A maior resistência à propulsão é indicada pelo coeficiente de forma
Sobre avaria e subdivisão em Arquitetura Naval, analise as afirmações a seguir.
I - Os compartimentos de máquinas deverão ser delimitados por anteparas estanques à água, prolongadas até o convés de borda livre.
II - As anteparas do pique tanque de ré deverão ser colocadas em todos os navios, dispostas de maneira a encerrar o tubo telescópico num compartimento estanque à água, e deverão prolongar-se até o convés resistente.
III - Uma antepara de colisão, sem aberturas, deverá ser colocada em todos os navios e deverá estender- se até o convés de borda livre.
Está correto o que se afirma em
Sobre a estabilidade transversal de navios, analise as afirmações a seguir.
I - Ângulo de emborcamento é o ângulo onde termina a faixa de estabilidade.
II - Um navio com o centro de gravidade localizado acima de seu metacentro possui estabilidade.
III - A declividade na origem da curva de estabilidade estática (braço de endireitamento em metros x ângulo de inclinação em radianos) de uma embarcação é equivalente à distância em metros de seu centro de gravidade G ao seu metacentro M transversal.
Está correto o que se afirma em
Uma onda regular tem 0,0224 rad/m de número de onda quando se propaga em águas profundas. Quais serão a profundidade da região fluida e a celeridade, respectivamente, quando essa onda tiver apenas 88 m de comprimento?
Considere o contexto a seguir para responder às
questões de nos 41 e 42.
A figura acima mostra uma viga biapoiada, sujeita a uma
carga concentrada F transversal. Visualize a seção transversal
onde são posicionados os pontos A e B, respectivamente,
na superfície superior da viga e em sua linha
neutra.
O tensor das tensões, definido para os pontos A e B, representado em sua forma bidimensional, é
onde
são as tensões relacionadas aos eixos x e y, mostrados na figura. Com base no estado de tensões de cada um desses pontos, conclui-se que são nulas as tensões
Um engenheiro substituiu o perfil utilizado na fabricação de uma viga elástica biapoiada sob flexão por outro, com momento de inércia de área da seção transversal quatro vezes maior e com todos os demais parâmetros idênticos. Com essa substituição, as frequências naturais não amortecidas do novo perfil, relativamente ao perfil original, foram
A predição de frequências de ressonância na vibração em navios é importante para
Quanto à eficiência do sistema propulsivo de navios, afirma- se que o(a)
A respeito dos balanços térmico e elétrico de navios, afirma- se que
Nas fases dos projetos preliminar e básico de um navio, são elaborados desenhos de arranjo geral, arranjo de praças de máquinas, arranjo de conveses e arranjo de acomodações, que não são definitivos. A finalidade do desenho de arranjo de praças de máquinas é
A partir das dimensões moldadas de um navio, para diversos calados e inclinações, são obtidas suas curvas hidrostáticas, que NÃO são suficientes, entretanto, para prever
O ângulo máximo de inclinação transversal de um navio, sob a ação de vento lateral, ocorre somente na situação em que a(o)
A forma correta para um perfil de velocidade polinomial cúbico no interior da camada limite sobre uma placa plana, em uma análise de quantidade de movimento, onde U é a velocidade do escoamento incidente e δ é a espessura da camada limite, é
Sendo dadas a distribuição de Rayleigh e as características de um espectro de mar do tipo Bretschneider, em que
as probabilidades de ocorrerem altura menor do que 1,0 m e amplitude maior do que 1,5 m são, respectivamente,
Considere o contexto a seguir para responder às
questões de nos 41 e 42.
A figura acima mostra uma viga biapoiada, sujeita a uma
carga concentrada F transversal. Visualize a seção transversal
onde são posicionados os pontos A e B, respectivamente,
na superfície superior da viga e em sua linha
neutra.
A força cisalhante e o momento fletor atuantes nessa seção transversal da viga são, respectivamente,