Acerca da comunicação como produto do processo social, julgue o item subsequente.
Na sociedade, o eixo de compreensão de uma mensagem está na quantidade de informação recebida pela mídia.
Sobre os estudos acerca da opinião pública, assinale a alternativa INCORRETA.
A respeito da comunicação enquanto campo e processo, julgue o item a seguir.
Na sociedade atual, é a mídia quem gera a realidade social, uma vez que os acontecimentos chegam às pessoas por meio da mídia e são construídos por meio de sua capacidade discursiva.
A experiência estética vem sendo algo midiatizado há mais de um século. Com relação a esse tema, julgue o item a seguir.
A mediação tecnológica provoca a substituição da experiência autêntica e, por consequência, a sensível perda da memória involuntária.
Julgue o próximo item, acerca das relações entre a comunicação, a sociedade e a cultura.
No modelo de comunicação de Lasswell, a mensagem é o que, por meio do fluxo de informações geradas, integra as instituições sociais.
Acerca da comunicação como produto do processo social, julgue o item subsequente.
A comunicação interpessoal reforça a ação da mídia na sociedade.
No que se refere aos chamados estudos fundadores da ciência da comunicação, julgue o item abaixo.
Em Apocalípticos e Integrados, Humberto Eco apresenta os estudos iniciais da comunicação a partir da análise da cultura de massa junto às tecnologias, divididos entre os que condenam os meios de comunicação de massa (devido à alienação e a novas formas de violência) e os que os absolvem (pela democratização da cultura).
A respeito da comunicação enquanto campo e processo, julgue o item a seguir.
A utilização da palavra “massa” para designar um público ou uma audiência carrega a presunção de algo amorfo, sem rosto e sem identidade.
Julgue o próximo item, acerca das relações entre a comunicação, a sociedade e a cultura.
Para os estudos em comunicação, uma pintura pelo agrupamento de signos com sentido completo é um texto.
Leia o trecho abaixo retirado do livro Cibercultura, de Pierre Levy (São Paulo: Editora 34, 1999, p. 237).
Cada novo sistema de comunicação fabrica seus excluídos. Não havia iletrados antes da invenção da escrita. A impressão e a televisão introduziram a divisão entre aqueles que publicam ou estão na mídia e os outros. Como já observei, estima-se que apenas pouco mais de 20% dos seres humanos possui um telefone. Nenhum desses fatores constitui um argumento sério contra a escrita, a impressão, a televisão ou o telefone. O fato de que haja analfabetos ou pessoas sem telefone não nos leva a condenar a escrita ou as telecomunicações – pelo contrário, somos estimulados a desenvolver a educação primária e a estender as redes telefônicas. Deveria ocorrer o mesmo com o ciberespaço.
O fator determinante para inclusão digital é
Nos estudos sobre os meios de comunicação de massa muitos teóricos, como, por exemplo, os norte-americanos Herman e Chomsky (1989), defendem a posição de que a mídia reforça os pontos de vista do establishment (o poder instituído), devido ao poder dos donos dos grandes meios de comunicação e seus anunciantes.
Quanto aos pontos defendidos por esses autores, assinale a alternativa INCORRETA.
Pesquisadores do campo da comunicação têm se dedicado a estudar como a realidade social vem sendo construída pela mídia. Alguns desses estudos se baseiam na teoria do Agenda Setting, cujo pressuposto é o de que:
Segundo o teórico da comunicação, Mauro Wolf (1985), as teorias da comunicação não podem ser ordenadas apenas por critérios cronológicos. Articulam as determinações de contexto social e histórico, os tipos teóricos evocados sob as teorias da mídia de massa, além do modelo de processo comunicativo que cada uma delas apresenta. Ainda assim, o autor distinguiu modelos de teorias da comunicação já sedimentados em nossos dias.
Assinale a alternativa INCORRETA quanto aos modelos descritos pelo autor.
Em relação às teorias da comunicação a única alternativa INCORRETA é:
O autor John B. Thompson (1995), em “Ideologia e cultura moderna – Teoria social na era dos meios de comunicação social”, aponta as quatro tendências principais no que diz respeito ao desenvolvimento das indústrias dos media. Essas tendências são as seguintes: