Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 52 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Em relação aos motores de combustão interna, julgue os itens subsequentes. 

Quando movidos somente a etanol, os motores do ciclo Otto com tecnologia flex proporcionam um rendimento termodinâmico menor que quando movidos apenas à gasolina, pois o índice de octanagem do etanol é menor que o da gasolina. 

A respeito de eletrotécnica, julgue os itens seguintes. 

Se um chuveiro com potência de 3.960 W for instalado em uma residência que é alimentada por uma rede elétrica de 220 V, um disjuntor de 15 A pode ser utilizado para proteger o circuito do chuveiro. 

Considerando que a peça de secção retangular ilustrada na figura precedente esteja submetida a uma carga axial estática P = 150 kN, tenha espessura e = 20 mm e o fator de concentração de tensões no entalhe seja Kt = 1,8, julgue os itens a seguir. 

A área crítica da peça é de 1.200 mm2

Julgue os itens que se seguem, relativos a desenho técnico mecânico. 

A cotagem é uma técnica de representação gráfica utilizada para a criação de desenhos técnicos bidimensionais. 

   O gerente de uma unidade gestora de manutenção distribuiu as ordens de serviço aos subordinados da maneira descrita a seguir. 
    O primeiro grupo de trabalhadores foi designado para realizar serviços de manutenção em uma sala destinada apenas ao gerador diesel de emergência, com meios limitados de entrada e saída e com sistema fixo de CO2 para combate a incêndio. O segundo grupo foi designado para realizar inspeção rotineira em uma plataforma de petróleo. O acesso ao local de trabalho, situado a mais de 15 metros da superfície inferior, será realizado por meio de cordas. O terceiro grupo, recém-ingressado na unidade gestora de manutenção, foi encaminhado à unidade de treinamento para um curso apenas a respeito de segurança em operação, manutenção, inspeção e demais intervenções em máquinas e equipamentos.

Considerando a situação hipotética mencionada e os conceitos relativos a segurança e higiene do trabalho, julgue os itens subsequentes.

Como a atividade do segundo grupo é rotineira, é dispensável a permissão de trabalho e a análise de risco poderá estar 
contemplada no procedimento operacional. 

Julgue os itens a seguir, a respeito de engrenagens. 

A engrenagem cremalheira é constituída por uma barra reta com dentes cortados ao longo de sua superfície, e uma de 
suas principais funções é transformar o movimento rotativo do pinhão em movimento linear ao longo do eixo da cremalheira. 

Acerca dos processos de fabricação mecânica, julgue os itens subsequentes. 

O fresamento tangencial ou periférico caracteriza-se pelo uso de fresas cilíndricas ou tangenciais nas quais os dentes ativos estão na superfície cilíndrica da ferramenta, cujo eixo é paralelo à superfície a ser usinada.

Em relação aos motores de combustão interna, julgue os itens subsequentes. 

De acordo com método de fluxo cruzado ou lavagem transversal para promover a retirada dos gases queimados nos motores de dois tempos, as janelas de admissão e escape ficam do mesmo lado, o que faz que a mistura de ar/combustível fresca que entra no cilindro atinja a parede deste, siga a curvatura da câmara de combustão e seja, em seguida, desviada para a janela de escape.

Considerando que a peça de secção retangular ilustrada na figura precedente esteja submetida a uma carga axial estática P = 150 kN, tenha espessura e = 20 mm e o fator de concentração de tensões no entalhe seja Kt = 1,8, julgue os itens a seguir. 

A tensão máxima ocorre no entalhe e vale 270 MPa. 

Julgue os itens seguintes, relativos à lubrificação de equipamentos mecânicos. 

As graxas de sabão de lítio são denominadas de graxas multipurpose (múltiplas finalidades), pois, além de serem 
insolúveis na água e resistirem a elevadas temperaturas, podem substituir, em suas aplicações, as graxas de cálcio e de sódio. 

Manutenção envolve um conjunto de atividades de planejamento, diagnóstico e serviços para garantir o funcionamento regular e permanente de máquinas, equipamentos, ferramentas e instalações. Considerando os diferentes tipos de manutenção adotados na atividade industrial, julgue os itens a seguir.

A análise do espectro de vibrações em mancais de rolamento pode indicar a necessidade de substituição dessas peças, 
sendo caracterizada como ação de manutenção preventiva. 

Acerca dos processos de fabricação mecânica, julgue os itens subsequentes. 

A finalidade da operação de sangramento radial é obter um entalhe circular em uma peça sob torneamento.

Em relação aos motores de combustão interna, julgue os itens subsequentes. 

Superalimentação e turboalimentação são meios de promover o aumento da potência desenvolvida por um motor do ciclo Diesel pelo aumento da pressão do ar fornecido ao cilindro; na turboalimentação, o compressor é montado coaxialmentea uma turbina, que utiliza os gases de exaustão para o seu acionamento, enquanto, na superalimentação, o compressor é conectado diretamente ao motor e usa uma parte da potência deste para o seu acionamento. 

No que se refere a metrologia, instrumentos de medição e sistema de ajuste e tolerância, julgue os itens que se seguem. 

Pela indicação do traço coincidente na seção de um paquímetro representada na figura a seguir, conclui-se que a leitura correta corresponde a 101,5 mm. 

Considerando que a peça de secção retangular ilustrada na figura precedente esteja submetida a uma carga axial estática P = 150 kN, tenha espessura e = 20 mm e o fator de concentração de tensões no entalhe seja Kt = 1,8, julgue os itens a seguir. 

Considere que a peça em questão seja fabricada em liga de alumínio laminado 7071-T651, cuja resistência à ruptura seja Srt = 630 MPa e cujo limite de escoamento seja Sy = 540 MPa. Nesse caso, o fator de segurança para falha por escoamento vale 2,0.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282