Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 14 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

“As maiores alterações decorrentes da utilização da nova tecnologia digital irão, necessariamente, afetar as estruturas físicas dos jornais e, em especial, das editorias de fotografia. Além disso, os próprios conceitos e técnicas fotojornalísticas acabam, necessariamente, sofrendo revisões para se adaptarem à nova forma de fotografar.” (FELZ, 2008). A partir dessa análise do pesquisador Jorge Felz sobre as perspectivas do fotojornalismo a partir da internet, analise as afirmativas abaixo.

I. A linguagem fotográfica sofreu alterações a partir do digital. No universo analógico, em um filme de 35mm, as dimensões do negativo são de 24 x 36mm e a relação entre largura e altura é de 1:1,5. Essa é uma proporção áurea do retângulo fotográfico.

II. Em várias câmeras digitais, essa relação é alterada para 3:4. Com isso, o enquadramento passa para uma forma quase quadrada, que representaria a forma geométrica do equilíbrio absoluto. Poucos assuntos se adaptam a esse formato.

III. Essa transformação do formato fotográfico parece ter relação direta com o fato de a imagem digital ter surgido para ser vista na tela de TV e no monitor do computador, já que os primeiros CCDs equipavam câmeras de vídeo.

IV. Em função desse novo formato, os fotógrafos precisam realizar cortes nas imagens para torna-las mais quadradas, além de cuidar para capturar imagens com contrastes fortes e um grande número de linhas.

Estão corretas as afirmativas:

Considerando o assunto do texto apresentado, julgue o item seguinte.

O design de jornais impressos tem sido revigorado em razão da concorrência na configuração midiática contemporânea, marcada pela presença das novas tecnologias digitais.

No que se refere a planejamento gráfico em jornalismo, julgue o item a seguir.

O projeto gráfico e a diagramação são duas etapas distintas do processo de planejamento gráfico de um jornal. O primeiro consiste no ordenamento diário dos elementos nas páginas e a segunda estabelece a definição conceitual e o padrão gráfico geral da publicação.

Com relação aos processos de produção gráfica, julgue o item que se segue.

No fluxo do processo de impressão, um canal de saída de uma etapa se torna o canal de entrada de outra.

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, relativo à teoria da imagem.

O cenário, os objetos que compõem a cena, o elenco, o figurino, os enquadramentos e os movimentos da câmera definem a linguagem de um produto audiovisual.

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item subsecutivo, relativo a propriedades de um projeto gráfico editorial.

Espaços em branco têm a função de facilitar a leitura e a compreensão do texto.

Considerando o assunto do texto apresentado, julgue o item seguinte.

No Brasil, os tamanhos gráficos mais utilizados nos jornais são o Berliner (aproximadamente 47 cm × 31,5 cm) e o tabloide (aproximadamente 35,5 cm × 30,5 cm).

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item subsecutivo, relativo a propriedades de um projeto gráfico editorial.

São exemplos de tipos de organização as chamadas, as legendas e os intertítulos.

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item que se segue, a partir dos fundamentos de design da informação.

Os significados dos elementos visuais incluídos nas peças gráficas precisam ser analisados, pois podem variar conforme a sociedade e o seu contexto histórico.

Considerando o assunto do texto apresentado, julgue o item seguinte.

Com relação à análise do manuseio, o jornal e a revista possuem o mesmo estilo.

No desenvolvimento do jornalismo impresso, forma e conteúdo se tornaram indissociáveis, reconhecendo que o aspecto visual tem grande importância na atração do olhar do leitor e no estabelecimento até mesmo de um vínculo afetivo com ele. Assim, o planejamento gráfico integrou-se por completo ao fazer jornalístico. Acerca do projeto gráfico de um jornal, julgue o próximo item.

Ao enviar um produto gráfico para impressão, é necessário, antes, fazer a indicação da marca de corte, ou seja, a delimitação do número de cores que irá compor o layout, diferenciando texto e imagem.

Com relação aos processos de produção gráfica, julgue o item que se segue.

A etapa do ajuste de texto calcula o espaço que texto e imagem ocuparão em uma impressão final.

Considerando o assunto do texto apresentado, julgue o item seguinte.

O projeto gráfico determina as características visuais da publicação e estipula um padrão a ser reproduzido em cada nova edição.

O que determina a classificação dos processos de impressão como diretos ou indiretos?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282