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“Minha terra tem palmeiras / Onde canta o sabiá / As aves que aqui gorjeiam / Não gorjeiam como lá”

Assinale a afirmação inadequada em relação a esses conhecidíssimos versos.

José de Alencar é um de nossos escritores mais conhecidos do Romantismo e autor de narrativas de vários tipos. A seguir, estão citados cinco romances conhecidos e seus tipos.

Assinale aquele cujo tipo está indicado erradamente.

Considerando o contexto da novela “Campo geral”, do autor João Guimarães Rosa, analise as assertivas a seguir:

I- O convívio familiar, o cultivo das amizades, a vida rural e a necessidade inevitável de encarar os desafios que a condição humana apresenta são elementos secundários desta narrativa.

II- A narrativa é contada em 3ª pessoa, mas a história é apresentada sob a perspectiva de Miguilim, criança não tanto curiosa ou emotivo porque não enxergava bem.


III- “Fazer estórias, tudo com um viver limpo, novo, de consolo.” Miguilim descobriu que por meio da estória é possível recontar a vida, servindo de consolo. E quem o inspirou foi o seo Aristeu.


IV- A miopia que impedia Miguilim de formar uma visão clara do mundo que o cercava funcionou como uma metáfora da construção do olhar social, familiar, cultural ao longo da infância dele. 

Está (ão) INCORRETA (S):

Considerando o contexto do romance “Vidas secas”, do autor Graciliano Ramos, leia as assertivas abaixo e ao final marque a opção CORRETA em relação ao que se pede:


I- Fabiano se autocaracteriza como um “homem” porque depois da caminhada impiedosa pela aridez da caatinga, junto à família, conseguiu se tornar vaqueiro e cuidar de casa alheia.

II- Sinha Vitória passava a sonhar com a cama de lastro de couro quando Fabiano roncava com segurança.

III- É no quadro intitulado “BALEIA”, do romance “Vidas secas”, que a personagem Baleia (cachorra) ganha características humanas: “Olhou-se de novo, aflita. Que lhe estaria acontecendo?”

IV- O menino mais velho tinha muita admiração pelo pai e o menino mais novo interessava-se pelas palavras.

Observe o seguinte texto:

Lembrou-lhe de repente a notícia do jornal, a chegada do primo Basílio... Um sorriso vagaroso dilatou-lhe os beicinhos vermelhos e cheios. — Fora o seu primeiro namoro, o primo Basílio! Tinha ela então dezoito anos! Ninguém o sabia, nem Jorge, nem Sebastião... De resto fora uma criancice; ela mesma, às vezes, ria, recordando as pieguices ternas de então, certas lágrimas exageradas! Devia estar mudado o primo Basílio. Lembrava-se bem dele — alto, delgado, um ar fidalgo, o pequenino bigode preto levantado, o olhar atrevido, e um jeito de meter as mãos nos bolsos das calças fazendo tilintar o dinheiro e as chaves! Aquilo começara em Sintra, por grandes partidas de bilhar muito alegres, na quinta do tio João de Brito, em Colares. Basílio tinha chegado então da Inglaterra: vinha muito bife, usava gravatas escarlates passadas num anel de ouro, fatos de flanela branca, espantava Sintra!

O trecho acima é retirado do romance de Eça de Queiroz, intitulado O Primo Basílio.

Sobre esse romance, assinale a afirmativa verdadeira.

“Com maestria, o escritor mineiro recupera vocábulos antigos, combina palavras de maneira inusitada ou mesmo cria novos termos, um de seus maiores dons.”


ROSA, João Guimarães. Campo geral. 2 ed. São Paulo: Global Editora, 2022

Considerando o contexto da novela “Campo geral”, do autor João Guimarães Rosa, observe os trechos a seguir:

“Tio Terêz contava que tinham esbarrado o eito na roça, porque uma chuva toda vinha, ia ser temporal:[...]”

“E no mais ralhava sempre, porque Miguilim não enxergava onde pisasse, vivia escorregando e tropeçando, esbarrando, quase caindo nos buracos: — ‘Pitosga…’ ”

“— Mãe! Acode ligeiro, o Miguilim está dando excesso!…”

“O gato Sossõe que rastreava sorrateiro, capaz de caçar alguma lagartixa: com um zapetrape ele desquebrava a lagartixa, homem de fazer assim até com calango [...].”

