Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 63 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Diariamente, em roda, no final da aula, a professora Bruna avalia seus alunos com idade entre 3 e 4 anos, dando a cada um o retorno do seu desempenho. Àqueles que conseguiram atingir as metas por ela estabelecidas, ela dá uma estrelinha e, aos que não conseguiram, ela dá uma bolinha vermelha, pois acredita que, assim, os alunos terão um modelo para seguirem.

Sobre esse processo de avaliação da professora Bruna, é correto afirmar que está:

A prática da avaliação pode acontecer de diferentes maneiras. Deve estar relacionada com a perspectiva coerente com os princípios adotados e com o entendimento da função que a educação escolar deve ter na sociedade. Torna-se relevante entender que os estudantes aprendem por meio de diferentes formas, a partir de diferentes vivências pessoais. Nesse sentido, o papel da escola é incluir, promover o crescimento e desenvolver possibilidades para que os sujeitos realizem aprendizagens vida afora.

Com base nos textos, qual deve ser a função da avaliação da aprendizagem na Educação Básica?

Observe a imagem a seguir

A partir da imagem, é correto afirmar que a chamada “educação

bancária"

No que se refere aos processos de avaliação nos espaços institucionais, julgue os itens a seguir.

A assimilação do conteúdo é o foco principal em ações de

aprendizagem no contexto de treinamento, desenvolvimento e

educação (TD&E).

No que se refere aos processos de avaliação nos espaços institucionais, julgue os itens a seguir.

Entre os resultados imediatos gerados por uma ação, a reação

é a que demonstra o grau de utilidade e o nível de dificuldade

do curso, bem como o grau de satisfação de seus participantes.

No que se refere aos processos de avaliação nos espaços institucionais, julgue os itens a seguir.

O marco lógico, adotado como ferramenta de planejamento e

avaliação, serve para medir as relações entre as ações de

TD&E e os resultados pretendidos em termos de desempenhos

individuais, organizacionais e de grupos e equipes de trabalho.

A concepção de avaliação proposta nos PCN transpõe a visão tradicional que focaliza o

controle externo do aluno mediante a atribuição de notas ou conceitos. No que diz

respeito a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Ao realizar avaliações, o professor deve estabelecer critérios claros que orientem a análise da produção dos alunos e dirimam as assimetrias na atribuição de juízos de valor.

No Século XVIII, a Revolução Francesa trouxe o lema igualdade, liberdade e fraternidade e uma teoria educacional considerada revolucionária para a época, pois afirmava os direitos do indivíduo, apoiava-se no humanismo igualitário e indicava que o processo civilizatório deveria ser universal. Passados mais de 200 anos dos ideais da Revolução Francesa e dos períodos históricos que a sucederam, constata-se que

No que se refere às etapas e modalidades da educação básica que constam nas definições

das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, julgue os próximos

itens.

Considere que uma escola de ensino médio tenha apresentado, nos últimos cinco anos, um quadro recorrente de necessidade de abertura de quinze turmas de 1.º ano, oito a nove turmas de 2.º ano e quatro a cinco turmas de 3.º ano. Nesse caso, é correto afirmar que essa situação indica fragilidade no cumprimento do preceito legal de assegurar a permanência dos jovens na escola, com proveito, até a conclusão da educação básica.

A palavra avaliar tem origem no latim - a + valere - e significa atribuir valor e mérito. A avaliação vem sendo utilizada pelo sistema escolar desde seu início para classificar e organizar os alunos em séries e classes. Acerca das avaliações educacionais, julgue os itens subsecutivos.

Os momentos dedicados pelo professor à identificação dos conteúdos e tópicos de avaliação compõem a avaliação instrucional.

A verificação de rendimento escolar observará, dentre outros critérios, a avaliação ____________________________ e _____________________ do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto, de acordo com o art. 24, inciso V, da Lei n.º 9.394 de 1996.

A palavra avaliar tem origem no latim - a + valere - e significa atribuir valor e mérito. A avaliação vem sendo utilizada pelo sistema escolar desde seu início para classificar e organizar os alunos em séries e classes. Acerca das avaliações educacionais, julgue os itens subsecutivos.

Em oposição à concepção democrática, a concepção tradicional de avaliação é meritocrática e classificatória.

A respeito do Sistema de Avaliação da Educação Básica, assinale a opção correta.

Segundo material disponibilizado pelo Ministério da Educação: “Qualidade é um conceito dinâmico, reconstruído constantemente. Cada escola tem autonomia para refl etir, propor e agir na busca da qualidade da educação.” Para proporcionar uma análise da qualidade, foram criados indicadores e ofertados às escolas para uma avaliação do processo; o uso depende da escola. Acerca da gestão da qualidade e da forma de uso dos indicadores, assinale a opção correta.

Moacir Gadotti, em “O Pensamento Pedagógico Brasileiro”, aponta que os filósofos da educação têm dado pouca importância a certos temas, a certos conteúdos da educação. Os chamados conteudistas, por exemplo, têm nutrido certo desprezo por aquilo que chamam de temas não nodais do currículo. Nessa perspectiva, os temas classificados como não nodais no currículo e por isso desprezados são:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282