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Quanto ao uso dos registros da linguagem, analise as assertivas.

  1. Whatsapp de adolescente a um amigo: Oi, cara. Vamos no cinema no domingo? Me responde logo.→ Linguagem coloquial adequada.
  2. E-mail de aluna do ensino médio a uma de suas professoras: Envio-lhe este e-mail para justificar minha falta ontem, que era dia de prova. Amanheci muito mal, com dores pelo corpo. Amanhã levarei atestado médico. Obrigada. → Linguagem culta adequada.
  3. Ligação telefônica de estudante universitário à secretaria de seu curso: Aí, cara, tô ligando pra saber se amanhã vai ter aula, se vão abrir o portão. → Linguagem coloquial adequada.

Está correto o que se afirma em

Leia o texto para responder à questão.

O poema de Oswald de Andrade, ao ilustrar a maneira como determinadas palavras são pronunciadas,

Uma marca de polifonia é apresentada explicitamente pela:

Leia o fragmento.

[...] quamdo a rollda vehesse acerca daquella porta, que elles bradariam altas vozes apupamdo: “Ex a rraposa vai! Eyla rraposa vai!” e que estomçe (grifo nosso) estevessem quedos e nom movessem nada [...].

(A cronica d’El Rey D. João I. In: VASCONCELLOS, J. L. Textos arcaicos. Lisboa: Clássica, 1922, p. 78).

Na palavra destacada nesse excerto, observa-se a presença da variação

A respeito da linguagem predominante no texto em questão, é correto afirmar que se trata de um(a)

Leia o texto a seguir.

"Nascemos em meio a um mundo de linguagem, aprendemos a língua em contato com as pessoas que nos cercam e já estavam inseridas nessa linguagem. [...] Produzimos e lemos textos orais e escritos, nos comunicamos por gestos, lemos imagens, interpretamos sons. [...] Para evitar que cada falante use a língua à sua maneira, em todo o mundo existem especialistas que registram, estudam e sistematizam o que é a língua de um povo em certo momento, o que dá origem à norma-padrão, uma espécie de lei que orienta o uso social da língua."

(CEREJA, W. & MAGALHÃES, T. C. Gramática Reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 2013, p. 29).

Com base no que apontam os dois teóricos, é CORRETO afirmar que a linguagem formal deve ser necessariamente empregada:

O excerto transcrito que apresenta, na expressão em destaque, um registro linguístico próprio da modalidade oral da linguagem é:

Sobre os elementos linguísticos que compõe o texto, é correto o que se afirma em:

Quanto ao uso dos registros da linguagem, analise as assertivas.

I- Whatsapp de adolescente a um amigo: Oi, cara. Vamos no cinema no domingo? Me responde logo. → Linguagem coloquial adequada.

II- E-mail de aluna do ensino médio a uma de suas professoras: Envio-lhe este e-mail para justificar minha falta ontem, que era dia de prova. Amanheci muito mal, com dores pelo corpo. Amanhã levarei atestado médico. Obrigada. → Linguagem culta adequada.

III- Ligação telefônica de estudante universitário à secretaria de seu curso: Aí, cara, tô ligando pra saber se amanhã vai ter aula, se vão abrir o portão. → Linguagem coloquial adequada.

Está correto o que se afirma em 

Com base no Texto II, responda à questão.

Em “Do mesmo modo, também devemos nos proteger e ser precavidos no mundo virtual", a palavra “mesmo" e variavel em gênero e numero. Nas frases abaixo, a palavra “mesmo" e variável, EXCETO em:

Em “Mas, a coisa não é tão simples assim” (2º parágrafo), o uso da palavra “coisa” é informal, pelo seguinte motivo:

No Texto 1, percebe-se o uso de uma linguagem mais informal, próxima da língua falada e de acordo com a situação de comunicação retratada. Analise as quatro assertivas a seguir sobre o uso da variante linguística utilizada no texto em análise.

I. Em “Eu tenho o sono muito leve, e numa noite dessas (...)" (linhas 1-2), a imprecisão referente à data é própria da linguagem informal.

II. Em “Perguntaram-me se o ladrão estava armado (...)" (linha 13), a ênclise é própria da modalidade oral informal.

III. Em “O tiro fez um estrago danado no cara!" (linha 24), “danado" é uma gíria muito comum e, nesse contexto, significa “enorme".

IV. Em “(...) e a turma dos direitos humanos, que não perderiam isso por nada neste mundo" (linhas 27-29), há uma problema de concordância, recorrente na variante informal da língua portuguesa.

É verdadeiro o que está contido somente em

Abaixo estão aspectos do aprendizado da língua, mais aceitos atualmente, que nortearam a elaboração dessa atividade, exceto:

Acerca do trecho “Pode ser que seja apenas a língua mudando, sem que os falantes percebam”, conclui-se que o ensino de língua que confronta essa perspectiva focaliza

Ya yá Massemba

Que noite mais funda calunga              

 No porão de um navio negreiro             

  Que viagem mais longa candonga         

     Ouvindo o batuque das ondas                   

Compasso de um coração de pássaro 

 No fundo do cativeiro                             

É o semba do mundo calunga              

Batendo samba em meu peito               

 Kabiecile Kawo Okê arô oke                   

 Quem me pariu foi o ventre de um navio

 Quem me ouviu foi o vento no vazio       

  Do ventre escuro de um porão                

 Vou baixar o seu terreiro                        

 Epa raio, machado, trovão                     

 Epa justiça de guerreiro                         

MENDES, R.; CAPINAM. Disponível em: http://multishow.globo.com.

Acesso em: 29 set. 2013 (fragmento).

A canção Ya yá Massemba mistura palavras de origem africana ao vocabulário da língua portuguesa, mostrando que elas integraram o nosso patrimônio linguístico. Em qual dos versos há exemplos que comprovam esse aspecto?

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