A figura acima apresenta um esquema de associação entre diversos
domínios de gerenciamento de sistemas de tecnologia da informação
(TI), definidos conforme o modelo COBIT, e o uso da técnica de
planejamento de sistemas chamada balanced score card (BSC).
Considerando essa figura, em que as áreas A, B, C, D, 1, 2, 3 e 4 são
destacadas, julgue os próximos itens acerca dos conceitos de
planejamento de sistemas de informação, formalização e controle de
TI.
A definição da arquitetura de TI de uma organização é uma função diretamente ligada à área D.
A figura acima apresenta um esquema de associação entre diversos
domínios de gerenciamento de sistemas de tecnologia da informação
(TI), definidos conforme o modelo COBIT, e o uso da técnica de
planejamento de sistemas chamada balanced score card (BSC).
Considerando essa figura, em que as áreas A, B, C, D, 1, 2, 3 e 4 são
destacadas, julgue os próximos itens acerca dos conceitos de
planejamento de sistemas de informação, formalização e controle de
TI.
As funções de auditoria e controle da área de TI de uma organização são efetuadas sobre todas as áreas de atividade de uma organização de TI, e mais associadas à área D.
A figura acima apresenta um esquema de associação entre diversos
domínios de gerenciamento de sistemas de tecnologia da informação
(TI), definidos conforme o modelo COBIT, e o uso da técnica de
planejamento de sistemas chamada balanced score card (BSC).
Considerando essa figura, em que as áreas A, B, C, D, 1, 2, 3 e 4 são
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planejamento de sistemas de informação, formalização e controle de
TI.
Atividades que empregam modelos de gerenciamento de projetos de TI, especialmente as embasadas no PMI e CMMI, são mais associadas ao domínio de aquisição e implementação (área C) que ao domínio de entrega e suporte (área B).
A figura acima apresenta um esquema de associação entre diversos
domínios de gerenciamento de sistemas de tecnologia da informação
(TI), definidos conforme o modelo COBIT, e o uso da técnica de
planejamento de sistemas chamada balanced score card (BSC).
Considerando essa figura, em que as áreas A, B, C, D, 1, 2, 3 e 4 são
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planejamento de sistemas de informação, formalização e controle de
TI.
O Decreto n.º 3.505/2000 instituiu a política de segurança da informação nos órgãos e entidades da administração pública federal. Tal atividade consistiu em uma comunicação de metas e(ou) direcionamentos da administração superior e está, portanto, mais relacionada ao domínio de planejamento e organização de TI (área A) que ao domínio de monitoramento (área D).
A figura acima apresenta um esquema de associação entre diversos
domínios de gerenciamento de sistemas de tecnologia da informação
(TI), definidos conforme o modelo COBIT, e o uso da técnica de
planejamento de sistemas chamada balanced score card (BSC).
Considerando essa figura, em que as áreas A, B, C, D, 1, 2, 3 e 4 são
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TI.
Um dos princípios da Governança de TI é o alinhamento entre os planejamentos estratégicos das áreas finalística e de tecnologia da informação de uma organização, representado pela seta que liga as áreas 1 e 2 da figura.
A figura acima apresenta um esquema de associação entre diversos
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(TI), definidos conforme o modelo COBIT, e o uso da técnica de
planejamento de sistemas chamada balanced score card (BSC).
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TI.
Acordos de níveis de serviço (service level agreements) são acordos formais que determinam as expectativas de prestação e satisfação com serviços realizadas, respectivamente, por clientes e usuário de TI de uma organização; portanto, estão relacionados ao domínio de desenvolvimento de soluções de TI (área C).
A figura acima apresenta um esquema de associação entre diversos
domínios de gerenciamento de sistemas de tecnologia da informação
(TI), definidos conforme o modelo COBIT, e o uso da técnica de
planejamento de sistemas chamada balanced score card (BSC).
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TI.
Atividades relativas à gestão do conhecimento organizacional estariam mais diretamente relacionadas ao registro dos processos e métodos de trabalho realizados por agentes de uma organização, como, por exemplo, processos de suporte ao usuário, que ao registro do cumprimento ou quebra dos acordos de níveis de serviço prestados por tal organização, por exemplo, por meio de relatórios gerenciais periódicos.