Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 31 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

No que se refere à governança de tecnologia da informação (TI) e aos aspectos relacionados à metodologia ágil e ITIL, julgue o item subsequente.

Metodologias ágeis e práticas de gerenciamento de serviços não possuem pontos em comum e não podem ser combinadas para produção de práticas altamente eficazes.

No que se refere à gestão de contratação de serviços e soluções de TI na administração pública, julgue o item a seguir.

Em uma contratação de solução de TI, é na fase de planejamento que ocorre a definição dos planos de ação de TI de curto, médio e longo prazo e que é feita a identificação das oportunidades de soluções de TI.

Julgue o item seguinte, quanto às funções do fiscalizador do contrato e do preposto no âmbito de contratos de bens e serviços de TI, bem como às sanções administrativas.

O preposto, também chamado de fiscal auxiliar, é o servidor representante da área de tecnologia da informação da contratante indicado pela autoridade competente dessa área para exercer as funções principais de auxiliar o fiscal de contrato e substituí-lo em caso de afastamento.

Com base nas melhores práticas do ITIL v4, julgue o itenm a seguir.

São propósitos da prática de análise de negócio investigar sobre determinado negócio ou sobre um de seus elementos, definir as necessidades de negócio associadas e recomendar soluções dos problemas de negócio pertinentes, a fim de facilitar a criação de valor para as partes interessadas.

Acerca da governança de TI e de aspectos relacionados ao gerenciamento de projetos, julgue o seguinte item.

Os ciclos de vida ágeis de projetos caracterizam-se pela elaboração progressiva dos requisitos, com base em planejamento iterativo curto e execução de ciclos, o que reduz riscos e custos.

Julgue o próximo item, a respeito do COBIT 2019.

De acordo com o COBIT 2019, um sistema de governança de tecnologia da informação (TI) deve: ser construído a partir de uma série de componentes, que podem ser de diferentes tipos e que trabalham juntos de uma forma holística; ser dinâmico, o que significa que, cada vez que um ou mais dos fatores de desenho são alterados, o impacto dessas mudanças deve ser considerado; ser adaptado às necessidades da organização, com a utilização de um conjunto de fatores de desenho como parâmetro para personalizar e priorizar os componentes do sistema de governança.

Acerca de conceitos e fundamentos de metodologias ágeis, julgue o item que se segue.

A metodologia Lean apresenta uma proposta para aumento de produtividade e eficiência com foco em eliminação de desperdícios.

No que se refere à governança de tecnologia da informação (TI) e aos aspectos relacionados à metodologia ágil e ITIL, julgue o item subsequente.

Na ITIL v4, o gerenciamento de segurança visa a garantir que as partes interessadas recebam as informações corretas, no formato adequado, no nível certo, no momento correto e de acordo com seu nível de acesso e outras políticas relevantes.

No que se refere à gestão de contratação de serviços e soluções de TI na administração pública, julgue o item a seguir.

Nas contratações de prestação de serviços de TI, cabe à administração realizar um planejamento prévio com a finalidade de identificar suas necessidades e definir as especificações que comporão o objeto a ser adquirido.

Julgue o item seguinte, quanto às funções do fiscalizador do contrato e do preposto no âmbito de contratos de bens e serviços de TI, bem como às sanções administrativas.

Para que uma sanção seja aplicada, são necessários o registro formal da ocorrência que gerou a sanção e a previsão dessa sanção no modelo de gestão contratual.

Com base nas melhores práticas do ITIL v4, julgue o itenm a seguir.

Os recursos humanos devem ser usados para ajudar as organizações a escalar e assumir tarefas frequentes e repetitivas, enquanto que as tecnologias devem ser usadas para tomadas de decisão.

Acerca da governança de TI e de aspectos relacionados ao gerenciamento de projetos, julgue o seguinte item.

O gerente de projetos deve aplicar ao projeto, a fim de assegurar seu alinhamento, os seguintes conhecimentos e informações sobre a organização: estratégia, missão, metas e objetivos, prioridade, tática, e produtos ou serviços.

Julgue o próximo item, a respeito do COBIT 2019.

O COBIT 2019 foi desenvolvido com base nos princípios que descrevem os principais requisitos de um sistema de governança para informações e tecnologia e nos princípios para uma estrutura de governança que pode ser utilizada para construir um sistema de governança para toda a organização.

Acerca de conceitos e fundamentos de metodologias ágeis, julgue o item que se segue.

A Sprint pode ser considerada o núcleo do Scrum, pois é nesse período que são executados eventos como: reunião de planejamento da Sprint, reunião diária, revisão da Sprint e retrospectiva da Sprint.

No que se refere à gestão de contratação de serviços e soluções de TI na administração pública, julgue o item a seguir.

Por força da legislação, as microempresas e empresas de pequeno porte estão impedidas de participar de certames licitatórios relativos à contratação de soluções de TI.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282