Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 69 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

A respeito do trabalho em assessoria de imprensa, julgue os itens
a seguir.

Clipping é o serviço de apuração, seleção e fornecimento diário, sistematizado, das notícias veiculadas na mídia e relacionadas à empresa.

A respeito do Código de Ética dos profissionais de Propaganda,
julgue os seguintes itens.

Comissão é a retribuição, pelos veículos, do trabalho profissional, devida exclusivamente às agências e aos corretores de propaganda. A comissão se destina à manutenção das agências e dos corretores de propaganda e poderá ser transferida aos anunciantes, quando a agência julgar conveniente.

Com relação ao Código de Ética dos Profissionais de Relações
Públicas, julgue os itens que se seguem.

Nas relações com a justiça, o profissional de relações públicas pode prioritariamente ser o perito de seu cliente.

No que se refere ao Código de Ética do Jornalista Brasileiro,
aprovado no Congresso Extraordinário dos Jornalistas, realizado
em Vitória - ES, em agosto de 2007, julgue os itens a seguir.

O jornalista deve ouvir sempre, antes da divulgação dos fatos, o maior número de pessoas e instituições envolvidas em uma cobertura jornalística, principalmente aquelas que são objeto de acusações não suficientemente demonstradas ou verificadas. O referido código não distingue o trabalho em assessoria de imprensa nessa responsabilidade profissional.

No que se refere ao Código de Ética do Jornalista Brasileiro,
aprovado no Congresso Extraordinário dos Jornalistas, realizado
em Vitória - ES, em agosto de 2007, julgue os itens a seguir.

Os jornalistas que descumprirem o código de ética estão sujeitos às penalidades de observação, advertência, suspensão e exclusão do quadro social do sindicato e à publicação da decisão da comissão de ética em veículo de ampla circulação.

Considere que a assessoria de imprensa de determinada
organização esteja elaborando proposta para atuação durante o
próximo ano. Essa proposta deverá ser submetida a discussão
geral acerca do plano de comunicação anual e alguns
instrumentos e conceitos deverão ser acordados nesse
planejamento. Em face dessas considerações, julgue os itens
subseqüentes, relativos a instrumentos e conceitos a serem
adotados no referido planejamento.

Release é definido como o conjunto de material, geralmente reunido em uma pasta, caixa, sacola ou envelope enviado à redação ou distribuído aos jornalistas durante uma cobertura, lançamento, coletiva ou visita, com o objetivo de informar a respeito de determinado assunto.

A respeito de teorias da comunicação, julgue os itens a seguir.

Newspeg é a corrente teórica que aquilata a importância da cultura profissional dos jornalistas, da organização do trabalho, dos processos produtivos e das rotinas produtivas na formação da agenda jornalística.

A respeito da técnica de redação jornalística e de gêneros de
redação, julgue os próximos itens.

Iceberg é a parte inicial de um texto que continua após uma grande foto.

A respeito da técnica de redação jornalística e de gêneros de
redação, julgue os próximos itens.

Característica dos textos de revista de interesse geral, o sublead é um complemento do lead, que foi adotado por grande parte dos jornalistas brasileiros

A respeito do marketing, julgue os itens subseqüentes.

Mercado-alvo consiste em um grupo de compradores com necessidades e características comuns às quais a empresa decide atender.

A respeito do marketing, julgue os itens subseqüentes.

Nos canais de comunicação pessoal, duas ou mais pessoas comunicam-se diretamente. Esses canais são eficientes, pois permitem um contato direto e um pronto feedback. A comunicação pessoal pode ser mediada tecnologicamente.

Stakeholder denomina indivíduos, grupos ou organizações que, direta ou indiretamente, podem ter interesses em relação à organização ou podem ser de alguma forma afetados por ela.

House organ é um periódico de comunicação institucional e ferramenta de relações públicas distribuído gratuitamente e dirigido exclusivamente ao público externo.

O marketing institucional é a modalidade mais voltada para o share of mind (fixação da marca na memória) do que para o market share (participação da marca no mercado). Seu objetivo imediato não é a venda mas sim a criação de uma atitude favorável em relação à organização.

A respeito do trabalho em assessoria de imprensa, julgue os itens
a seguir.

Agendamento pode ser definido como o esquema de interpretação que organiza mensagens e ocorrências com vistas à obtenção de sentido.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282