A classificação sintática dos termos destacados não está correta em:
O substantivo “bicho” aparece três vezes nos versos do poema, exercendo, respectivamente, as seguintes funções sintáticas:
Dos verbos do trecho: "passei a virar o rosto na tentativa de obrigá-los a se dirigir a ela, a conversar com ela e a reconhecer sua existência.", apenas podem ser classificados como transitivos indiretos:
No plano sintático, o pronome em destaque funciona como
“Às vezes ficamos estagnados numa vontade de agir de forma bitransitiva na intrepidez de jogar um objeto direto na cabeça daquele que ousa nos desafiar." Quanto a palavra destacada é CORRETO afirmar que:
Assinale a frase em que o termo destacado não é objeto indireto.
Analise a oração a seguir: “ Na escola, os alunos leram os livros."
Na oração, o termo sublinhado exerce função sintática de:
Em uma das alternativas a seguir, o termo destacado da primeira parte do primeiro parágrafo do texto funciona como objeto direto da oração a qual pertence. Assinale-o.
Texto 2
1 Para o Brasil o homem da África foi trazido
principalmente como mão de obra: a mão de obra
capaz de substituir o indígena, pois este não estava
afeito ao trabalho sedentário e de rotina da lavoura.
(...)
2 Foi particularmente o escravo que influiu na
organização econômica e social do Brasil,
constituindo a escravidão uma daquelas três forças
– as outras duas, a monocultura e o latifúndio – que
caracterizam o processo de exploração da nova
terra portuguesa; e que fixaram igualmente a
paisagem social da vida de família ou coletiva no
Brasil. Esta distinção já a fazia Joaquim Nabuco,
em 1881, antecipando-se assim aos modernos
estudos de interpretação antropológica ou
sociológica sobre o negro: “o mau elemento da
população não foi a raça negra, mas essa raça
reduzida ao cativeiro", escreveu ele em “O
Abolicionismo".
3 Essa situação de escravo, portanto, marca
como traço fundamental e indispensável de ser
assinalada a presença do negro africano no Brasil;
a influência não foi do negro em si, mas do escravo
e da escravidão, já observou Gilberto Freyre.
Como escravo, e por causa da escravidão, o negro
africano teve sua vida perturbada; dela afastado
bruscamente, misturou-se com outros grupos
culturais. Esta circunstância contribuiu para que os
5
valores culturais de que era portador fossem
prejudicados em sua completa autenticidade ao se
integrar no Brasil.
4 Não puderam os escravos negros manter
íntegra sua cultura, nem utilizar preferentemente
suas técnicas em relação ao novo meio. Não foi
possível aos negros revelarem e aplicarem todo o
seu conjunto cultural: ou porque, ao contato com
outros grupos negros, receberam ou perderam
certos elementos culturais, ou porque, como
escravos, tiveram sua cultura deturpada. Daí os
sincretismos e os processos transculturativos.
5 Talvez este fato tenha concorrido para fazer
com que no novo meio nem sempre fosse o negro
um conformado; um joão-bobo que aceitasse
pacificamente o que lhe era imposto. Foi, ao
contrário, e por vezes através de processos
bastante expressivos – e o caso dos Palmares é
típico –, um rebelado.
(JÚNIOR, M. Diégues. Etnias e culturas no Brasil. 4 ed.: Rio,
Paralelo, INL, 1972, p. 85-6.)
Acerca da oração: “Esta distinção já a fazia Joaquim Nabuco, em 1881” (§ 2), pode-se afirmar que:
Em “Não me falou em amor.” (v.9), o pronome destacado participa da estrutura da oração exercendo a função sintática de:
Os elementos verbais e não verbais do quadrinho permitem afirmar que, segundo Calvin: 1. se os seres humanos fossem realmente inteligentes se preocupariam com a preservação ambiental. 2. seres inteligentes procuram fazer contato com outros seres inteligentes. 3. o desmatamento pode ser um atrativo para os extraterrestres, pois poderia facilitar o pouso de suas naves na Terra. 4. as formas de vida inteligente fora da Terra sabem que os humanos são seres perigosos. Assinale a alternativa correta.