Sob o influxo da vitória parisiense, o mês de março de 1848 foi expandindo, como um fio vermelho, ao longo dos dias, a sucessão de insurreições, motins e revoltas populares. Era a primavera dos povos. No começo de 1847, um ano antes de seu início, a Liga dos Justos, organização conspirativa revolucionária, já anunciava a eclosão de uma revolução grandiosa, que provavelmente decidiria, por um século, os destinos da humanidade.
Daniel Aarão Reis. Folha de S.Paulo. Domingo, fev./1998 (com adaptações)
Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue (C ou E) o próximo item, relativo ao panorama histórico mundial do século XIX e às questões políticas e nacionais de então.
Sob a liderança de Otto Von Bismark, a Liga dos Três Imperadores, que havia sido formada entre Áustria-Hungria, Alemanha e Rússia para coibir as políticas expansionistas da França, tornou-se a base para a formação da Tríplice Entente.
Para enfraquecer a economia inglesa, Napoleão Bonaparte decretou o Bloqueio Continental que proibia os países europeus de comercializarem com a Inglaterra. Que país desrespeitou o decreto de Napoleão?
Com relação ao Congresso de Viena, julgue os itens a seguir.
O Congresso de Viena conferiu estabilidade ao sistema de Estados da Europa, tendo o continente passado mais de um século sem guerras.
Acerca do Congresso de Viena e das transformações da ordem geopolítica europeia que dele resultaram, julgue o item.
A Suécia passou a controlar a Noruega, como compensação pela perda da Finlândia.
A respeito da vida cultural nos séculos XIX e XX, julgue o item.
Aspecto essencial às vanguardas literárias da Europa ocidental nas primeiras décadas do século XX era o compromisso com ideias e programas à esquerda do espectro político.
O desenvolvimento da historiografia mundial, fenômeno que
o século XX consagrou, permite novos olhares sobre o
passado protagonizado pelas sociedades. No Brasil,
multiplicam-se estudos que lançam luz sobre a trajetória do
País, da colônia aos dias atuais. Da independência, em 1822,
passando pela implantação da República, em 1889, ao
cenário presente, a história brasileira é marcada por avanços
e recuos, enfrentando percalços e se mostrando ainda
inconclusa em relação à construção da cidadania.
Relativamente à história contemporânea, da produção do
conhecimento histórico a alguns dos mais marcantes fatos
ocorridos no Brasil e no mundo, julgue os itens de 91 a 100
A renovação historiográfica no mundo contemporâneo distingue-se radicalmente do Positivismo do século XIX por não reconhecer no fato, ou seja, no acontecimento, matéria-prima para a produção do saber histórico, substituído por teorias totalizantes.
Acerca do Congresso de Viena e das transformações da ordem geopolítica europeia que dele resultaram, julgue o item.
Sob a presidência do imperador da Áustria, foi criada a Confederação Alemã, para congregar boa parte dos Estados que dantes estavam vinculados ao Sacro Império Romano-Germânico.
A partir de meados do século XIX, os Estados Unidos da América (EUA) passaram por importantes mudanças internas e por uma notável expansão territorial, além de terem ampliado sua presença política internacional. Com relação a esses temas, julgue o item.
Para obter o controle do canal no istmo do Panamá, o governo norte-americano incentivou a conquista da independência do Panamá em relação à Costa Rica e obteve da Colômbia a desistência do litígio acerca das ilhas panamenhas no Caribe.
A política externa norte-americana tem dedicado, historicamente, grande atenção à América Latina. Acerca desse tema, julgue o item subsecutivo.
Tropas norte-americanas intervieram no México, em 1914, para exigir que o governo mexicano se desculpasse por alegado insulto à bandeira norte-americana e, em 1916, para perseguir o líder revolucionário Pancho Villa.
A partir de meados do século XIX, os Estados Unidos da América (EUA) passaram por importantes mudanças internas e por uma notável expansão territorial, além de terem ampliado sua presença política internacional. Com relação a esses temas, julgue o item.
