O patrocinador de um projeto de alta complexidade determinou ao gerente que, além das áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos, previstas no PMBOK 6ª Edição, empregue áreas de conhecimento adicionais, que são exigidas em virtude das necessidades específicas do projeto.
Nesse cenário, e de acordo como PMBOK 6ª edição, o gerente do projeto deve:
Uma organização pública quer utilizar a metodologia Scrum para implantar um projeto estratégico de forma ágil. Para tal, considera-se fundamental a criação de uma lista ordenada, incompleta e dinâmica de itens que representam o que ele acredita que será produzido. Essa lista será frequentemente modificada com a adição, subtração, alteração e reordenamento de seus itens.
Nessa metodologia de gestão, essa lista é denominada
De acordo com o PMBOK, mobilizar, desenvolver e gerenciar a equipe do projeto são atividades que fazem parte do agrupamento de processos de gerenciamento de projetos denominado Grupo de Processos de
Segundo o guia Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (PMBOK), a etapa de iniciação é composta de um conjunto de processos que, entre outros objetivos, visa à elaboração e aprovação do Termo de Abertura do Projeto, cujo conteúdo apresenta
Segundo o guia PMBOK, todos os processos de gerenciamento de projetos são agrupados por áreas de conhecimento. A esse respeito, assinale a opção que apresenta exclusivamente áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos.
Um Analista de Planejamento, Orçamento e Gestão está desenvolvendo o cronograma de um projeto seguindo as recomendações do guia PMBOK® 6ª edição. Para estimar a duração mínima do projeto e determinar o grau de flexibilidade nas sequências lógicas das atividades da rede, dentro do modelo do cronograma, ele deverá utilizar
Considere a figura abaixo que apresenta o ciclo de vida de projeto de acordo com o PMBOK v.6.
Nessa figura,
Quanto ao gerenciamento de escopo, tempo, custos e recursos humanos alocados em projetos, julgue os próximos itens.
Uma parte essencial no projeto é o gerenciamento do
recurso humano, que é considerado limitado. Em virtude
disso, o PMBOK define cinco processos que estabelecem
os tipos de profissionais, a hierarquia e a função de cada
um deles dentro do projeto antes e durante a execução.
Esses processos são: planejamento de recursos
humanos; contrato ou mobilização da equipe do projeto;
desenvolvimento da equipe do projeto; e gerenciamento
da equipe de projeto.
Acerca dos conceitos de projeto, programa e processo, julgue os itens subsecutivos.
Segundo o PMBOK (Guide to the Project Management
Body of Knowledge), para que os projetos avancem do
início à conclusão, é necessário o cumprimento de
cinco processos de gerenciamento, que são:
iniciação; planejamento; execução; comunicação; e
encerramento.
Com base no guia PMBOK, assinale a opção correta, acerca dos
processos de iniciação e de planejamento de projetos.
Julgue os próximos itens, relativos à gestão de projetos.
Conforme o enfoque administrativo proposto pelo Guia
PMBOK, a gestão de projetos inclui escopo, tempo, custos,
qualidade e recursos humanos.
O PMBOK é uma das principais publicações do Project Management Institute – PMI, que aborda áreas de conhecimento
relativas a gestão de projetos, entre as quais,
I. Gerenciamento de Escopo, com a descrição detalhada do projeto e do produto.
II. Caminho Crítico, identificando a sequência lógico-evolutiva das atividades envolvidas no projeto.
III. Gerenciamento da Integração, que procura assegurar a coordenação entre os diversos elementos que compõem o projeto.
Está correto o que se afirma APENAS em
A respeito do ciclo de vida dos projetos, assinale a opção correta,
de acordo com o guia PMBOK.
Julgue os próximos itens, relativos à gestão de projetos.
De acordo com o Guia PMBOK, o planejamento do
gerenciamento de risco é uma atividade que inclui o
desenvolvimento de respostas administrativas para mitigar
problemas oriundos de cada risco anteriormente identificado,
sem, no entanto, monitorar esses riscos.
O ciclo de vida de um projeto, segundo o Guia PMBOK
(quinta edição), pode ser adaptado de acordo com
aspectos específicos da organização e apresenta as
seguintes características, exceto: