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O reconhecimento do direito à educação escolar específica e diferenciada para os povos indígenas brasileiros prevê o direito à reorganização das bases educativas escolares, de modo que atendam aos interesses, às demandas e às dinâmicas culturais e interculturais próprias de cada povo. Esse direito, previsto não somente nos referenciais como em outros dispositivos legais concernentes à educação escolar indígena, diz respeito, especificamente, a um elemento fundamental no processo educativo em seu caráter cultural, que é o
Além do processo inicial de alfabetização, na educação básica, o ensino da língua materna indígena deverá desenvolver atividades para a
A concepção política e pedagógica que orienta essas diretrizes para as escolas indígenas é a de
Conforme a Lei nº 18.969/2015, no processo educacional, é preciso articular o ambiente escolar a outros espaços comunitários, a fim de que sejam garantidos o desenvolvimento sustentável e a preservação da identidade cultural das etnias indígenas. A esse respeito, é correto afirmar que, para isso ocorrer de fato, é necessário que as (os)