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O planejamento participativo na educação é um caminho que se distancia das decisões centralizadas e autoritárias e se alinha ao trabalho coletivo e participativo. 

Sobre a temática, assinale a alternativa correta:

A comunicação e a interação grupal no processo de planejamento é fundamental pois configura momento de crescimento coletivo e de transformação da realidade de maneira alinhada, coordenada.

Com relação às relações interpessoais e processo de planejamento, assinale a alternativa correta:

I. O planejamento participativo é sinônimo de planejamento normativo.

II. O modo determinístico de planejamento é mais eficaz no sentido de contemplar a coletividade porque é mais centralizado.

III. O planejamento participativo conta com perspectivas de levantamento e solução de problemas a partir de óticas diferenciadas, aumentando a possibilidade de transformação de uma realidade.

IV. Existe a possibilidade de que os sujeitos envolvidos no planejamento participativo sejam mais sensíveis às necessidades da escola.

A alternativa correta é:

Segundo Vasconcellos (2000), do ponto de vista educacional, o planejamento é um ato político-pedagógico porque revela intenções. "Segundo ele planejar é elaborar o plano de intervenção na realidade, aliando às exigências de intencionalidade de colocação em ação, é um processo mental, de reflexão, de decisão, por sua vez, não uma reflexão qualquer, mas grávida de intenções na realidade" (VASCONCELLOS, 2000, p.43). O planejamento na escola apresentar-se em tipos e níveis que são essenciais para a educação, dentre eles:

De modo geral, pode-se afirmar que a ideia de planejamento não é algo distante do cotidiano das pessoas comuns e das organizações. Nas instituições de ensino, o planejamento participativo assume papel fundamental nos momentos de elaboração, execução e avaliação das atividades a serem desenvolvidas. Sobre as definições acerca do planejamento, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Consiste uma previsão metódica de uma ação a ser desencadeada e na racionalização dos meios para atingir os fins.

( ) Em suas diferentes acepções, apresenta, implícita ou explicitamente, um caráter ideológico.

( ) A teorização sobre o planejamento deve ser situada, na medida em que este não pode ser tratado indistintamente do sistema social.

( ) Afirmar que o planejamento é uma prática situada significa negar o caráter tecnocrático dele como um instrumental de organização racional neutro.

Assinale a sequência correta.

" Tem contribuído para o retorno do planejamento no cenário acadêmico a atuação do governo federal na coordenação da Política Nacional de Educação. A forma como o Ministério da Educação tem assumido a função normativa, redistributiva e supletiva, tal como definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n. 9394/1996), por meio dos Planos de Desenvolvimento da Educação e dos Planos de Ações Articuladas - PAR -, tem proporcionado uma perspectiva de planejamento fundamentada na resolução de problemas e compromissada com a execução de projetos na área da educação. Esses aspectos têm sido abordados por diversos autores na área, preocupados com as relações de cooperação entre os entes federativos, os pactos estabelecidos entre diferentes níveis da administração pública e a capacidade institucional de Estados e municípios para formular suas políticas e angariar recursos financeiros do governo federal." (FERNANDES e GENTILINI, 2014)

 

Na perspectiva posta por Padilha (1998) o tipo de planejamento que acima está sendo descrito é:

As diferentes perspectivas de planejamento comportam possibilidades de transformação social ou de conservação conforme grupos que o manejam, os referenciais dos atores envolvidos e as características da realidade a ser trabalhada. Sobre as abordagens do planejamento, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) O planejamento normativo tradicional é marcado pela concepção tecnocrática e economicista, que deprecia a dinâmica das relações sociais e fundamenta-se na ação instrumental do modelo positivista.

( ) O planejamento estratégico apresenta-se como uma reação às limitações do planejamento normativo tradicional.

( ) O planejamento participativo, numa perspectiva critica, constitui um processo que possibilita o conhecimento da realidade por meio da ação e reflexão dos envolvidos.

( ) O planejamento normativo tradicional é marcado pela concepção tecnocrática, que supervaloriza, essencialmente, a dinâmica das relações sociais e a participação de todos.

Assinale a sequência correta.

O Plano de Ensino do professor, ferramenta pedagógica que induz o processo de ação e reflexão e refazimento das intenções curriculares do professor, deverá conter, como estrutura básica os seguintes elementos, EXCETO:

Relacione as colunas identificando as características essenciais de um bom plano de ensino.

  1. Coerência
  2. Sequência
  3. Flexibilidade
  4. Precisão e objetividade

( ) Deve existir uma linha ininterrupta que integre gradualmente as distintas atividades desde a primeira até a última de modo que nada fique jogado ao acaso.
( ) Os enunciados devem ser claros, precisos, objetivos e sintaticamente impecáveis. As indicações não podem ser objetos de dupla interpretação. As sugestões devem ser inequívocas.
( ) As atividades planejadas devem manter perfeita coesão entre si de modo que não se dispersem em distintas direções. De sua unidade e correlação dependerá o alcance dos objetivos propostos.
( ) Pré-requisito importante que permite a inserção sobre a marcha de temas ocasionais, subtemas não previstos e questões que enriqueçam os conteúdos por desenvolver, bem como permitir alteração, de acordo com as necessidades ou interesses dos alunos.

A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é

No 3º e no 4º ano o plano de ensino deve contemplar a noção de lugar em que se vive e as dinâmicas em torno da cidade, com ênfase nas diferenciações entre a vida privada e a vida pública, a urbana e a rural. Nesse momento, também são analisados:

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