Bastar-se a si mesma a uma meta a que tende a produção da natureza e também o mais perfeito estado. portanto, evidente que toda cidade esta
na natureza e que o homem a naturalmente feito para a sociedade política. Aquele que, por sua natureza e não por obra do acaso, existisse sem
nenhuma pátria seria um individuo detestável, muito acima ou muito abaixo do homem, segundo Homero: um ser sem lar, sem família e sem leis.
ARISTOTELES. A Política. Disponível em: http://.cfh.ufsc.br (adaptado). Para Aristóteles, a cidade resulta de um(a)
O Ministério da Verdade — ou Miniver, em Novilingua —era completamente diferente de qualquer outro objeto visível.
Era uma enorme pirâmide de alvíssimo cimento branco, erguendo-se terraço sobre terraço, trezentos metros sobre o solo.
De onde Winston conseguia ler, em letras elegantes colocadas na fachada, os três lemas do Partido: GUERRA E PAZ; LIBERDADE E ESCRAVIDAO;
IGNORANCIA E Forca.
ORWELL, G. 1984. São Paulo: Nacional, 1984.
Na referida obra ficcional, o autor critica regimes existentes ao longo do século XX.
o mecanismo de dominação social utilizado pela
instituição descrita no texto promoveria
Queixume das operárias da seda
Sempre tecemos panos de seda
E nem por isso vestiremos melhor [...]
Nunca seremos capazes de ganhar tanto
Que possamos ter melhor comida [...]
Pois a obra de nossas mãos
Nenhuma de nós terá para se manter [...]
E estamos em grande miséria
Mas, com os nossos salários, enriquece aquele para
quem trabalhamos
Grande parte das noites ficamos acordadas
E todo o dia para isso ganhar
Ameaçam–nos de nos moer de pancada
Os membros quando descansamos
E assim, não nos atrevemos a repousar.
CHRÉTIEN DE TROYES apud LE GOFF. J. Civilização do Ocidente Medieval.
Lisboa: Edições 70, 1992.
Tendo em vista as transformações socioeconômicas da
Europa Ocidental durante a Baixa Idade Média, o texto
apresenta a seguinte situação:
A cultura ocidental acentuadamente
antropocêntrica foi marcada por processos
convergentes de desenvolvimento técnico–científico e
acumulação de riquezas, propiciados pela expansão
colonial, que resultaram na revolução industrial, no
fortalecimento da ideia de progresso e no processo de
ocidentalização do mundo.
FERREIRA, L. C. Dilemas do século XX: ideias para uma sociologia da questão ecológica. In:
SILVA, J. P. (Org.) Por uma Sociologia do século XX. São Paulo: Annablume, 2007 (adaptado).
Esse processo de acumulação de riquezas no Ocidente,
por longos séculos, se fez à custa da degradação do
meio natural. Do ponto de vista da cultura e do imaginário
ocidental moderno, isso se deveu à
Nos anos que se seguiram à Segunda Guerra, movimentos como o Maio de 1968 ou a campanha contra a Guerra do Vietnã culminaram no estabelecimento de diferentes formas de participação política. Seus slogans, tais como Quando penso em revolução quero fazer amor, se tomaram símbolos da agitação cultural nos anos 1960, cuja inovação relacionava-se
A política foi, inicialmente, a arte de impedir as pessoas de se ocuparem do que lhes diz respeito. Posteriormente, passou a ser a arte de compelir as pessoas a decidirem sobre aquilo de que nada entendem.
VALÉRY, P. Cadernos. Apud BENEVIDES, M. V. M. A cidadania ativa. São Paulo: Ática, 1996.
Nessa definição, o autor entende que a história da política está dividida em dois momentos principais: um primeiro, marcado pelo autoritarismo excludente, e um segundo, caracterizado por uma democracia incompleta. Considerando o texto, qual é o elemento comum a esses dois momentos da história política?
