Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 35 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Diversos fatores são necessários para se realizar uma gestão eficiente e inteligente em uma empresa. Com base nisso, suponha uma empresa que deseje adotar uma ferramenta que seja focada em priorizar tarefas. Considerando que tal ferramenta deve ser de fácil uso e de baixo custo financeiro, assinale a alternativa que apresenta o recurso mais indicado nesse caso

Quanto à matriz SWOT, é correto afirmar que as

Os Tribunais elaboram seus Planejamentos Estratégicos de Tecnologia da Informação − PETIs como o primeiro desdobramento

dos planejamentos estratégicos institucionais, o que demonstra o reconhecimento de que a tecnologia é um dos meios capazes

de contribuir fortemente para a melhoria dos serviços prestados pelos Tribunais brasileiros. Estes PETIs devem

Considerando o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação − PETI e o Planejamento Estratégico Empresarial −

PEE, é correto afirmar que o

Tendo a figura acima apresentada como referência e considerando a legislação vigente, julgue os itens que se seguem, a respeito do processo de planejamento de TI e seus instrumentos.

Uma das vantagens da aplicação da técnica SWOT (strenghts, weaknesses, opportunities, threats), durante o planejamento de TI, consiste na realização de análise dos ambientes de TI externos e internos à organização, com vistas à identificação de fatores de influência existentes.

O planejamento estratégico de tecnologia da informação
(PETI) constitui atividade norteadora dos objetivos e estratégias
institucionais de longo prazo. Nesse planejamento, a TI é analisada
como componente da estratégia geral da organização, sendo
importante a identificação de objetivos de TI que estejam alinhados
aos objetivos estratégicos organizacionais. Um modelo de
referência simples, porém eficaz, para estabelecimento do
alinhamento estratégico entre a TI e o negócio corporativo consiste
na identificação de necessidades de informação e respectivas
necessidades de serviços de TI, a partir das estratégias
organizacionais, conforme ilustrado na figura a seguir.

Imagem 008.jpg

Tendo como referência as informações acima, julgue os itens a
seguir, a respeito desse planejamento e do alinhamento de TI e
negócio buscado nesse processo.

As organizações mais desenvolvidas podem incluir, em seu planejamento estratégico institucional, mapas estratégicos e resultados avaliados quantitativamente, tais como balanced score card, o que possibilita a identificação mais precisa das necessidades de informação e dos serviços de TI associados.

Tendo a figura acima apresentada como referência e considerando a legislação vigente, julgue os itens que se seguem, a respeito do processo de planejamento de TI e seus instrumentos.

É vedada a contratação pela administração pública de soluções de TI que não tenham sido previstas explicitamente no PETI ou no PDTI.

No que se refere ao planejamento de sistemas de informação e aos métodos de planejamento, julgue os seguintes itens.

O planejamento estratégico de informação (PEI) permite nortear e acompanhar a atuação da área de TI, por meio da definição de estratégias e do plano de ação para implantá–las. No cenário atual de constantes mudanças, esse planejamento estratégico é uma importante ferramenta de apoio à tomada de decisão para o gestor, habilitando–o a agir, de forma proativa, contra as ameaças e a favor das oportunidades.

Tendo a figura acima apresentada como referência e considerando a legislação vigente, julgue os itens que se seguem, a respeito do processo de planejamento de TI e seus instrumentos.

Diferentes soluções de TI podem ser utilizadas para atender a necessidades de TI e de informação semelhantes, razão por que, ao se realizar o planejamento de contratações, devem-se analisar diversas alternativas, com vistas a estabelecer a que seja mais economicamente vantajosa.

Tendo a figura acima apresentada como referência e considerando a legislação vigente, julgue os itens que se seguem, a respeito do processo de planejamento de TI e seus instrumentos.

Não se identificam no PETI as ações necessárias à consecução dos objetivos e metas para a TI corporativa nele definidos.

O planejamento estratégico de tecnologia da informação
(PETI) constitui atividade norteadora dos objetivos e estratégias
institucionais de longo prazo. Nesse planejamento, a TI é analisada
como componente da estratégia geral da organização, sendo
importante a identificação de objetivos de TI que estejam alinhados
aos objetivos estratégicos organizacionais. Um modelo de
referência simples, porém eficaz, para estabelecimento do
alinhamento estratégico entre a TI e o negócio corporativo consiste
na identificação de necessidades de informação e respectivas
necessidades de serviços de TI, a partir das estratégias
organizacionais, conforme ilustrado na figura a seguir.

Imagem 008.jpg

Tendo como referência as informações acima, julgue os itens a
seguir, a respeito desse planejamento e do alinhamento de TI e
negócio buscado nesse processo.

Estratégias organizacionais são identificadas a partir do planejamento estratégico institucional, de modo que a não elaboração desse planejamento pela organização impossibilita o reconhecimento de suas necessidades de informação alinhadas com as necessidades de negócio.

Tendo a figura acima apresentada como referência e considerando a legislação vigente, julgue os itens que se seguem, a respeito do processo de planejamento de TI e seus instrumentos.

O PETI é um instrumento de planejamento de nível estratégico, enquanto o PDTI é um instrumento de planejamento de nível tático, o que explica estar o PDTI alinhado ao PETI, que, por sua vez, deriva do PEI.

Tendo a figura acima apresentada como referência e considerando a legislação vigente, julgue os itens que se seguem, a respeito do processo de planejamento de TI e seus instrumentos.

A contratação de solução de TI deve ser sempre precedida de planejamento, elaborado em harmonia com o PDTI, em alinhamento com o planejamento estratégico institucional.

O planejamento estratégico de tecnologia da informação
(PETI) constitui atividade norteadora dos objetivos e estratégias
institucionais de longo prazo. Nesse planejamento, a TI é analisada
como componente da estratégia geral da organização, sendo
importante a identificação de objetivos de TI que estejam alinhados
aos objetivos estratégicos organizacionais. Um modelo de
referência simples, porém eficaz, para estabelecimento do
alinhamento estratégico entre a TI e o negócio corporativo consiste
na identificação de necessidades de informação e respectivas
necessidades de serviços de TI, a partir das estratégias
organizacionais, conforme ilustrado na figura a seguir.

Imagem 008.jpg

Tendo como referência as informações acima, julgue os itens a
seguir, a respeito desse planejamento e do alinhamento de TI e
negócio buscado nesse processo.

Necessidades de informação são atendidas por sistemas de informação especializados, cujo desenvolvimento deve ser identificado para cada ciclo de planejamento estratégico de TI, razão por que as necessidades de TI devem ser estabelecidas na forma de uma lista fechada de sistemas de informação especializados a serem implantados.

Imagem 004.jpg

A partir do texto acima e acerca de gestão estratégica e de sua relação com gerenciamento de projetos, gerenciamento de serviços, governança de TI e qualidade de software, julgue os itens de 27 a 31.

O planejamento estratégico da organização deve ser desenvolvido como um projeto de longo prazo, cujo produto ou resultado produzido é a construção do plano estratégico.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282