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Com relação aos significados de mistura, molécula e substância, julgue os itens a seguir.

Mistura é um tipo de matéria que consiste em mais de uma substância. Seus componentes podem ser separados, fazendo-se uso das diferentes propriedades físicas das substâncias presentes.

Um estudante solicita ao técnico do laboratório de ciências um material para separar dois líquidos imiscíveis. Para atender a esse pedido, o técnico deve entregar

A respeito da classificação da matéria, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O ar atmosférico (não poluído em um dia ensolarado e sem nuvens) é uma mistura heterogênea de gases atmosféricos, tais como O2, N2, CO2, alguns gases nobres, O3, entre outros.

( ) A água do mar (sem areia) é uma mistura homogênea de água e sais, como NaCl, MgCl2, entre outros sais.

( ) O açúcar de mesa é formado pela substância pura sacarose obtida da cana-de-açúcar.

( ) A pólvora, uma mistura homogênea, pode ser obtida a partir de KNO3, enxofre S e carvão C.

Assinale a sequência correta.

Com relação aos significados de mistura, molécula e substância, julgue os itens a seguir.

Na linguagem diária, substância é simplesmente outro nome da matéria. Na química, uma substância é uma forma simples e pura da matéria.

Com relação aos métodos de separação de misturas, julgue o

próximo item.

Os métodos de separação de misturas podem ser processos mecânicos ou físicos. Dissolução fracionada, destilação e evaporação são exemplos de processos mecânicos, enquanto catação, filtração e sedimentação são exemplos de processos físicos.

Com relação aos significados de mistura, molécula e substância, julgue os itens a seguir.

Filtração, destilação, decantação, levigação e cromatografia são processos de separação de misturas.

O petróleo é uma mistura homogênea de

diversas substâncias orgânicas, principalmente

hidrocarbonetos e substâncias inorgânicas. O

processo de separação das substâncias que

formam o petróleo é apresentado na figura a

seguir:


De acordo com essa figura, a propriedade da

matéria que possibilita o processo de separação

dessas substâncias é:

Uma amostra contendo uma mistura de areia, NaCl, óleo de soja e água foi fornecida a um analista de laboratório para separação de seus componentes. As operações de separação de misturas que devem ser executadas, na ordem correta, para êxito, são:

O ácido nítrico “branco” (100% puro; P.E. = 83 °C ) pode ser obtido em laboratório por destilação de uma mistura de KNO3 e H2SO4, como mostra a reação a seguir:
KNO3 + H2SO4 → HNO3 + KHSO4
Tendo em vista que o HNO3 é decomposto por aquecimento a NO2 e H2O, assinale a alternativa que apresenta a técnica de destilação que deve ser utilizada nesse pr°Cesso.

Em um laboratório de ciências de uma escola pública de São Paulo, o professor colocou algumas folhas de espinafre para ferver em água com bicarbonato e, depois, mergulhou-as em um pouco de metanol. Passados alguns instantes, foi decantado um líquido verde transparente. Os alunos logo perguntaram se aquilo era a clorofila. Para mostrar o que havia naquele líquido, o professor mergulhou a extremidade de uma tira de papel de um coador de café verticalmente sobre o extrato e, após alguns instantes, formaram-se quatro faixas coloridas no papel: ? uma alaranjada – correspondente aos carotenóides; ? uma amarelada – correspondente às xantofilas; ? duas verdes – uma correspondente à clorofila a e outra à b. A finalidade dessa experiência foi fazer com que os alunos percebessem que o líquido esverdeado era uma

Grande parte dos estudos em Química são destinados a química da separação. Diversas técnicas foram desenvolvidas ao longo dos anos com o objetivo de concentrar analitos, separar interferentes, isolar compostos de interesse econômico e até mesmo tratar água e efluentes. Com base em seus conhecimentos em técnicas de separação, assinale a alternativa INCORRETA:

“Em tratamento de efluentes, esse processo é utilizado para remoção de óleos, gorduras e sólidos suspensos e na separação e concentração de lamas. Nesse processo, as impurezas são retiradas pela parte superior e, na parte inferior, permanece o efluente tratado. Isso pode ocorrer por diferença de densidade”.
A descrição acima refere-se a que processo?

Um fiscal, ao realizar a separação de uma mistura, optou por um processo físico que serve para separar misturas homogêneas, ou soluções de sólidos em líquidos ou soluções de dois ou mais líquidos. Assinale a alternativa que contém o nome do processo de separação de misturas utilizado pelo fiscal.

Uma mistura de dois líquidos imiscíveis entre si

podem ser separadas pela técnica denominada:

Com relação às propostas construtivistas e suas derivações pedagógicas na educação em ciências, analise as afirmativas a seguir. I. Buscam o engajamento ativo dos estudantes em seu processo de aprendizagem.
II. Possuem uma organização conceitual constituída de forma hierárquica.
III. Contribuíram muito para trazer modificações para as aulas de ciências, apesar dos problemas epistemológicos e filosóficos apontados por alguns autores.
Assinale:

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