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Guillaume de Machaut (c.1300-1377), o mais importante compositor da Ars Nova em França, compôs 23 motetos, 19 lays, 25 chansons balladées (viralai) e rondéis. Seu nome, no entanto, ficou relacionado com uma notável composição a quatro vozes, para o ordinário da missa (finalizado com o Ite, Missa Est).

O enunciado refere-se à

Caracterizado como um sistema de notação, produz textura típica, bastante coerente, que parte de uma linha de baixo, sobre a qual se sobrepõe outra, aguda, ornamentada. Entre elas, elementos harmônicos discretos asseguram uma unidade ao contexto, indicados por meio de cifras anotadas sobre a linha de baixo, caso se deseje que o acorde a ser tocado não esteja em seu estado fundamental. Diante do exposto, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.

I. Trata-se do baixo contínuo, muito utilizado durante o período clássico, especialmente nas obras de Johann Sebastian Bach.
II. Trata-se do baixo contínuo, que aparece em obras do Período Barroco, mas logo em seguida, com o advento do Classicismo, cai em desuso.
III. Trata-se do baixo contínuo cuja execução poderia ser feita por uma viola da gamba (linha de baixo) e um cravo ou ainda um alaúde (instrumento harmônico) para os acordes.

Assinale a alternativa que apresenta gêneros bastante presentes durante o Período Romântico e que não contam com a participação do canto.

I. Sonatas, missas, polonaises, baladas e mazurcas.

II. Prelúdios, sonatas, scherzos, fantasias e oratórios.

III. Valsas, scherzos, noturnos, prelúdios e lieders.

IV. Improvisos, sonatas, rondós, estudos e valsas.

V. Canções sem palavras, toccatas, concertos, rapsódias e intermezzos.

Em relação à enarmonização, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Na enarmonização de intervalos, a classificação dos intervalos permanece a mesma.
II. Na enarmonização dos acordes de três sons, as três notas do acorde são enarmonizadas e a classificação permanece a mesma.
III. Os acordes se enarmonizam duas vezes.
IV. A escala de Lab Maior tem por enarmônica a escala de Sol # Maior.

Sobre Interpretação musical, assinale a alternativa INCORRETA.

Em relação ao compositor Heitor Villa-Lobos, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Nasceu no dia 5 de março de 1887 no Rio de Janeiro, filho de Raul Villa-Lobos e Noêmia Umbelina Santos Monteiro.

II. Em fevereiro de 1922, realizava-se a Semana de Arte Moderna, que foi o marco para a renovação artística nacional. H. Villa-Lobos participou desse excerto, fazendo ouvir a sua música autoral.

III. Antes de sua viagem à Europa, Francisco Braga foi a um cartório e fez um atestado de competência artística: “o senhor Villa-Lobos tem um enorme talento musical. De uma capacidade produtora enorme, tem uma bagagem artística considerável, na qual existem obras de valor, sendo algumas bem originais.”

IV. Retornou da Europa empolgado por uma ideia: promover a educação musical no Brasil. Carlos Drummond de Andrade relata: “Quem o viu um dia comandando o coro de 40 mil vozes adolescentes, no estádio do Vasco da Gama, não pode esquecê-lo nunca.”

Johann Sebastian Bach, Guillaume de Machaut, Piotr Ilitch Tchaikowsky, Claudio Monteverdi, Wolfgang Amadeus Mozart e Igor Strawinsky são compositores que pertencem, respectivamente, aos seguintes períodos da história da Música:

Ludwig van Beethoven (1770-1827) compôs obras para orquestra (sinfônicas), para orquestra com solistas (concertantes), para conjuntos de câmara, para piano solo, para coros, vozes solistas, coro e orquestra, além de outras formações. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

I. Dentre as 32 sonatas para piano solo, no catálogo de Beethoven, a opus 57 é conhecida como Appassionata, composta entre 1804 e 1805.
II. São cinco os Concertos para Piano e Orquestra. O último, Opus 73, é conhecido como Imperador.
III. Da coleção de sinfonias, a sexta delas, Opus 68, é conhecida como Pastoral.
IV. A única ópera de seu catálogo traz o nome de Fidélio, Opus 72.
V. Para piano, violino e violoncelo, Beethoven compôs o extraordinário Trio Arquiduque, Opus 97, dedicado ao arquiduque Rudolphe. Com ele, Beethoven se despede das apresentações públicas como pianista, em 1814.

A Missa, rito da igreja católica romana, está estruturada em partes fixas e partes móveis de acordo com o chamado ano litúrgico. A sequência das partes fixas da missa, conhecida como ordinário, serve como modelo estrutural da missa, enquanto gênero musical. Muitos compositores escreveram missas ao longo de toda a História da Música, especialmente os que eram subsidiados pelo clero.

Assinale a alternativa que apresenta as partes da famosa Missa Nelson, de Joseph Haydn, na ordem correta de aparecimento.

Dentre os madrigalistas tardios, destacam-se, primeiramente, Orlando di Lasso, Philippe de Monte e Giaches de Wert e, em seguida, Luca Marenzio, Carlo Gesualdo e Claudio Monteverdi, sendo que este último representa a transição entre Renascimento e Barroco, propondo a distinção entre o que chamou de prima prattica e seconda prattica.

Assinale a alternativa INCORRETA para o significado de seconda prattica, na concepção de Claudio Monteverdi.

Quanto ao andamento, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. É o índice do grau de velocidade ou lentidão que se imprime à execução de um trecho de música.

II. É indicado por instruções escritas conhecidas como marcações de andamento, como Adágio, Andante, Allegro ou por batidas de metrônomo, as quais fornecem uma indicação mais exata do andamento.

III. A palavra tempo, que designa em italiano o andamento, também é usada com outras palavras para indicar marcações mais precisas, como tempo primo, tempo giusto, tempo di minueto.

IV. Outros fatores, além de indicações de andamento, podem influir sobre a velocidade em que uma peça deve ser executada. Na música antiga, a fórmula de compasso era significativa e também a escolha dos valores das notas foi determinante.

V. O tempo giusto era um conceito relacionado ao tactus do Renascimento e por vezes medido em termos da batida cardíaca, do passo que se andava ou do ritmo da respiração.

Em relação à enarmonia, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Enarmonia de notas é a relação que existe entre notas do mesmo som e de nomes diferentes.
II. Cada nota tem sempre 02 enarmônicos, com exceção do sol #, que só tem um.
III. Para fazer a enarmonia de escalas, há situações em que é necessário utilizar tonalidades de 8 a 12 bemóis ou sustenidos.
IV. Para obter a escala enarmônica de determinada escala, é necessário que a soma dos respectivos acidentes seja igual a 12.
V. A escala de Dó maior pode ter por enarmônica a escala de SI # maior ou a escala de Re bb maior.

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