Considerando os processos didáticos aplicados ao ensino das Artes. Um professor escolanovista, tem como pressupostos de aprendizagem, o seguinte:
São aspectos estruturais da dança:
No ensino do Teatro, ao propor experimentar diferentes elementos, temos como referência:
A filósofa brasileira Marile Chaui descreve de maneira sintética o que busca uma obra de arte. Veja: “[...] as artes pretendem exprimir por meios artísticos a própria realidade. Exprimir significa interpretar, ou seja, encontrar ou revelar os sentidos das coisas e o mundo.” (2003, p.277). Logo, entende-se que “sintética”, em artes, significa:
De acordo com os PCNs, ao ser introduzido na educação escolar brasileira, o ensino de Arte incorpora-se aos processos pedagógicos e de política educacional que vão caracterizar e delimitar sua participação, na estrutura curricular. Nas primeiras décadas do século XX, o ensino de Arte é identificado pela visão:
Na dança, a forma é a estrutura, a arquitetura do movimento, ou ainda, simplificando, é o desenho resultante da ação corporal que se projeta no espaço. Dos fatores integrantes ligados à forma, o contraste é definido como:
Sobre as dimensões do ensino das Artes, a _________ refere-se ao fazer artístico, quando os sujeitos criam, produzem e constroem.
Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:
Com relação ao surgimento do movimento MPB (Música Popular Brasileira), analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Surgiu no período da ditadura militar, antecedendo, portanto, à Bossa Nova.
II – Entre os anos de 1965 e 1969 não houve nenhum festival de MPB.
III – A MPB recebeu apoio de intelectuais e estudantes.
Cada linguagem artística possui componentes básicos por meio dos quais ela se manifesta. Forma e Luz são componentes de qual dessas linguagens?
Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam alguns objetivos do ensino fundamental. Entre eles, os alunos devem ser capazes de utilizar as diferentes linguagens — verbal, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal:
I - a em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania.
II - como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país.
III - como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação.
Está correto o que se afirma em
Pensando no papel da música, como disciplina, dentro do contexto do ensino fundamental, não se pode deixar de lado seu caráter ______________, pois “ela age sobre a capacidade de atenção do educando, estimulando-o até níveis insuspeitados” (SEKEFF, 2002, p.78)
Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:
No ensino das Artes, a _____ refere-se à experiência sensível dos sujeitos em relação ao espaço, ao tempo, ao som, à ação, às imagens, ao próprio corpo e aos diferentes materiais. Essa dimensão articula a sensibilidade e a percepção, tomadas como forma de conhecer a si mesmo, o outro e o mundo.
Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:
O trabalho docente, entendido como atividade pedagógica do professor, busca os seguintes objetivos primordiais:
I - Assegurar aos alunos o domínio mais seguro e duradouro possível dos conhecimentos científicos.
II - Criar as condições e os meios para que os alunos desenvolvam capacidades e habilidades intelectuais de modo que dominem métodos de estudo e de trabalho intelectual visando a sua autonomia no processo de aprendizagem e independência de pensamento.
III - Orientar as tarefas de ensino para objetivos educativos de formação da personalidade, isto é, ajudar os alunos a escolherem um caminho na vida, e terem atitudes e convicções que norteiem suas opções diante dos problemas e situações da vida real.
Está correto o que se afirma em:
Com relação à obra de Graça Proença, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – A arte que se desenvolveu dentro do período rococó pode ser definida como “requintada”.
II – O rococó foi uma arte que se preocupou em expressar apenas sentimentos agradáveis.
III – O rococó teve início na França, no século XV.
Laban, reinteradamente, ressalta que o dançar deve-se prostrar às emergências de: