A gestão de desempenho é o processo de criar um ambiente de trabalho no qual as pessoas possam realizar o melhor de suas habilidades, a fim de alcançar as metas da empresa. No que se refere a esse tema, julgue o item.
São métodos para a avaliação de desempenho: avaliação 360 graus; escolha gráfica; e incidentes críticos.
A gestão de desempenho é o processo de criar um ambiente de trabalho no qual as pessoas possam realizar o melhor de suas habilidades, a fim de alcançar as metas da empresa. No que se refere a esse tema, julgue o item.
Denomina‐se efeito halo a avaliação de uma pessoa a partir de uma única característica marcante, o que interfere na análise de outras características.
A gestão de desempenho é o processo de criar um ambiente de trabalho no qual as pessoas possam realizar o melhor de suas habilidades, a fim de alcançar as metas da empresa. No que se refere a esse tema, julgue o item.
Entre as vantagens da avaliação 360 graus, pode‐se destacar a qualidade das informações e, entre as desvantagens, a complexidade do sistema.
Julgue o próximo item, relativo a gestão de processos.
Com o objetivo de valorizar o trabalho em equipe, a gestão por processos atua no sentido de reduzir interferências entre áreas funcionais e níveis hierárquicos.
Julgue o próximo item, relativo a gestão de processos.
Na organização gerida por processos, dá-se grande incentivo ao trabalho funcional direcionado aos resultados do departamento.
Para o correto acompanhamento de projetos e processos, é necessário compreender que há diferenças conceituais entre os dois. Acerca desse tema, assinale a alternativa que apresenta uma característica de um processo.
Acerca de estrutura organizacional, procedimentos administrativos e arquivamento, julgue o item que se segue.
Uma instituição que adote a organização por processos privilegia a cadeia de comando, o que resulta em uma estrutura organizacional verticalizada.
Julgue o próximo item, relativo a gestão de processos.
A cadeia de comando em organização orientada a processos baseia-se no comando e controle, destacando-se a importância da chefia da organização.
No que se refere a gestão de processos, julgue os itens
subsequentes, relativos a conceitos da abordagem por processos,
bem como a técnicas de mapeamento, análise e melhoria de
processos.
Atividades somente representam um processo quando dispostas
em uma sequência lógica de execução para o alcance de um ou
mais resultados.
No que se refere a gestão de processos, julgue os itens
subsequentes, relativos a conceitos da abordagem por processos,
bem como a técnicas de mapeamento, análise e melhoria de
processos.
No desenho de processos, são desenvolvidas as atividades
necessárias para a criação de representações dos processos já
existentes ou ainda em fase de projeto.
No que se refere a gestão de processos, julgue os itens
subsequentes, relativos a conceitos da abordagem por processos,
bem como a técnicas de mapeamento, análise e melhoria de
processos.
Objetivos, regras, eventos e atores são alguns dos elementos
formadores dos processos de negócios.
No que se refere a gestão de processos, julgue os itens
subsequentes, relativos a conceitos da abordagem por processos,
bem como a técnicas de mapeamento, análise e melhoria de
processos.
No refinamento de processos, devem-se considerar, pelo
menos, os seguintes vetores: a melhoria do desempenho, o
custeio de atividades e o relacionamento com o cliente.
A respeito das técnicas e práticas utilizadas em modelagem e análise de processos, julgue os itens subsecutivos.
No início da análise de processo, recomenda-se a profissionais
de BPM (business process management) a realização de
workshops de apresentação e de nivelamento de conhecimentos
e expectativas com os principais envolvidos no projeto.
No que se refere a gestão de processos, julgue os itens
subsequentes, relativos a conceitos da abordagem por processos,
bem como a técnicas de mapeamento, análise e melhoria de
processos.
A realização da análise de processos é indicada em momentos
de introdução e uso de novas tecnologias, de reorganizações
corporativas e de percepção da existência de problemas de
desempenho.
A respeito do gerenciamento de processos de negócio (BPM),
julgue os itens subsequentes.
Os processos de negócio, classificados em processo primário
e processo desenvolvedor, são atividades que agregam valor
aos produtos destinados aos clientes ou gerenciam outros
processos.