A criação da província de Sergipe ocorreu em meio às controvérsias entre a monarquia portuguesa e a Assembleia Constituinte estabelecida pela Revolta do Porto de 1820. Sobre essas questões, a historiadora Edna Maria Antônio escreveu:
O novo governador de Sergipe, Carlos César Burlamaqui, assumiu o posto em fevereiro de 1821 e, contrário às ordens das Cortes, iniciou a estratégia de combate às ideias liberais na capitania. Estava ciente da deposição dos agentes metropolitanos na capitania da Bahia por uma Junta de Governo Provisório, de perfil político constitucional federalista e a favor das Cortes portuguesas, que assumiu o poder e possuía ligações familiares e econômicas em Sergipe.
De acordo com a perspectiva demonstrada pela autora, o governador Burlamaqui pretendia consolidar a emancipação do estado reforçando o(a)
O estado de Sergipe possui, aproximadamente, 22 mil km² de extensão territorial, o que é equivalente a 0,26% do território nacional e a 1,4% da Região Nordeste.
Quanto à posição geográfica, Sergipe limita-se ao norte com
Considerada a cidade “mãe de Sergipe”, a antiga capital é um dos centros da cultura sergipana, sendo destaque na música, no teatro, no artesanato e em diversas outras manifestações artísticas. Pode-se dizer que a cidade é um celeiro de artistas e mestres da cultura popular. Há mais de 50 anos o município é palco de um dos maiores festivais de arte do país, evento que celebra, anualmente, a riqueza cultural local.
Tendo em vista os elementos histórico-culturais mencionados, a cidade sergipana a que o texto se refere é
Em fevereiro de 2024, o Executivo federal enviou ao Congresso um projeto de lei que cria o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste. A reportagem a seguir, da Agência Câmara, detalha seus objetivos declarados.
São objetivos do plano:
• diminuir as desigualdades sociais;
• gerar emprego e renda;
• reduzir as taxas de mortalidade materno-infantil;
• reduzir a taxa de analfabetismo;
• melhorar as condições de habitação na região;
• universalizar o acesso ao saneamento básico;
• universalizar o acesso à educação infantil e ao ensino fundamental e médio;
• fortalecer o processo de interiorização do ensino superior;
• garantir a implementação de projetos para o desenvolvimento tecnológico;
• garantir a sustentabilidade ambiental;
• reforçar a infraestrutura hídrica da região;
• fortalecer a infraestrutura logística da área de atuação da Sudene; e
• fomentar ações de inclusão socioprodutivas.
A análise dos objetivos descritos revela uma visão de desenvolvimento que
Considere o texto sobre a hierarquia urbana.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as cidades brasileiras foram classificadas, hierarquicamente, a partir das funções de gestão que exercem sobre outras cidades, considerando tanto seu papel de comando em atividades empresariais quanto de gestão pública, e, ainda, em função da sua atratividade para suprir bens e serviços para outras cidades.
Assim, as cidades foram classificadas em cinco grandes níveis com subdivisões internas. São eles: metrópoles, capitais regionais, centros sub-regionais, centros de zona e centros locais.
Com base nessa hierarquização das cidades, o arranjo populacional de Aracaju é classificado como
A crise econômica de 1929 afetou fortemente a economia brasileira, especialmente se considerada a posição do Brasil como nação agroexportadora.
Diante da crise do café no mercado internacional, a economia agrícola do chamado Centro-Sul expande-se em direção à produção do açúcar, com efeitos devastadores para a economia do Nordeste, como um todo, e para a de Sergipe, em particular. O declínio do preço do açúcar que se seguiu ao aumento da oferta interna vai afetar fortemente a economia sergipana e nordestina.
No contexto descrito, um programa do governo federal, principalmente durante a Era Vargas, foi capaz de manter o nível da produção rural sergipana e das usinas de açúcar, evitando o colapso das plantações e um processo de migração massiva.
Trata-se do Instituto do Açúcar e do Álcool, cujo funcionamento baseava-se principalmente na