No aniversário do primeiro decênio da Marcha sobre Roma, em outubro de 1932, Mussolini irá inaugurar sua Via dell Impero; a nova Via Sacra do Fascismo, ornada com estátuas de César, Augusto, Trajano, servirá ao culto do antigo e à glória do Império Romano e de espaço comemorativo do ufanismo italiano. Às sombras do passado recriado ergue-se a nova Roma, que pode vangloriar-se e celebrar seus imperadores e homens fortes; seus grandes poetas e apólogos como Horácio e Virgílio.
SILVA, G. História antiga e usos do passado um estudo de apropriações da Antiguidade-sob o regime de Vichy. São Paulo: Annablume, 2007 (adaptado)
A retomada da Antiguidade clássica pela perspectiva do patrimônio cultural foi realizada com o objetivo de
cartaz expõe um dos lemas da Guerra Civil Espanhola (1936-1939), conflito em que as forças republicanas, apoiadas por brigadas voluntarias
internacionais, foram derrotadas, porem,
As Brigadas Internacionais foram unidades de combatentes formadas por voluntários de 53 nacionalidades dispostos a lutar em defesa da República espanhola. Estima-se que cerca de 60 mil cidadãos de várias partes do mundo incluindo 40 brasileiros tenham se incorporado a essas unidades. Apesar de coordenadas pelos comunistas, as Brigadas contaram com membros socialistas, liberais e de outras correntes políticoideológicas.
SOUZA, I. I. A Guerra Civil Européia História Viva, n. 70, 2009 (fragmento).
A Guerra Civil Espanhola expressou as disputas em curso na Europa na década de 1930. A perspectiva política comum que promoveu a mobilização descrita foi o(a)
A primeira produção cinematográfica de propaganda
nitidamente antissemita foi Os Rotschilds (1940), de
Erich Waschneck. Ambientado na Europa conturbada
pelas guerras napoleônicas, o filme mostrava como essa
importante família de banqueiros judeus beneficiou–se
das discórdias entre as nações europeias, acumulando
fortuna à custa da guerra, do sofrimento e da morte de
milhões de pessoas. O judeu é retratado como uma
criatura perigosa, de mãos aduncas, rosto encarniçado e
olhar sádico e maléfico.
PEREIRA, W. Cinema e genocídio judaico: dimensões da memória audiovisual do nazismo e
do holocausto. In: Educando para a cidadania e a democracia. 6ª Jornada Interdisciplinar.
Rio de Janeiro: SME; UERJ, jun. 2008 (fragmento).
Os Rotschilds foi produzido na Alemanha nazista. A partir
do texto e naquela conjuntura política, o principal objetivo
do filme foi
Em 1937, Guernica, na Espanha, foi bombardeada
sob o comando da força aérea da Alemanha nazista, que
apoiou os franquistas durante a Guerra Civil Espanhola
(1936–1939).
A pintura–mural de Picasso e a fotografia retratam os
efeitos do bombardeio, ressaltando, respectivamente:
Os três tipos de poder representam três diversos tipos de motivações: no poder tradicional, o motivo da obediência é a crença na sacralidade da pessoa do soberano; no poder racional, o motivo da obediência deriva da crença na racionalidade do comportamento conforme a lei; no poder carismático, deriva da crença nos dotes extraordinários do chefe.
BOBBIO, N. Estado, Governo, Sociedade: para uma teoria geral da política.
São Paulo: Paz e Terra, 1999 (adaptado).
O texto apresenta três tipos de poder que podem ser identificados em momentos históricos distintos.
Identifique o período em que a obediência esteve associada predominantemente ao poder carismático:
Entre os principais fatores que estiveram na origem dos conflitos ocorridos durante a primeira metade do século XX estão