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A matriz energética mundial e a matriz energética brasileira apresentam significativas diferenças, como pode ser visto na figura a seguir.

Figura 1- Matriz energética mundial

Figura 2 – Matriz energética brasileira

Fonte: EPE, 2018.

Tendo essas diferenças como parâmetros interpretativos e, baseando-se em seus conhecimentos, identifique os itens certos e os itens errados, sobre as afirmações expostas.
( ) O Brasil, de certa forma, não apresenta dependência estratégica de fontes fósseis de energia, ao contrário do resto do mundo.

( ) O incentivo em relação à energia de biomassa é definitivamente um potencial pouco explorado nas recentes gestões governamentais brasileiras.

( ) O petróleo é uma commodity em franca decadência no mundo e no Brasil.

( ) O investimento em energia nuclear deveria ser uma prioridade na agenda política brasileira para favorecer ainda mais a nossa matriz energética.

Assinale a alternativa correspondente à sequência correta:

Desde a antiguidade os seres humanos se organizam e constroem civilizações próximas ao mar, pois dele extrai recursos e o utiliza para diversas atividades em seu dia-a-dia. Historicamente os oceanos foram fundamentais nas grandes navegações para que povos descobrissem novas terras, ampliassem seus territórios e colocassem em prática seu projeto de colonização. Sobre a exploração econômica dos oceanos, assinale a alternativa INCORRETA:

O consumo de energia é um dos principais indicadores do desenvolvimento econômico e do nível de qualidade de vida de qualquer sociedade. Ele reflete tanto o ritmo de atividade dos setores industrial, comercial e de serviços, quanto a capacidade da população para adquirir bens e serviços tecnologicamente
mais avançados, como automóveis (que demandam combustíveis), eletrodomésticos e eletroeletrônicos (que exigem acesso à rede elétrica e pressionam o consumo de energia elétrica).

Fonte: BRASIL, Agência Nacional de Energia Elétrica. Atlas de energia elétrica do Brasil. 3ed. Brasília: Aneel, 2008.

Observe o gráfico a seguir:

Sobre as características dos países e regiões do mundo a partir dos dados do gráfico, é procedente afirmar que

Sobre as contribuições didáticas e pedagógicas dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's), propostas curriculares e a utilização de novos recursos didáticos e tecnológicos, é correto afirmar que:

I - Os PCN's sugerem para o processo de aprendizagem o uso de diversos recursos didáticos no planejamento das aulas e definição das atividades propostas aos alunos, sendo o ensino-aprendizagem do tipo passivo e receptivo.

II - Apesar da aula expositiva e o uso do livro didático já não serem mais uma realidade comum, os recursos tecnológicos devem ser tidos como uma alternativa possível para a realização de determinadas atividades.

III - Apesar de a memorização ser uma prática no ensino da Geografia, a mesma é considerada um problema devido ao ensino se tornar limitado, permitindo apenas a aprendizagem de fenômenos e conceitos e não sua compreensão.

IV - Os conteúdos geográficos podem ser abordados utilizando-se a perspectiva da leitura da paisagem: observação e descrição, explicação e interação, territorialidade e extensão, análise e a representação de espaço.

V - Entre os assuntos da Geografia, podem ser trabalhados pelo professor temas que se relacionam com a Ética, a Pluralidade Cultural, o Trabalho e o Consumismo, a Saúde, a Orientação Sexual e o Meio Ambiente.

Estão corretas as alternativas:

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