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Acerca de liderança e desenvolvimento de equipes, julgue os itens a seguir.

Prover feedbacks contingentes às ações dos empregados, ofertar aos superiores treinamentos gerenciais e adotar políticas de participação nas decisões organizacionais são exemplos de ações que tendem a elevar o desempenho dos indivíduos por manipularem, respectivamente, suas capacidades, motivações e condições de trabalho.

A inteligência emocional, estratégia fundamental para a liderança de grupos, exige determinadas habilidades.

Sobre essas habilidades, analise os itens a seguir.

I. Autoconhecimento emocional.

II. Persuasão.

III. Habilidades em relacionamentos interpessoais.

Está correto o que se afirma em

O líder de uma área construiu uma equipe de projetos com seis pessoas para analisar várias oportunidades de inovação cruciais para o negócio. Seu prazo para a entrega dos projetos é muito apertado, assim, ele escolheu, dentre as várias unidades da empresa, os tecnicamente mais competentes. No entanto, ele descobriu que um deles está passando por um processo disciplinar por problemas comportamentais, após várias conversas de orientação. O líder deve então decidir

Segundo Spector (2010), estudiosos da liderança propuseram várias definições sobre o tema e nenhuma delas foi universalmente aceita. A ideia comum entre elas é a de que a liderança influencia outras pessoas em suas atitudes, comportamentos, sentimentos e

Acerca de liderança e desenvolvimento de equipes, julgue os itens a seguir.

A emergência do líder no ambiente organizacional não se vincula às qualidades pessoais, mas ao seu ajustamento às normas ali constituídas ao longo do tempo, razão por que os treinamentos de liderança são ineficazes.

Para David E. Zimerman, existem pelo menos seis tipos de resistência que podem surgir a partir de determinados indivíduos, em uma grupoterapia psicanalítica. O indivíduo que, à moda de um líder negativo, pode tentar impedir que um grupo cresça exitosamente e que os seus componentes façam verdadeiras mudanças, pois ele se revela como um pseudocolaborador e prefere as pseudoadaptações, é denominado de

A teoria situacional de liderança é uma extensão interessante das teorias comportamentais resumidas na grade de liderança. A abordagem de Hersey e Blanchard foca uma grande parte de sua atenção sobre

Um gerente que pretenda promover a eficiência no trabalho de sua equipe deve priorizar

Os comportamentos típicos do líder que exerce sua função na equipe a partir de uma perspectiva transformacional de liderança incluem

Com referência a teorias de estilos de liderança, assinale a opção correta.

Uma das dimensões mais centrais do estilo de liderança é relativa ao grau de controle exercido sobre o comportamento dos outros. O controle permeia a vida organizacional. Pode operar aberta ou sutilmente; um gerente pode aparentemente compartilhar o controle embora, na verdade, o conserve, como quando são pedidas opiniões que não serão aceitas a menos que encaixem numa decisão

No que se refere às teorias relacionadas ao tema da liderança,

julgue os itens a seguir.

Por meio da teoria contingencial, busca-se relacionar os estilos

de liderança voltados para a tarefa e para o relacionamento,

levando em consideração as relações entre líder e liderados, a

estrutura da tarefa e o poder de posição.

Clayton Alderfer propôs uma modificação na teoria de Maslow em um esforço para simplificá–la e para responder às críticas à ausência de verificação empírica. Essa teoria identificou três categorias de necessidades: de existência, de relacionamento e de

Quando, diante da pergunta: - Qual é a melhor maneira para um gerente se comportar, de modo autocrático ou democrático?
O interlocutor tenta identificar um conjunto de condições em que um estilo de supervisão acarretasse resultados superiores se comparado a outro, trata-se do método

Durante um Programa de Treinamento para Lideranças, um psicólogo organizacional apresentou uma classificação de liderança proposto por Robert Blake e Jane Mouton, conhecida como grade gerencial. Ao falar sobre o modelo, informou aos participantes sobre duas dimensões do comportamento do líder, definidas por esses autores: preocupação com as pessoas e preocupação com a produção. A preocupação com a produção é uma dimensão semelhante aos estilos de comportamento de liderança

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