Como consequência da vitória norte-americana na Guerra Hispano-Americana de 1898, os EUA anexaram a Flórida, as Filipinas, Porto Rico e Guam, e a Espanha foi obrigada a conceder a independência a Cuba.
A política externa norte-americana tem dedicado, historicamente, grande atenção à América Latina. Acerca desse tema, julgue o item subsecutivo.
A Doutrina Monroe, anunciada em 1823, não impediu que potências europeias ocupassem territórios no continente latino-americano, tampouco que fizessem intervenções militares nos países da região.
A política externa norte-americana tem dedicado, historicamente, grande atenção à América Latina. Acerca desse tema, julgue o item subsecutivo.
Na Primeira Conferência dos Estados Americanos, realizada em Washington em 1889, os países hispano-americanos, com exceção do México, aprovaram o projeto norte-americano de construir um canal interoceânico na América Central para conectar as costas americanas do Pacífico e do Atlântico e facilitar o comércio e as comunicações.
Sobre o Tratado de Viena, assinado em 1815, importante para compreendermos muitos dos conflitos surgidos na Europa do século XIX, podemos afirmar que o seu principal objetivo era:
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue o item.
Traços distintivos da vida política portuguesa nos três primeiros quartéis do século XIX foram o predomínio do absolutismo e a relativa fragilidade dos grupos liberais.
No dia 10 de março de 2016, o promotor Cassio Conserino virou piada na internet ao citar o filósofo Georg Wilhelm Friedrich
Hegel no pedido de prisão preventiva do ex-presidente Lula. Ao lado de José Carlos Blat e Fernando Henrique de Moraes Araújo, do
Ministério Público de São Paulo, no item 129 da denúncia, lê-se: “As atuais condutas do denunciado LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA,
que outrora chegou a emocionar o país ao tomar posse como Presidente da República em janeiro de 2003 (‘o primeiro torneiro
mecânico’ a fazê-lo de forma honrosa e democrática), certamente deixariam Marx e Hegel envergonhados”. Uma grande confusão
por parte de Conserino, pois percebe-se que queria se referir, de forma irônica, à dupla Karl Marx e Friedrich Engels, autores de “O
Manifesto Comunista”, e acabou citando Hegel, que, de fato, é reconhecidamente um dos maiores pensadores da corrente dialética
e do historicismo, mas não da esquerda.
Sobre o pensamento marxista de Marx e Engels, examine as asserções seguintes:
I- O capitalismo é um sistema no qual a burguesia concentra o capital e os meios de produção (instalação, máquina e matéria-prima)
e explora o trabalho do proletariado, mantendo-o numa situação de pobreza e alienação. Por estar baseado nessa característica
contraditória, a de explorar seu próprio alicerce - a classe trabalhadora -, o sistema prepara o caminho para sua própria destruição.
II- O conceito de luta de classes explica a oposição entre explorados (trabalhadores) e exploradores (proprietários dos bens de
produção). De acordo com o socialismo científico, a luta de classes desencadearia uma revolução proletária que teria como
resultado o fim do capitalismo e a implantação do comunismo. Nesse novo sistema, essa luta de classes não existiria mais, pois não
haveria mais exploradores e explorados.
III- Mais-valia é um conceito que explica a exploração do trabalhador pelo empresário. É a diferença entre a riqueza gerada pelos
operários e o valor pago, em forma de salário, pelos empresários a esses trabalhadores. É assim que o capitalista acumula capital.
De acordo com Marx e Engels, a mais-valia deve permanecer no comunismo.
IV- O Marxismo propõe um determinado modelo teórico, fundando o que podemos chamar de “história científica”, ou seja,
pertence às correntes teóricas que caracterizam a história como uma ciência. Em síntese, o marxismo rompe com a filosofia da
história idealista, rejeitando os pressupostos filosóficos que embasariam a construção do conhecimento.
V- O materialismo histórico é passível de observação, análise e quantificação. Dessa forma, podemos observar que o materialismo
histórico trabalha com aquilo que é possível mensurar nas sociedades, por exemplo, as estruturas econômico-sociais, escapando das
formulações mais filosóficas.
Estão corretos os itens: