a parte inicial de um texto que continua após uma grande foto.
A respeito da técnica de redação jornalística e de gêneros de
redação, julgue os próximos itens.
Característica dos textos de revista de interesse geral, o sublead é um complemento do lead, que foi adotado por grande parte dos jornalistas brasileiros
A respeito do marketing, julgue os itens subseqüentes.
Mercado-alvo consiste em um grupo de compradores com necessidades e características comuns às quais a empresa decide atender.
A respeito do marketing, julgue os itens subseqüentes.
Nos canais de comunicação pessoal, duas ou mais pessoas comunicam-se diretamente. Esses canais são eficientes, pois permitem um contato direto e um pronto feedback. A comunicação pessoal pode ser mediada tecnologicamente.
Stakeholder denomina indivíduos, grupos ou organizações que, direta ou indiretamente, podem ter interesses em relação à organização ou podem ser de alguma forma afetados por ela.
House organ é um periódico de comunicação institucional e ferramenta de relações públicas distribuído gratuitamente e dirigido exclusivamente ao público externo.
O marketing institucional é a modalidade mais voltada para o share of mind (fixação da marca na memória) do que para o market share (participação da marca no mercado). Seu objetivo imediato não é a venda mas sim a criação de uma atitude favorável em relação à organização.
A respeito do trabalho em assessoria de imprensa, julgue os itens
a seguir.
Agendamento pode ser definido como o esquema de interpretação que organiza mensagens e ocorrências com vistas à obtenção de sentido.