A infecção do trato urinário (ITU) é a segunda infecção mais comum na população em geral, predominando entre os pacientes adultos do sexo feminino, devido às condições anatômicas, que apresentam a uretra mais curta e sua maior proximidade com vagina e com ânus.
Quais são os três agentes bacterianos mais envolvidos nesse processo?
A forma mais utilizada para fazer o estadiamento histológico do adenocarcinoma de próstata é a classificação que Tsegue o sistema TNM de 2002. Que característica representa um estadiamento T2c?
Um paciente de 45 anos do sexo masculino procurou serviço de saúde do trabalhador com queixa de dor abdominal de forte intensidade e caráter intermitente, acompanhada de distensão abdominal, náuseas, vômitos e constipação com 10 dias de evolução. Exames laboratoriais demonstraram anemia (hemoglobina de 9g/dL), hiperbilirrubinemia (bilirrubina total de 2,5mg/dL), por conta da bilirrubina indireta e elevação discreta de aminotransferases (2-3 vezes acima do limite superior da normalidade). A anamnese mais detalhada com informação da história ocupacional permitiu a elucidação diagnóstica.
Qual foi o diagnóstico e o local de trabalho do paciente?
Na realização de estudos científicos para a área de saúde, a definição da metodologia de pesquisa é fundamental
para o seu desenvolvimento. O estudo pode ser realizado por meio de métodos qualitativos e quantitativos.
A metodologia qualitativa caracteriza-se pelo seguinte:
É preciso fazer uma biópsia. Nesse exame, são retirados pedaços muito pequenos da próstata para serem analisados no laboratório. A biópsia é indicada caso seja encontrada alguma alteração no exame de PSA ou no toque retal.