“Mas todos, de Tomèzinho e Chica a Luisaltino e Vovó Izidra, mesmo estando tristes, como estavam, só respondiam com lisice de assuntos, bobagens que o coração não consabe.”


A interpretação CORRETA dos termos em destaque apresenta-se, respectivamente, em: 

Livro 1: “Campo geral” (Autor João Guimarães Rosa);
Livro 2: “Vidas secas” (Autor Graciliano Ramos).

Com base na leitura atenta da novela “Campo geral”, do autor João Guimarães Rosa, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir:


( )   O narrador da novela, onisciente, e sob a perspectiva do protagonista, conta a história do menino Miguilim
que nasceu e morava no Mutum, uma região do sertão mineiro, com os pais, dois irmãos e duas irmãs.
( )   A primeira vez que Miguilim teve medo de morrer ocorreu quando o seo Deográcias, que entendia de
remédios, o examinou e disse que o menino, muito magrinho, poderia ficar héctico.
( )   O Tio Terêz, que gostava da mãe de Miguilim, pediu ao menino que entregasse um bilhete a ela, bem
escondido, mas Miguilim, tempos depois, disse que havia rasgado o bilhete e jogado os pedacinhos no
rego.
( )   Em breve espaço de serenidade e paz, ocorreu desgraças: o cachorro Gigão é estraçalhado por um
tamanduá; Tomèzinho é ferroado por marimbondo; o touro Rio-Negro machuca a mão de Miguilim e Dito
morre.


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é

Os Lusíadas são a grande obra do Classicismo português.

Assinale a afirmação correta sobre essa obra.

Considerando o contexto do romance do autor Lima Barreto, Triste fim de Policarpo Quaresma, classifique as afirmativas abaixo como “V”, para as verdadeiras, ou “F”, para as falsas, e, depois, responda o que se pede. 

(    ) De acordo com o narrador onisciente do romance, Policarpo Quaresma era meticuloso, doce, modesto, honesto, pequeno, magro. Usava pince-nez e fraque, e por isso, tinha um “quê” de pedante e pretensioso.

(    ) No trecho da narrativa “[...] o major conhecia bem sofrivelmente francês, inglês e alemão; e se não falava tais idiomas, lia-os e traduzia-os corretamente.”, a palavra em destaque significa, semanticamente, razoavelmente.

(    ) Um diálogo entre a Olga, afilhada do major Quaresma, e Anastácio, caseiro do major Quaresma, no interior do sítio “Sossego”, revela uma realidade marcada pela injustiça social, pois os programas de governo visam favorecer a mão de obra de origem europeia.

(    ) O major Quaresma foi levado à prisão, na Ilha das Cobras, por ter escrito um requerimento ao presidente da Câmara dos Deputados propondo uma mudança do idioma nacional, do português para o tupi-guarani, de forma clara, franca, nitidamente; até mesmo com paixão, indignado. Lá, deu-se conta de que podia esperar pela morte e seu sentimento foi de desilusão, de arrependimento, por ter passado toda sua vida atrás da miragem de estudar a Pátria.

A sequência CORRETA de afirmativas de cima para baixo é:

Livro 1 “Memórias póstumas de Brás Cubas” (Autor: Machado de Assis);
Livro 2 “Triste fim de Policarpo Quaresma” (Autor: Lima Barreto).

No romance do autor Lima Barreto, Triste fim de Policarpo Quaresma, a personagem protagonista Policarpo Quaresma, mais conhecido por “Major Quaresma”, cidadão brasileiro, é subsecretário do Arsenal de Guerra e demonstra um comportamento patriótico exacerbado. Considerando o contexto dessa obra e os trechos apresentados nas opões abaixo, qual trecho NÃO apresenta uma manifestação ufanista do “major Quaresma”, segundo o narrador onisciente?

Na obra Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, o narrador-protagonista “Brás Cubas”, durante a narração, revela acomposição detalhada e atenta das personagens do romance. A partir dessa consideração, ENUMERE a 2ª coluna (características das personagens) de acordo com a 1ª (personagens), segundo “Brás Cubas”, e, ao final, responda o que se pede.

( 1 ) Virgília                                                                                (   )   “[...] moça graciosa, um tanto acanhada a princípio [...]. Faltava-lhe                                                                                                                    elegância, mas compensava-a com os olhos, que eram so tinham o                                                                                                                  defeito de se não arrancarem de mim [...].”