O fenômeno da escravidão, ou seja, da imposição do trabalho
compulsório a um indivíduo ou a uma coletividade, por parte
de outro indivíduo ou coletividade, é algo muito antigo e, nesses
termos, acompanhou a história da Antiguidade até o séc. XIX.
Todavia, percebe-se que tanto o status quanto o tratamento
dos escravos variou muito da Antiguidade greco-romana até o
século XIX em questões ligadas à divisão do trabalho.
As variações mencionadas dizem respeito
A Revolução Cubana veio demonstrar que os negros estão muito mais preparados do que se pode supor para ascender socialmente. Com efeito, alguns anos de escolaridade francamente aberta e de estímulo à autossuperação aumentaram, rapidamente, o contingente de negros que alçaram aos postos mais altos do governo, da sociedade e da cultura cubana. Simultaneamente, toda a parcela negra da população, liberada da discriminação e do racismo, confraternizou com os outros componentes da sociedade, aprofundando o grau de solidariedade.
Tudo isso demonstra, claramente, que a democracia racial é possível, mas só é praticável conjuntamente com a democracia social. Ou bem há democracia para todos, ou não há democracia para ninguém, porque à opressão do negro condenado à dignidade de lutador da liberdade corresponde o opróbrio do branco posto no papel de opressor dentro de sua própria sociedade.
RIBEIRO, D. O povo brasileiro: A fonnação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1999 (adaptado).
Segundo Darcy Ribeiro, a ascensão social dos negros cubanos, resultado de uma educação inclusiva, com estímulos à autossuperação, demonstra que
O Marquês de Pombal, ministro do rei Dom José I, considerava os jesuítas como inimigos, também porque, no Brasil, eles catequizavam os índios em aldeamentos autônomos, empregando a assim chamada língua geral. Em 1755, Dom José I aboliu a escravidão do índio no Brasil, o que modificou os aldeamentos e enfraqueceu os jesuítas. Em 1863, Abraham Lincoln, o presidente dos Estados Unidos, aboliu a escravidão em todas as regiões do Sul daquele país que ainda estavam militarmente rebeladas contra a União em decorrência da Guerra de Secessão. Com esse ato, ele enfraqueceu a causa do Sul, de base agrária, favorável à manutenção da escravidão. A abolição final da escravatura ocorreu em 1865, nos Estados Unidos, e em 1888 no Brasil. Nos dois casos de abolição de escravatura, observam-se motivações semelhantes, tais como
Os Jogos Olímpicos tiveram início na Grécia, em 776 a.C., para celebrar uma declaração de paz. Na sociedade contemporânea,
embora mantenham como ideal o congraçamento entre os povos, os Jogos Olímpicos têm sido palco de manifestações de
conflitos políticos. Dentre os acontecimentos apresentados abaixo, o único que evoca um conflito armado e sugere sua
superação, reafirmando o ideal olímpico, ocorreu
O texto abaixo reproduz parte de um diálogo entre dois personagens de um romance.
- Quer dizer que a Idade Média durou dez horas? – Perguntou Sofia.
- Se cada hora valer cem anos, então sua conta está certa. Podemos imaginar que Jesus
nasceu à meia-noite, que Paulo saiu em peregrinação missionária pouco antes da meianoite
e meia e morreu quinze minutos depois, em Roma. Até as três da manhã a fé cristã
foi mais ou menos proibida. (...) Até as dez horas as escolas dos mosteiros detiveram o
monopólio da educação. Entre dez e onze horas são fundadas as primeiras
universidades.
Adaptado de GAARDER, Jostein. O Mundo de Sofia, Romance da História da Filosofia. São Paulo: Cia das Letras, 1997
O ano de 476 d.C., época da queda do Império Romano do Ocidente, tem sido usado como
marco para o início da Idade Média. De acordo com a escala de tempo apresentada no
texto, que considera como ponto de partida o início da Era Cristã, pode-se afirmar que