Art. 7º - O ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições:
I- Autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público e Iniciativa Privada.
II- Cumprimento das normas gerais da educação nacional e do respectivo sistema de ensino.
III- Capacidade de autofinanciamento, ressalvado o previsto no art. 213 da Constituição Federal.
De acordo com a Lei nº 9.394/96, é correto o que se afirma em:
A avaliação que é usada para registrar ou descrever o que foi aprendido no passado, realizada ao final de um curso, período letivo ou unidade de ensino é a:
A publicação Indicadores da Qualidade na Educação Infantil buscou traduzir e detalhar os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (MEC) em indicadores operacionais, separados em diferentes dimensões: I. planejamento institucional. II. formas de a criança conhecer e experimentar o mundo e se expressar. III. interações. IV. promoção da saúde. V. espaços, materiais e mobiliários. VI. formação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais. VII. cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social. VIII. instrumentalização assistencial do ensino. Estão corretos apenas os itens:
Assinale a alternativa que apresenta os elementos constitutivos da organização do trabalho pedagógico escolar no segundo ciclo.
Para Jussara Hoffmann, contrariando muitos processos avaliativos tradicionais, é importante considerar uma avaliação que se preocupe com o aluno por completo, ela é defensora de um método de avaliação:
É importante que o professor acompanhe a evolução do processo de desenvolvimento e aprendizagem, por meio de registros que lhe respondam algumas perguntas. Registros que irão dizer o que eles estão de fato aprendendo e como favorecer o sucesso dessa aprendizagem, por exemplo. Manter esses registros, reflexões sobre eles e a troca de informações entre seus pares poderá gerar recursos úteis à organização de uma prática estimuladora das possibilidades das crianças. Esses registros pressupõem uma análise da produção e do desempenho dos alunos, que ocorre progressiva e paralelamente ao trabalho cotidiano. Esse tipo de avaliação é denominada
Considerando o texto precedente como motivador, julgue o item a seguir, relativo à avaliação e à aprendizagem do conhecimento em química.
Instrumentos como questionários, exames escritos, avaliações objetivas, experimentações monitoradas e relatórios de atividades experimentais são exemplos de recursos utilizados na avaliação qualitativa de um aluno.
Eduardo tem 6 anos, e não frequentou a pré-escola. Neste ano, ele foi matriculado na turma de primeiro ano, em uma escola da rede pública. A professora de Eduardo percebeu que ele não reconhecia as letras do alfabeto e tampouco sabia grafá-las. De acordo com os estudos de Emília Ferreiro, a professora neste caso precisa:
Para desenvolvimento da escola é importante que os professores monitorem continuamente o progresso dos alunos e sabem quantos e quais estão em dificuldades em cada disciplina/conteúdo. No contexto do “ensino e aprendizagem” essa caracterização pode ser corretamente associada ao seguinte requisito:
O documento Avaliação para identificação das necessidades educacionais especiais, inspira-se na intensificação dos movimentos em prol da efetiva melhoria da qualidade da educação para todos e com todos, oferecida em escolas que:
I- Funcionem como sistemas fechados.
II- Cultuem valores alicerçados no Absolutismo.
III- Se estruturem para funcionar como comunidades de aprendizagem.
Está correto o que se afirma em:
A avaliação é parte integrante do processo de ensino‐aprendizagem e desempenha um papel específico em relação ao conjunto de componentes que integram o ensino como um todo (está em um sistema). Nessa perspectiva, em relação às formas de avaliar, é correto afirmar que a avaliação
A avaliação da aprendizagem é uma atividade inerente ao processo educativo e não pode ser praticada isoladamente, sob o risco de perder a sua dimensão pedagógica. Assim, a fim de cumprir a sua dimensão pedagógica, a avaliação apresenta modalidades que estão intimamente relacionadas às suas finalidades. Considerando as três modalidades presentes nos processos de ensino e de aprendizagem: diagnóstica, formativa e somativa, atente para o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) A avaliação formativa auxilia o professor na regulação dos processos de ensino e de aprendizagens, informando o que deve ser feito.
( ) A avaliação diagnóstica precede a ação, identificando características do aluno e conhecimentos prévios.
( ) A Avaliação formativa é utilizada para uma apresentação final sobre o que o aluno pode obter em um determinado período.
( ) A avaliação diagnóstica leva a processos de exclusão e classificação no final de cada unidade de ensino em que se organiza o processo educativo.
( ) A avaliação somativa é utilizada ao longo do processo pedagógico para acompanhamento do desenvolvimento do aluno, reorientando a aprendizagem.
A sequência correta, de cima para baixo é:
Ao realizar uma avaliação no contexto educacional, as dimensões estabelecidas para a análise são o (a):
Os instrumentos no processo de avaliação auxiliam o professor acerca da aprendizagem das crianças. Ao elaborar um instrumento de avaliação é importante considerar:
Jussara Hoffmann aponta, em seu livro Avaliação mediadora - uma prática em construção da pré-escola à universidade, alguns princípios importantes para uma ação avaliativa mediadora. Dentre as opções abaixo, assinale aquela que não está de acordo com as ideias da autora sobre o tema em questão: