Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 25 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Considerando os processos didáticos aplicados ao ensino das Artes. Um professor escolanovista, tem como pressupostos de aprendizagem, o seguinte:

São aspectos estruturais da dança:

No ensino do Teatro, ao propor experimentar diferentes elementos, temos como referência:

A filósofa brasileira Marile Chaui descreve de maneira sintética o que busca uma obra de arte. Veja: “[...] as artes pretendem exprimir por meios artísticos a própria realidade. Exprimir significa interpretar, ou seja, encontrar ou revelar os sentidos das coisas e o mundo.” (2003, p.277). Logo, entende-se que “sintética”, em artes, significa:

De acordo com os PCNs, ao ser introduzido na educação escolar brasileira, o ensino de Arte incorpora-se aos processos pedagógicos e de política educacional que vão caracterizar e delimitar sua participação, na estrutura curricular. Nas primeiras décadas do século XX, o ensino de Arte é identificado pela visão:

Na dança, a forma é a estrutura, a arquitetura do movimento, ou ainda, simplificando, é o desenho resultante da ação corporal que se projeta no espaço. Dos fatores integrantes ligados à forma, o contraste é definido como:

Sobre as dimensões do ensino das Artes, a _________ refere-se ao fazer artístico, quando os sujeitos criam, produzem e constroem.

Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:

Com relação ao surgimento do movimento MPB (Música Popular Brasileira), analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – Surgiu no período da ditadura militar, antecedendo, portanto, à Bossa Nova.

II – Entre os anos de 1965 e 1969 não houve nenhum festival de MPB.

III – A MPB recebeu apoio de intelectuais e estudantes. 

Cada linguagem artística possui componentes básicos por meio dos quais ela se manifesta. Forma e Luz são componentes de qual dessas linguagens?

Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam alguns objetivos do ensino fundamental. Entre eles, os alunos devem ser capazes de utilizar as diferentes linguagens — verbal, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal:

I - a em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania.

II - como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país.

III - como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação.

Está correto o que se afirma em

Pensando no papel da música, como disciplina, dentro do contexto do ensino fundamental, não se pode deixar de lado seu caráter ______________, pois “ela age sobre a capacidade de atenção do educando, estimulando-o até níveis insuspeitados” (SEKEFF, 2002, p.78)

Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:

No ensino das Artes, a _____ refere-se à experiência sensível dos sujeitos em relação ao espaço, ao tempo, ao som, à ação, às imagens, ao próprio corpo e aos diferentes materiais. Essa dimensão articula a sensibilidade e a percepção, tomadas como forma de conhecer a si mesmo, o outro e o mundo.

Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:

O trabalho docente, entendido como atividade pedagógica do professor, busca os seguintes objetivos primordiais:

I - Assegurar aos alunos o domínio mais seguro e duradouro possível dos conhecimentos científicos.

II - Criar as condições e os meios para que os alunos desenvolvam capacidades e habilidades intelectuais de modo que dominem métodos de estudo e de trabalho intelectual visando a sua autonomia no processo de aprendizagem e independência de pensamento.

III - Orientar as tarefas de ensino para objetivos educativos de formação da personalidade, isto é, ajudar os alunos a escolherem um caminho na vida, e terem atitudes e convicções que norteiem suas opções diante dos problemas e situações da vida real.

Está correto o que se afirma em:

Com relação à obra de Graça Proença, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – A arte que se desenvolveu dentro do período rococó pode ser definida como “requintada”.

II – O rococó foi uma arte que se preocupou em expressar apenas sentimentos agradáveis.

III – O rococó teve início na França, no século XV. 

Laban, reinteradamente, ressalta que o dançar deve-se prostrar às emergências de:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282