A economia de escala, desenvolvida no interior de grandes fábricas com sistemas de produção rígidos, tem sido complementada pela economia de escopo, desenvolvida em fábricas menores e mais flexíveis. Nesta, a produção pode se descentralizar mais facilmente nacional e mundialmente. Ao mesmo tempo, disseminou-se a prática da terceirização, que consiste em repassar para outras empresas atividades de suporte e serviços, como limpeza, manutenção, alimentação e, muitas vezes, a própria produção.
https://www.scielo.br/j/prod/a/FD8rNqkDhCThKcmxmFJsRwL/?format=pdf&lang=pt.
Sobre as principais regiões industriais do planeta, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A região do Ruhr é uma aglomeração metropolitana localizada no oeste da Alemanha, sendo a maior região de indústrias
modernas na Europa, especializada em robótica e criação de inteligências artificiais.
( ) O Vale do Silício, na Califórnia, foi o primeiro parque tecnológico implantado no mundo, sendo um dos mais importantes e servindo de modelo para outros. Tem como destaque as indústrias de semicondutores, produtoras de microprocessadores para indústrias ligadas à informática: computadores e periféricos (hardware); sistemas e programas (software).
( ) O parque industrial japonês situa-se no interior do país, ligando largas e modernas autoestradas, bem como rápidas
ferrovias aos portos. Destaca-se a ilha Honshu, com a segunda aglomeração urbano-industrial do mundo no eixo Tóquio-Osaka, com grande importância para os parques tecnológicos: Tsukuba e Kansai.
As afirmativas são, respectivamente,
(...) Esse é um sistema de produção industrial difundido na década de 1960. (...) Seu surgimento foi fruto da frustração dos operários de uma determinada fábrica, que não estavam se interessando por suas tarefas e funções. Diante disso, a direção da fábrica deveria tomar uma atitude para que sua produção continuasse atingindo seus principais objetivos: a perfeição e a segurança dos produtos. Com forte influência dos sindicatos trabalhistas do país, a relação entre os empregados e as máquinas se inverteu (...) Os trabalhadores eram extremamente valorizados, e também trabalhavam de maneira coletiva, de modo que não existia uma hierarquia. A fábrica era dividida em diversos grupos de funcionários, que juntos organizavam e distribuíam suas funções, conforme o domínio de cada um. Desse modo, era possível que os empregados fossem realocados para as mais diversas parcelas do processo, eliminando a tradicional rigidez das produções.
https://pucconsultoriajr.com.br/entendacomo-funciona-esse-modelo-de-producao/
O modelo de produção apresentado no texto é o
“[...] quanto maior é a participação do setor primário e secundário na economia, maior tende a ser a emissão de CO2 nos estados brasileiros”
(MASSUNGA; MANGONI; DOLIVEIRA, 2022).
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, uma atividade do setor primário e uma do setor secundário da economia.
Assinale a alternativa que identifica CORRETAMENTE o trecho apresentado.
Ainda que a agricultura e a pecuária sejam os carros-chefes da economia goiana, ao longo das últimas 4 décadas, o Estado tem ampliado suas produções industriais.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma das principais e mais fortes produções industriais do Estado de Goiás.
O programa “Desenvolvimento e segurança na região ao norte das calhas dos rios Solimões e Amazonas: Projeto Calha Norte”, está fundamentado nas razões apresentadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
Sobre as medidas que permitiram a instalação de um enclave industrial em Manaus, analise as afirmativas a seguir.
I. A isenção das taxas de importação sobre máquinas e matérias primas necessárias à produção industrial.
II. A cobrança dos impostos de exportação sobre os produtos da Zona Franca destinados aos mercados de consumo do Centro-Sul do país.
III. As vantagens decorrentes dos incentivos fiscais, como a isenção de impostos, para a instalação das unidades produtivas no polo industrial.
Está correto o que se afirma em
No âmbito econômico, o comércio foi o responsável pelo contato de regiões relativamente autossuficientes. O intercâmbio mercantil caminhou ao lado da ampliação das possibilidades de circulação no globo terrestre e, de certa forma, fomentou o processo hoje conhecido como globalização. Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.
A fragmentação internacional da produção industrial, em escala global, é uma forma atual e radical de divisão internacional do trabalho
Atualmente, muitas regiões do planeta estão cercadas por problemas ambientais, tais como a deterioração da qualidade do ar e seus impactos negativos. A esse respeito, julgue o item seguinte
No Brasil, devido ao processo de industrialização tardio e à desconcentração industrial, o processo de acidificação da chuva é inexistente
A cidade é uma gigantesca fábrica de homens modernos. Com base nessa certeza, o projeto nacional-desenvolvimentista formulou — no Brasil e em quase toda a América Latina —, durante as décadas de 50 e 60 do século passado, uma grande questão e avivou uma grande esperança: como o Estado pode construir uma sociedade cultural e politicamente moderna? O projeto nacional-desenvolvimentista carregava consigo a grande esperança de extensão ampla dos benefícios econômicos, políticos e sociais da modernidade a toda a sociedade brasileira.
Internet: <memorialdademocracia.com.br> (com adaptações).
O desenvolvimentismo brasileiro formulou uma visão econômica politicamente engajada no país, e uma das suas ideias mais fortes, diante da sua implantação, e que melhor se encaixa como slogan para a época seria:
A agricultura brasileira, a partir de meados do século XX, passou por um acelerado processo de modernização. As alterações nos mecanismos produtivos, que levaram à formação dos complexos agroindustriais (CAI), acarretaram não só mudanças na organização da agricultura nacional, mas também na distribuição territorial da produção e na inserção do país no comércio internacional.
Sobre os impactos ambientais, sociais e econômicos provocados pelos complexos agroindustriais (CAI), assinale a afirmativa incorreta.
Quando a demanda de quantidade e qualidade tornou-se imprescindível; quando os mercados ficaram mundialmente diversificados e, portanto, difíceis de ser controlados; e quando o ritmo da transformação tecnológica tornou obsoletos os equipamentos de produção com objetivo único, o sistema de produção em
massa ficou mais rígido e dispendioso para as características da nova economia. O sistema flexível surgiu como uma possível resposta para superar essa rigidez.
CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
O modelo industrial mais flexível, pautado na cooperação, na mão de obra multifuncional, no controle de qualidade e redução de riscos, é conhecido como
A Revolução Industrial foi um processo de grandes transformações e consequências, tanto econômicas quanto sociais, que teve seu surgimento na Inglaterra durante o século XVIII. Entre as consequências sociais dessa revolução podemos mencionar
O modelo industrial que perdurou no século XIX vem passando por declínio, em decorrência da Revolução Técnico Cientifica Informacional, ocorrendo grandes mudanças. Essa revolução se caracteriza
O pioneirismo inglês no processo de Revolução Industrial em meados do século XVIII, pode ser explicado por diversos fatores citados abaixo, dos quais é INCORRETO afirmar: