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Noam Chomsky é um linguista, filósofo e sociólogo finlandês que tem investigado sobre a formação ideológica dos meios de comunicação e a função social que estes desempenham. O teórico considera que a mídia - meios de comunicação hegemônicos e de massa, serve aos interesses das corporações privadas, comandadas pelo poder econômico e político. Em seu livro “Para Entender o Poder” (2005), a grande mídia reflete a opinião da elite apresentando uma imagem do mundo de acordo
com os interesses dos grupos sociais que controlam a economia e os governos. Assinale a afirmativa que não corresponde ao pensamento desse autor. 

O termo “indústria cultural” foi criado pelos filósofos Theodor Adorno e Max Horkeimmer, ambos pertencentes à Escola de Frankfurt, para mostrar a situação da arte na sociedade capitalista industrial. A indústria cultural é um modo de produzir cultura para obter lucro, seus produtos são voltados as grandes massas, criando, assim, uma cultura de massa destinada ao consumo. Seguindo esse raciocínio, é correto afirmar que 

Quanto às reflexões de teóricos vinculados à Teoria Crítica, é correto atribuir-lhes a seguinte noção:

Leia o texto a seguir.
A televisão se tornou ubíqua e está tão arraigada na rotina da vida cotidiana que a maioria das pessoas simplesmente a considera uma parte integral da vida social. Assistimos TV, falamos sobre programas com amigos e familiares, e organizamos nosso tempo de lazer em torno do horário da televisão. A ‘caixa no canto’ fica ligada enquanto estamos
fazendo outras coisas e parece proporcionar um pano de fundo essencial para a vida que transcorre.

(Anthony Giddens. Sociologia. 6a Ed. Porto Alegre: Penso, 2012)
* Ubíqua – que está ou existe ao mesmo tempo em toda parte; onipresente

Qual o papel da mídia na sociedade contemporânea?

De acordo com Néstor Garcia Canclini (1999), 95% da programação televisiva no México é de produções norte-americanas. Para o autor, para além das análises que identifi cam nesse dado um exemplo da força da indústria cultural de massas, pode-se também usar o consumo para refl etir sobre processos socioculturais mais amplos, como o surgimento de comunidades transnacionais ou desterritorializadas de consumidores, onde se compartilham outras modalidades de sentido social que não a nacionalidade, por exemplo. Neste sentido, Canclini chama atenção para o fenômeno de transformação:

Em “Consumidores e Cidadãos”, Caclini aponta uma certa americanização do planeta, que ocorre muito mais por conta da disseminação de traços estéticos do que pela hegemonia dos capitais e das corporações norte-americanas. Nesse predomínio estético, Canclini aponta um fator que explicita esta ação:

Sobre a Sociologia e sua relação com a área da comunicação, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Os estudos sociológicos sobre os meios de comunicação, hoje, procuram também levar em conta a autonomia dos indivíduos, não meramente como sujeitos passivos sobre os quais se pode exercer influência unilateral.
( ) A Escola de Frankfurt foi uma das principais escolas de estudos sociológicos e filosóficos sobre a questão da comunicação no século XX.
( ) A Escola de Frankfurt criticava as abordagens existencialistas e psicanalísticas em voga na época de seu surgimento.

A indústria cultural, como conceito desenvolvido ainda no começo do século passado para descrever uma ampla cadeia de massificação de bens simbólicos, tem, como elemento definidor:

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