Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d

“A divisão do Brasil em regiões é uma preocupação que esteve presente desde a criação do IBGE. A necessidade de um conhecimento aprofundado do Território Nacional, visando, na década de 1940, mais diretamente à sua integração e, nas divisões posteriores, à própria noção de planejamento como suporte à ideia de desenvolvimento, passou a demandar a elaboração de divisões regionais mais detalhadas do País, isto é, baseadas no agrupamento de municípios, diferentemente das divisões até então realizadas pelo agrupamento dos estados federados. No século XX, foram elaboradas pelo IBGE divisões regionais contemplando os conceitos de Zonas Fisiográficas (década de 1940), Microrregiões e Mesorregiões Homogêneas (1968 e 1976) e Mesorregiões e Microrregiões Geográficas (1989).
O IBGE apresenta em 2017 um novo quadro regional vinculado aos processos sociais, políticos e econômicos sucedidos em território nacional desde a última versão da Divisão Regional do Brasil publicada na década de 1990: a Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Intermediárias."

https://www.ibge.gov.br/geociencias-novoportal/organizacao-do-territorio/divisao-regional/15778-divisoes-regionais-do-brasil.html?=&t=o-que-e

Com relação aos aspectos gerais desse novo quadro regional, analise as afirmativas e assinale a opção correta.

I. As regiões geográficas imediatas têm na rede urbana o seu principal elemento de referência. Essas regiões são estruturadas a partir de centros urbanos próximos para a satisfação das necessidades imediatas das populações, tais como: compras de bens de consumo duráveis e não duráveis; busca de trabalho; procura por serviços de saúde e educação; e prestação de serviços públicos, como postos de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, do Ministério do Trabalho e de serviços judiciários, entre outros.

II. As regiões geográficas intermediárias correspondem a uma escala intermediária entre as unidades da Federação e as regiões geográficas imediatas. Preferencialmente, buscou-se a delimitação das regiões geográficas intermediárias com a inclusão de metrópoles ou capitais regionais do estudo de redes e hierarquia urbana e regiões de influência das cidades. Em alguns casos, principalmente onde não existiam metrópoles ou capitais regionais, foram utilizados centros urbanos de menor dimensão que fossem representativos para o conjunto das regiões geográficas imediatas as quais compuseram as suas respectivas regiões geográficas intermediárias.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil é dividido em cinco macrorregiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Sergipe, o menor Estado brasileiro em extensão territorial, faz parte da macrorregião Nordeste, ocupando uma área de 21.918,443 km2, com 75 municípios. Tem como limites: a leste o Oceano Atlântico; a sul e oeste o Estado da Bahia; e a norte o Estado de Alagoas (IBGE, 2017). Sobre o Estado do Sergipe, assinale a alternativa correta:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282