( 2 ) Marcela                                                                              (   )    “[...] séria, carrancuda, às vezes triste.” “Com isto iam-se passando os                                                                                                                anos, não a beleza, porque não a tivera nunca.”

( 3 ) Eugênia                                                                              (   )    “O rosto dizia-me que não; ao mesmo tempo os olhos me contavam                                                                                                                   que, já outrora, como hoje, ardia neles a flama da cobiça.”

( 4 ) Sabina                                                                                (   )    “Achei-a mais gorda, e talvez mais moça. Parecia ter vinte anos, e                                                                                                                     contava com trinta. Graciosa, afável, nenhum acanhamento nenhum                                                                                                                 ressentimento.” “[...] não herdara a flor amarela e mórbida.”

( 5 ) Dona Eulália                                                                       (   )   “Em verdade, parecia ainda mais mulher do que era, seria criança                                                                                                                     nos seus folgares de moça; mas assim quieta, impassível, tinha a                                                                                                                     compostura de mulher casada.”

( 6 ) Dona Plácida 

                                                                                                   (   )   “[...] era clara, muito clara, faceira, ignorante, pueril, cheia de ímpetos                                                                                                                 misteriosos; muita preguiça e alguma devoção -, devoção, ou talvez   ( 7 ) Dona Emerenciana                                                                      medo; creio que medo.”                                                                           

Marque a sequência CORRETA na ordem de cima para baixo.

Livro 1 “Memórias póstumas de Brás Cubas” (Autor: Machado de Assis);
Livro 2 “Triste fim de Policarpo Quaresma” (Autor: Lima Barreto).

Assinale a opção CORRETA. Em conflito com o mundo, o discurso de Brás Cubas, na obra Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, apresenta um indivíduo solitário, presunçoso, medíocre, capaz de se referir, ironicamente, a diversas passagens de sua própria vida. Considerando o contexto da referida obra, qual dos fragmentos da narração abaixo apresentados NÃO apresenta um tom de comicidade ou de deboche?

Considerando o contexto do romance do autor Lima Barreto, Triste fim de Policarpo Quaresma, classifique as afirmativas abaixo como “V”, para as verdadeiras, ou “F”, para as falsas, e, depois,responda o que se pede.

(  )  De acordo com o narrador onisciente do romance, Policarpo Quaresma era meticuloso, doce, modesto, honesto, pequeno, magro. Usava pince-nez e fraque, e por isso, tinha um “quê” de pedante e pretensioso.


(  )  No trecho da narrativa “[...] o major conhecia bem sofrivelmente francês, inglês e alemão; e se não falava tais idiomas, lia-os e traduzia-os corretamente.”, a palavra em destaque significa, semanticamente, razoavelmente.


(  )  Um diálogo entre a Olga, afilhada do major Quaresma, e Anastácio, caseiro do major Quaresma, no interior do sítio “Sossego”, revela uma realidade marcada pela injustiça social, pois os programas de governo visam favorecer a mão de obra de origem europeia.


(  )  O major Quaresma foi levado à prisão, na Ilha das Cobras, por ter escrito um requerimento ao presidente da Câmara dos Deputados propondo uma mudança do idioma nacional, do português para o tupi-guarani, de forma clara, franca, nitidamente; até mesmo com paixão, indignado. Lá, deu-se conta de que podia esperar pela morte e seu sentimento foi de desilusão, de arrependimento, por ter passado toda sua vida atrás da miragem de estudar a Pátria.

A sequência CORRETA de afirmativas de cima para baixo é:

Livro 1 “Memórias póstumas de Brás Cubas” (Autor: Machado de Assis);
Livro 2 “Triste fim de Policarpo Quaresma” (Autor: Lima Barreto).

Na obra Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, o narrador-protagonista “Brás Cubas”, durante a narração, revela a composição detalhada e atenta das personagens do romance. A partir dessa consideração, ENUMERE a 2ª coluna (características das personagens) de acordo com a 1ª (personagens), segundo “Brás Cubas”, e, ao final, responda o que se pede.

Marque a sequência CORRETA na ordem de cima para baixo.

“Minha terra tem palmeiras / Onde canta o sabiá / As aves que aqui gorjeiam / Não gorjeiam como lá.”

Esses versos famosos pertencem ao Romantismo. A característica romântica mais marcante presente neles é 

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