Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 60 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Ao estudar os seres vivos, observa-se a presença de diferentes níveis hierárquicos de organização, desde os átomos até o nível de organismo. O uso das técnicas de microscopia possibilitou o estudo da organização das células e tecidos, viabilizando uma série de correlações entre estrutura e função. Por meio de observações microscópicas, foi possível, por exemplo, caracterizar as organelas e as estruturas presentes nas células procarióticas e eucarióticas. A respeito das características morfológicas observadas nessas células, julgue o item a seguir.

As células procarióticas caracterizam-se pela presença de um envoltório nuclear membranoso.

Embora existam variações de marcas e modelos, o microscópio apresenta uma organização geral semelhante, com determinados componentes que permitem que a sua manipulação seja muito parecida. Na figura apresentada anteriormente é ilustrado um microscópio óptico binocular, com as suas principais partes indicadas por letras. Tendo como referência as informações e a figura precedentes, julgue o seguinte item.

Durante o manuseio da amostra, a lâmina com o objeto a ser visualizado deve ser colocada sobre o componente indicado na figura por H.

Considerando o texto precedente, julgue o próximo item.

Os anuros distribuem-se em diversos biomas, entre eles a Mata Atlântica, um grande reservatório de biodiversidade, formada por planaltos e serras com clima predominantemente tropical úmido.

Considerando o conjunto de informações precedentes, julgue o próximo item, relativo aos princípio da evolução das espécies de Darwin aplicados ao caso dos tentilhões de Galápagos.

Segundo Darwin, as espécies de tentilhões surgiram de um ancestral comum e foram-se diferenciando em função das distintas pressões exercidas pelos diversos ambientes ecológicos existentes nas ilhas.

Com relação ao sistema respiratório, julgue o item a seguir.

O trato respiratório inferior é formado por traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões.

Com relação ao sistema respiratório, julgue o item a seguir.

A laringe ― tubo irregular que une a faringe à traqueia ― é desprovida de cartilagens e de mucosa (membrana mucosa).

Acerca do sistema reprodutor, julgue o próximo item.

A testosterona é secretada em níveis reduzidos pelos ovários das mulheres, enquanto a progesterona pode ser encontrada em homens em quantidades inferiores ao presente nas mulheres.

Julgue o item a seguir, acerca dos ecossistemas brasileiros.

A caatinga possui um dos maiores reservatórios de lençol freático do Brasil, com elevado nível de água.

               Um professor de biologia de uma turma do 1.º ano do ensino médio, na qual havia um aluno com deficiência visual, levou os discentes para uma aula prática no laboratório de biologia molecular de uma universidade. O objetivo era realizar a extração de DNA de cebola. Nessa atividade, cada aluno recebeu um kit e realizou o processo de extração do DNA, envolvendo o uso de solventes. O aluno com deficiência visual utilizou materiais em 3D, que representavam os componentes da célula e o DNA. Ao final, o professor realizou uma prova oral sobre os conceitos envolvidos e atribuiu notas a cada um dos estudantes.

A partir do texto apresentado e considerando as competências e habilidades do currículo de Pernambuco (CPE) para o componente curricular de biologia e para a área de ciências da natureza e suas tecnologias no ensino médio, julgue o item a seguir.

A utilização de materiais adaptados às necessidades perceptuais de estudantes com deficiência visual favorece o desenvolvimento da aprendizagem tanto para alunos com deficiência visual quanto para videntes.

Em relação a habilidades didáticas e abordagens metodológicas no ensino de biologia, julgue o item que se segue.

Atualmente, as tecnologias de rede e móvel e as competências digitais são componentes fundamentais no processo de ensino-aprendizagem.

     Alunos de uma turma de ensino médio foram convidados a participar do levantamento de dados de um experimento sobre evapotranspiração. Nessa atividade, um técnico de laboratório explicou os experimentos realizados ao longo do tempo no laboratório e efetuou, no momento da atividade, medições de dados de disponibilidade de água no solo e no ar, os quais foram repassados aos alunos. O professor solicitou que os alunos entregassem, no prazo de uma semana, um relatório relacionando os dados coletados e todas as observações realizadas aos conceitos científicos e conteúdos abordados em sala de aula e em outras fontes de pesquisa.

Considerando a situação hipotética apresentada e as competências e habilidades do currículo de Pernambuco (CPE) para o componente curricular de biologia e para a área de ciências da natureza e suas tecnologias no ensino médio, julgue o item subsequente.

A participação dos alunos na atividade em apreço permite a construção de conhecimento e formulação de hipóteses sobre o ciclo hidrológico, a partir de um processo indutivo.

Acerca da educação especial inclusiva, julgue o item  seguinte.

Recomenda-se que os estudantes com altas habilidades tenham aulas separadamente dos demais, a fim de melhorar o seu desempenho.

Ao estudar os seres vivos, observa-se a presença de diferentes níveis hierárquicos de organização, desde os átomos até o nível de organismo. O uso das técnicas de microscopia possibilitou o estudo da organização das células e tecidos, viabilizando uma série de correlações entre estrutura e função. Por meio de observações microscópicas, foi possível, por exemplo, caracterizar as organelas e as estruturas presentes nas células procarióticas e eucarióticas. A respeito das características morfológicas observadas nessas células, julgue o item a seguir.

As mitocôndrias possuem duas membranas: uma externa lisa e outra interna, que se dobra formando vilosidades conhecidas como cristas.

Embora existam variações de marcas e modelos, o microscópio apresenta uma organização geral semelhante, com determinados componentes que permitem que a sua manipulação seja muito parecida. Na figura apresentada anteriormente é ilustrado um microscópio óptico binocular, com as suas principais partes indicadas por letras. Tendo como referência as informações e a figura precedentes, julgue o seguinte item.

O componente indicado na figura por G corresponde às lentes objetivas, que servem para, juntamente com a lente ocular (indicada na figura por A), aumentar várias vezes a imagem formada.

Considerando o texto precedente, julgue o próximo item.

Na denominação da espécie Dendropsophus giesleri, o termo giesleri refere-se ao gênero do organismo.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282