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“A Semana de Arte Moderna foi uma manifestação artístico-cultural que ocorreu no Teatro Municipal em São Paulo em 1922. O evento reuniu diversas apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de obras (pintura e escultura) e palestras. Os artistas envolvidos propunham uma nova visão de arte".

https://www.todamateria.com.br/semana-de-arte-moderna/

Sobre esse movimento que marcou a cultura brasileira, assinale a alternativa correta.

Sobre o cangaço: I- O Cangaço pode ser dividido em três subgrupos: os que prestavam serviços caracterizados para os latifundiários; os "satisfatórios", expressão de poder dos grandes fazendeiros; e os cangaceiros independentes, com características de banditismo. II- Os cangaceiros conheciam bem a Caatinga, e por isso, era tão fácil fugir das autoridades. Estavam sempre preparados para enfrentar todo o tipo de situação. III- A revolução de 30 é o fim do cangaço como modo de vida IV-O cangaceiro, um deles, em especial Lampião, tornou-se personagem do imaginário nacional, ora caracterizado como uma espécie de Robin Hood, que roubava dos ricos para dar aos pobres, ora caracterizado como uma figura prérevolucionária, que questionava e subvertia a ordem social de sua época e região. São CORRETAS:

Com relação à produção historiográfica das décadas de 1930 e 1940, julgue o item subsequente.

Tema corrente no Brasil desde o século XIX, a diversidade racial da população brasileira seguia como assunto polêmico em 1930, tendo sido debatida por intelectuais importantes desse período, como Oliveira Vianna e Gilberto Freyre.

Aos alunos do Ensino Fundamental, o Professor poderá apresentar a seguinte definição: “Forma de controle político sobre o eleitor por meio da coação e do abuso de autoridade, para que vote em determinado candidato."

No contexto da História, o fragmento acima conceitua:

No que se refere à história republicana brasileira, julgue o próximo item, a respeito da Primeira República e da denominada Revolução de 1930.

A denominada Revolução de 1930 teve como resultados o rompimento com o modelo econômico e as práticas de trabalho liberais da Primeira República, a ampliação da participação do Estado na economia e a instituição de políticas sociais.

Que presidente após a renúncia de Deodoro da Fonseca, contando com o apoio dos setores do Exército e de cafeicultores paulistas, assumiu o governo brasileiro?

Como explica a professora Alômia Abrantes em seu texto 'Paraíba Masculina': honra e virilidade na Revolução de 1930", o baião Paraíba, composto por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, homenageia o estado ao fazer referência indireta a um conflito interno entre “coronéis" e o poder público estadual cujas consequências impactaram na política nacional em 1930. Os versos que fazem alusão ao conflito são: “Paraíba masculina, Muié macho sim sinhô"; “Eita pau pereira, que em Princesa já roncou"; “Eita Paraíba, Muié macho sim sinhô." A respeito do conflito aludido no baião Paraíba, assinale a alternativa que indica corretamente o nome dele e sua consequência para a política nacional da época.

A maior revolta civil do Brasil no período da Primeira República ocorreu no Sul do país, em uma região que era disputada judicialmente entre os estados do Paraná e Santa Catarina (1912- 1916). Essa revolta foi:

O movimento operário brasileiro, no contexto da Primeira República, foi muito influenciado pela corrente anarco-sindicalista que defendia princípios e estratégias de luta específicas. Como exemplo de um princípio e de uma estratégia, considera-se, respectivamente,

O Decreto-Lei nº 1.641, de 1907, conhecido como “Lei Adolfo Gordo" previa

É parte das consequências da histórica Greve de 1917 ocorrida em São Paulo, relembrada no ano de 2017 por seu centenário:

No século XX, fruto das agruras vivenciadas por diversas parcelas de sua população, o Brasil foi palco de inúmeras manifestações populares que, de modo distinto, foram alvos de estudos historiográficos. Sobre os movimentos sociais do último século, levando em conta algumas de suas causas, relacione os itens a seguir com a sua descrição numerando adequadamente as lacunas.

(1) Revolta de Juazeiro
(2) Tenetismo
(3) Revolta da Chibata
(4) Guerra do Contestado
(5) Revolta da Vacina

( ) Ocorrida em 1904, foi um reflexo, sobretudo, do modo como arbitrária e truculentamente, trataram-se a reforma urbana e algumas questões de saúde pública na cidade do Rio de Janeiro, com pouca informação sendo disponibilizada à população.
( ) Teve como um de seus líderes o padre Cícero Romão Batista, o padre Cícero. Ocorreu no interior do Ceará em 1914 e, fruto de uma disputa intraoligárquica, foi uma tentativa de se alijar do poder o governador do estado.
( ) Tendo como palco parte dos estados do Paraná e de Santa Catarina, ocorreu entre os anos de 1912 e 1916. Entre outros motivos, decorreu de problemas fundiários originados pela construção de uma estrada de ferro e pelo início da extração de madeira na região. Sob a influência de líderes messiânicos como José Maria, aqueles que foram impactados pelas mudanças ocorridas na região e pelo desemprego ao término da obra, ao se organizarem em comunidades agrícolas, passaram a representar uma ameaça.
( ) Liderada por João Cândido Felisberto, ocorreu em 1910. Foi um motim realizado por marujos brasileiros integrantes da Marinha, decorrente, sobretudo, dos castigos físicos, péssimas condições de trabalho e pequenos soldos.
( ) A partir do Levante dos 18 do Forte, ocorrido em 1924, chamou a atenção da opinião pública ao mobilizar oficiais de baixa patente do exército, que combatiam os “vícios e desvios" criados pelos políticos profissionais defendendo, entre outras bandeiras, o fim do voto aberto, a instituição do voto secreto, a independência do poder Judiciário e um Estado mais forte.

A sequência correta é

Assinale a alternativa em que os presidentes da República Velha aparecem na ordem cronológica de suas posses:

No que se refere à história republicana brasileira, julgue o próximo item, a respeito da Primeira República e da denominada Revolução de 1930.

Na década de 20 do século XX, o movimento tenentista, por se opor ao nacionalismo e à centralização política característica do período pós-Primeira Guerra Mundial, foi amplamente apoiado pelas classes médias urbanas.

Aos alunos do Ensino Fundamental, o Professor poderá apresentar a seguinte definição:

“hábitos políticos e sociais de chefes locais denominados coronéis. Suas raízes estão ligadas à tradição patriarcal e à velha estrutura agropecuária existentes no país, desde os tempos remotos."

No contexto da História, o fragmento acima conceitua:

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