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A Interação Humano-Computador (IHC) é uma área de estudo da ciência da computação interdisciplinar por considerar conceitos presentes em áreas de design, ergonomia e psicologia. O usuário de sistemas informatizados tem a necessidade de interagir com tais sistemas através de operações de entrada e saída. Ao longo do tempo, essa forma de interação evoluiu sempre com o intuito de maximizar as habilidades de uso destes sistemas, tornando-as mais intuitivas, simples e seguras. A respeito de conceitos que envolvem IHC, analise as afirmativas abaixo e marque alternativa correta.

  1. Graphical User Interface (GUI) é o nome dado para Interfaces que se comunicam com o usuário através do uso de elementos gráficos. Podem ser consideradas uma evolução em relaçãoas interfaces de linha de comando, um tipo de interface em que o homem e o computador se comunicam através de texto.
  2.  Adaptabilidade, clareza e consistência são exemplos de características presentes em uma boa interface gráfica de usuário. As duas últimas, por exemplo, ajudam a tomar a interface mais intuitiva, o que acaba tornando o processo de aprendizagem de uso do sistema mais simples.
  3. VUI é o acrônimo utilizado para descrevermos Interfaces de comunicação entre homem e computador através do uso da voz. VUI é considera um exemplo de Natural User Interface (NUI) pois se aproxima da forma como humanos interagem, dispensando a presença de elementos fisicos intermediários,  como por exemplo teclados e mouses. Um bom exemplo de VUI são as inteligências artificiais, que se comunicam com o usuário através da voz, por meio de assistentes virtuais.

O H2 é um banco de dados desenvolvido em linguagem Java e bastante utilizado em aplicações com essa mesma linguagem. É possível, por exemplo, sua integração com JPA, o que traz grandes facilidades para o desenvolvedor no processo de criação e persistência de entidades. A respeito de características do H2, analise as afirmativas abaixo e marque alternativa correta.

  1.  Trata-se de um banco de dados com suporte ao armazenado em memória e com suporte parcial à Structured Query Language.
  2. H2 suporte diferentes tipos de dados em suas tabelas. O tipo de dados GEOMETRY é utilizado para armazenamento de informações de geometria espacial. Para armazenar informação 20 usamos o modificador POINT e para armazenamento 30 usamos modificador POINTZ.
  3. Um banco H2 pode operar em diferentes modos. No modo integrado o banco pode ser acessado em mais de uma máquina virtual Java, o que permitirá que opere em formato cliente-servidor.

Em Python, um set é uma coleção que contém apenas elementos distintos. Essa linguagem nos pennite manipularmos sets através de métodos e operadores. A respeito da manipulação de sets em Python, analise o código abaixo e marque alternativa que indica, corretamente, o conteúdo do set que será impresso em tela pelo comando print.

Um cientista de dados está ponderando sobre a aplicação de um modelo Paragraph Vector (PV-DM) sobre uma coleção de documentos, no lugar de usar a média de vetores de palavras em cada documento.

Uma razão pela qual ele deveria aplicar PV-DM, e uma contrapartida à sua aplicação, são, respectivamente:

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os fatores relacionados às 4 fases da utilização da tecnologia da informação, de acordo com os estudos de Cruz (2008).

   

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Considere a lista de aplicações abaixo.

I. Assistentes virtuais e ferramentas de chatbot.
II. App de internet banking.
III. Ferramenta RPA para automatizar um processo administrativo de back-office.
IV. App para divulgação de campanha de e-mail marketing.
V. Ferramenta para controle automatizado de carro autônomo.

As aplicações que pertencem a categorias típicas de sistemas Low-code/No-Code são as que constam APENAS em

A implantação de uma solução de machine learning tipicamente passa por 5 fases. Na fase inicial, deve-se ter clareza quanto à pergunta ou problema para o qual se busca uma solução e quanto às informações que serão utilizadas, sejam elas de propriedade do interessado ou a serem adquiridas no mercado. As outras fases são:

I. Treinar o modelo ajustando os atributos, parâmetros de treinamento e algoritmos até que o modelo produza os resultados desejados. A validação é realizada comparando-se as predições com os resultados reais.
II. Monitorar os resultados das predições para verificar se o modelo continua generalizando. Se houver uma diminuição significativa na capacidade de predição do modelo, este deve ser treinado novamente com novos dados ou até mesmo os algoritmos, atributos e parâmetros de treinamento devem ser ajustados.
III. Definir o objetivo do aprendizado de máquina, estruturar o modelo que será o responsável por realizar as predições e adequar os dados para os algoritmos selecionados.
IV. Verificar se o modelo generaliza. No caso de o modelo não generalizar, deve-se retornar para as fases anteriores ou até mesmo para a fase inicial. Se generalizar, o modelo já pode seguir para a produção.

A ordem sequencial correta das outras fases é:

Em uma aplicação que utiliza Spring Boot e conecta a um banco de dados PostgreSQL, um Analista realizou as configurações abaixo.

Tais configurações foram inseridas corretamente no arquivo

Para criar um componente React chamado App, uma Analista usou o código abaixo.

class App extends React.Component {
}

O único método necessário dentro desta classe, que recebe os dados de entrada e retorna o que deve ser exibido, é o componente

Uma tabela chamada cliente possui os campos abaixo.

id      - int (Primary Key)
nome    - varchar(70)
cidade  - varchar(40)
estado  - varchar(40)

Em condições ideais, para exibir os dados de todos os clientes, cujo nome da cidade não seja igual ao nome do estado, utilizase a instrução                                                              SQL: SELECT * FROM cliente WHERE

Quanto à metodologia Scrum, considere as definições a seguir:

I. Time-boxed de um mês ou menos, durante o qual um “Pronto”, versão incremental potencialmente utilizável do produto, é criada.
II. Responsável por garantir que o Scrum seja entendido e aplicado, para garantir que o Time Scrum adira à teoria, práticas e regras do Scrum.
III. Responsável por maximizar o valor do produto e do trabalho do Time de Desenvolvimento.
IV. Um conjunto de itens selecionados, juntamente com o plano para entregar o incremento do produto e atingir o objetivo.

Previsão do Time de Desenvolvimento sobre qual funcionalidade estará no próximo incremento e sobre o trabalho necessário para entregar essa funcionalidade em um incremento “Pronto”.

Os itens I, II, III e IV correspondem, correta e respectivamente, às definições de

Quanto às características referentes ao endereçamento IP, um Analista observou, corretamente, que

Os três princípios da Estrutura de Governança do COBIT 2019 são definidos como sendo uma estrutura que deve

− ser , permitindo que novos conteúdos possam ser incorporados e novos problemas possam ser abordados, sem perder a integridade e a consistência.
− estar , estruturas e regulamentos pertinentes.
− ser , com os componentes principais e seus relacionamentos identificados, de forma a maximizar a consistência e permitir a automação dos processos.

As lacunas I, II e III são, correta e respectivamente, preenchidas por

Considere o bloco de código, abaixo, presente um uma aplicação Java, em condições ideais.

Para executar o comando SQL SELECT na tabela users do banco de dados bd e armazenar o retorno em rs deve-se utilizar, na próxima linha do bloco de código, o comando

Um Analista foi requisitado para corrigir uma aplicação construída com Vue.js e, para realizar este trabalho, estudou os princípios e as funcionalidades deste framework, em que consta, dentre outros, que:

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