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Sobre a Alegoria da Caverna de Platão e a filosofia de Platão, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.
( ) O termo "realismo" começou por ser aplicado à doutrina de Platão acerca dos universais, de acordo com a qual os universais (a sabedoria, a triangularidade, a humanidade, o bem, a justiça, o amor, etc.) são entidades reais e independentes, e não meros conceitos.
( ) Existe uma clássica diferença entre opinião (episteme) e verdade (paideia).
( ) Platão preocupou-se em demonstrar em seus textos que existem conhecimentos racionais puros, ou seja, pensamentos que teriam algum tipo de relação com imagens.
( ) Nada há no intelecto que primeiro não tenha sido nos sentidos.
( ) Os prisioneiros zombam, espancam e “matam” o filósofo. Platão está se referindo à condenação de Sócrates.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

Sobre a investigação filosófica na Antiguidade, correlacione as colunas a seguir.
( 1 ) Grécia clássica
( 2 ) Época helenística
( 3 ) Grécia homérica
( 4 ) Grécia arcaica
( ) A partir do final do século IV antes de Cristo, quando a Grécia passa para o poderio do império de Alexandre da Macedônia e, depois, para as mãos do Império Romano, terminando a história de sua existência independente.
( ) Quando a democracia se desenvolve, a vida intelectual e artística entra no apogeu e Atenas domina a Grécia.
( ) Conhecida como “dos sete sábios”, do século VII ao século V antes de Cristo, quando os gregos criam cidades como Atenas, Esparta, Tebas, Megara, Samos, etc., e predomina a economia urbana, baseada no artesanato e no comércio. ( ) Correspondente aos dois grandes poemas antigos, Ilíada e Odisseia.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

A partir da filosofia trágica de Nietzsche e sobre o Niilismo é correto afirmar, exceto:

“Para Hume, portanto, a causalidade resulta apenas de uma regularidade ou repetição em nossa experiência de uma conjunção constante entre fenômenos que, por força do hábito acabamos por projetar na realidade, tratando-a como se fosse algo existente. É nesse sentido que pode ser dito que a causalidade é uma forma nossa de perceber o real, uma ideia derivada da reflexão sobre as operações de nossa própria mente, e não uma conexão necessária entre causa e efeito, uma característica do mundo natural.”
(MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997 p. 183)
Considere o texto e os conhecimentos sobre causalidade em Hume e assinale a alternativa correta.

Em relação à aprendizagem, a filosofia da educação e a função do professor, é correto afirmar, exceto:

Frases simples do dia a dia são argumentos (raciocínio), pois muitas vezes procuramos justificá-las. Por trás de uma simples frase do dia a dia, há um raciocínio inteiro por fundamento. Por exemplo: Pedro conhece a esposa, porque ele é um homem sensível.
Em relação à frase acima qual é a premissa implícita ou o pressuposto?

Considerando o jovem filósofo e professor Nietzsche em relação à educação, é correto afirmar, exceto:

Em relação a Parmênides (séc. V a.C.), marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas. ( ) O ser, para este filósofo, de certo modo não é, pois nunca foi no passado nem será no futuro.
( ) A continuidade, a geração e o imobilismo estão presentes na via do ser.
( ) O ser é pensável e o não-ser é impensável.
( ) O ser, por não poder não ser, não é gerado nem deixa de ser, não tendo princípio nem fim.
( ) O ser e o não-ser existem ao mesmo tempo.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

A lógica tradicional distingue substancialmente a filosofia, cujo objeto é o universal e o imutável, da história, cujo objeto é o particular e o mutável, ao passo que a lógica Hegeliana (do filósofo alemão Hegel) assimila a filosofia com a história, enquanto o ser é vir-a-ser.
Considere essa noção de Hegel e das noções do não ser e do vir-a-ser, o que pensou este filósofo ao ligar a filosofia e a história e analise as afirmações a seguir.
l A lógica Hegeliana coincide com a ontologia, porquanto a realidade é o desenvolvimento dialético do próprio "logos" divino, que no espírito humano adquire plena consciência de si mesmo.
ll Hegel julgou dever deduzir a priori o desenvolvimento lógico da ideia e demonstrar a necessidade racional da história natural e humana.
lll A lógica clássica considera falsa que uma proposição fica demonstrada quando é reduzida, identificada a uma proposição já admitida.
lV Hegel concebe um processo racional original – o processo dialético - no qual a contradição não mais é o que deve ser evitado a qualquer preço. V Para Hegel a lógica vai do idêntico ao idêntico.
A história, ao contrário, é o domínio do mutável. O acontecimento de hoje é diferente do de ontem. Todas as afirmações corretas estão em:

Sobre o dualismo psicofísico, ou seja, a dupla realidade da consciência separada do corpo, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas. ( ) Para Platão, Eros amadurece com o tempo ao descobrir que a beleza da alma é mais preciosa que a do corpo.
( ) Como “cogito” a alma é consciente.
( ) A substância extensa é de natureza espiritual.
( ) O ser humano-máquina associado à ideia de corpo.
( ) O espírito como joguete e força determinista da natureza.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

Sobre as obras de alguns dos expoentes da filosofia, correlacione as colunas a seguir.
( 1 ) A Estrutura das Revoluções Científicas
( 2 ) Temor e Tremor
( 3 ) A Lógica da Pesquisa Científica
( 4 ) Investigações Filosóficas
( ) Wittgenstein
( ) Popper, Karl
( ) Kuhn, Thomas
( ) Kierkegaard, Soren A sequência correta, de c
ima para baixo, é:

Sobre a ética aplicada é correto afirmar, exceto:

Em relação a ética e a bioética, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas. ( ) Do ponto de vista da “bioética”, a luta contra o “especismo” desafia a vontade boa ou a moralidade humana devidamente fundamentada na razão humana.
( ) A ação mais singularmente moral, na bioética, por princípio, visa o benefício exclusivo de seres que não são da nossa espécie.
( ) Uma ampla percepção ética que vale para todos os setores da nossa vida percebe que a naturalização dos costumes é fundamental para a prática da moralidade.
( ) A Bioética afirma que devemos preservar a tradição, mesmo quando o costume é mau.
( ) O problema é que julgamos intuitivamente que tudo que fazemos ou o que fazem ao nosso redor desde há muito tempo tem sua razão de ser e nada há que desabone tais costumes.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

O melhor debate filosófico está nas premissas e pressupostos. Sobre premissas e pressupostos, correlacione as colunas a seguir. ( 1 ) Conclusão
( 2 ) Argumento
( 3 ) Premissa
( 4 ) Pressuposto
( ) A eutanásia significa tirar a vida de alguém.
( ) Temos de ser contra a eutanásia.
( ) Não temos o direito de tirar a vida de alguém.
( ) “Fulano” é contra a eutanásia porque não temos o direito de tirar a vida de ninguém.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

Uma das formas mais conhecidas de behaviorismo defendida pelo psicólogo Skinner propõe que:

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