Você certamente sabe que vivemos em um mundo capitalista, mas afinal, o que isso significa? O capitalismo é um sistema econômico que visa ao lucro e à acumulação das riquezas e está baseado na propriedade privada dos meios de produção. Os meios de produção podem ser máquinas, terras, ou instalações industriais, por exemplo, e eles têm a função de gerar renda por meio do trabalho.
Disponível em: https://www.politize.com.br/capitalismo-o-que-e. Acesso: 13 Jan 2024
Relacione os tipos de capitalismo com suas respectivas descrições:
1. Capitalismo comercial
2. Capitalismo industrial
3. Capitalismo financeiro
4. Capitalismo informacional
( ) Fruto da globalização e dos avanços das tecnologias de comunicação, provocou a aceleração de todos os tipos de fluxos físicos ou virtuais, mudando práticas culturais e sociais.
( ) Tem como objetivo a obtenção de lucro por meio de investimentos e especulação, sendo mais monopolista que seus antecessores, integra grandes empresas, bancos e mercado de capitais, com a criação das bolsas de valores.
( ) Deu início à transição da produção manufatureira para a produção maquinofatureira, a partir das revoluções tecnológicas e políticas em meados do século XVIII, passando o poder para as mãos da burguesia, que defendia o liberalismo econômico e o estado mínimo.
( ) Considerado pré-capitalista, quando não havia industrialização, o sistema econômico estava baseado em trocas, adoção de práticas mercantilistas, regime político absolutista e controle estatal da economia, visando uma balança comercial favorável.
A relação correta, na ordem apresentada, é:
Uma fábrica na qual os operários fossem, efetiva e integralmente, simples peças de máquinas executando cegamente as ordens da direção pararia em quinze minutos. O capitalismo só pode funcionar com a contribuição constante da atividade propriamente humana de seus subjugados que, ao mesmo tempo, tenta reduzir e desumanizar o mais possível.
CASTORIADIS, C. A instituição imaginária da sociedade.
Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
O texto apresenta uma contradição interna do capitalismo caracterizada pela