Como conclusão provisória, parece então que a globalização tem, sim, o efeito de contestar e deslocar as identidades centradas e “fechadas” de uma cultura nacional. Ela tem um efeito pluralizante sobre as identidades, produzindo uma variedade de possibilidades e novas posições de identificação, e tornando as identidades mais posicionais, mais políticas, mais plurais e diversas; menos fixas, unificadas ou trans-históricas.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade.
Rio de Janeiro: DP&A, 2011.
De acordo com o texto, o processo apresentado contribuiu para
Por trás da “mágica” do Google Assistant de sua capacidade de interpretar 26 idiomas está uma enorme equipe de linguistas distribuídos globalmente, trabalhando como subcontratados, que devem rotular tediosamente os dados de treinamento para que funcione. Eles ganham baixos salários e são rotineiramente forçados a trabalhar horas extras não remuneradas. A inteligência artificial não funciona com um pozinho mágico. Ela funciona por meio de trabalhadores que treinam algoritmos incansavelmente até que eles automatizem seus próprios trabalhos.
A Inteligência Artificial (IA) da economia freelancer está vindo atrás de você.
Disponível em: https://mittechreview.com.br. Acesso em: 6 out. 2021 (adaptado).
O texto critica a mudança tecnológica em razão da seguinte consequência:
Em seus últimos livros, Milton Santos tratou da globalização. Ele abordou seus aspectos econômicos, analisando o papel das
empresas na internacionalização do capital, mas também os fluxos financeiros e suas implicações na cultura local.
RIBEIRO, W. C. Globalização e geografia em Milton Santos. In: El ciudadano, la globalización y la geografía. Homenaje a Milton Santos. Scripta Nova. Revista electrónica de geografía y ciencias sociales, Universidad de Barcelona, 2002.
Avalie se o eminente geógrafo brasileiro teorizou a respeito e criticou estes aspectos do mundo contemporâneo, a partir dos
seguintes fatores:
I. identificação de um processo que promove a integração mundial e ao mesmo tempo aprofunda as desigualdades entre países e regiões;
II. percepção dos movimentos de resistência à dominação ultraliberal, difundida através das grandes organizações dos meios de comunicação de massa;
III. designação da globalização como fábula, com o surgimento de uma nova consciência, onde as bases técnicas e o conhecimento estarão a serviço da solidariedade e da cidadania.
Está correto o que se afirma em
O BRICS, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, anunciou um processo de expansão no qual Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Argentina, Egito, Irã e Etiópia foram "convidados" a entrar para o grupo, como membros plenos, a partir de 1º de janeiro de 2024. O termo "convite", segundo diplomatas, é uma formalidade técnica, uma vez que os países anunciados já haviam demonstrado interesse em entrar no bloco. Ainda não há definição se o nome do bloco, formado pelas iniciais em inglês dos atuais cinco membros, irá mudar com a sua expansão.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/c3gz5nzlny5o.
A ampliação do grupo foi liderada por China e Rússia, que, além de interesses econômicos, almejam
No âmbito econômico, o comércio foi o responsável pelo contato de regiões relativamente autossuficientes. O intercâmbio mercantil caminhou ao lado da ampliação das possibilidades de circulação no globo terrestre e, de certa forma, fomentou o processo hoje conhecido como globalização. Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.
Com a globalização, o mecanismo de mercado tornou-se capaz de identificar custos e benefícios da produção industrial e encontrar respostas aos desafios ligados à degradação ecológica
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos relevantes do atual cenário mundial, julgue o item.
Uma característica marcante da atual economia globalizada é a significativa redução das desigualdades sociais e entre os países.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes do cenário mundial contemporâneo, julgue o item seguinte.
Infere-se do texto que a globalização, além de ter propiciado a extraordinária expansão do sistema produtivo e a volumosa circulação de bens e capitais, também promoveu significativa redução da desigualdade entre nações e sociedades.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes do cenário mundial contemporâneo, julgue o item seguinte.
O avanço científico e as incessantes inovações tecnológicas, em larga medida responsáveis pela configuração da atual economia globalizada, foram decisivos para a rápida resposta, via vacinas, ao desafio trazido pelo coronavírus.
Nos dias atuais, as mudanças ocorrem rápida e profundamente. As transformações acontecem dia após dia, atingindo os mais variados setores. Considerando esse cenário tão dinâmico, tanto no Brasil quanto no mundo, julgue o item.
A globalização é o nome que geralmente se dá ao atual estágio da economia mundial.
O Brasil é, na contemporaneidade, um dos países emergentes que integram a semi-periferia do sistema mundial. Nessa perspectiva, ele se encontra envolvido em questões e disputas com forte viés econômico, político e cultural, que sucedem, em escala, a antiga disputa geopolítica da Guerra Fria. Considerando esse assunto, julgue o item seguinte, relativo à nova ordem mundial e à regionalização do espaço mundial.
Com a globalização, o sistema financeiro global passa a ter um peso cada vez maior na economia e na vida cotidiana, sendo o Brasil um dos países onde a financeirização da economia é cada vez mais intensa.
O Brasil é, na contemporaneidade, um dos países emergentes que integram a semi-periferia do sistema mundial. Nessa perspectiva, ele se encontra envolvido em questões e disputas com forte viés econômico, político e cultural, que sucedem, em escala, a antiga disputa geopolítica da Guerra Fria. Considerando esse assunto, julgue o item seguinte, relativo à nova ordem mundial e à regionalização do espaço mundial.
Com a globalização e a abertura de novos mercados, o Brasil tem perdido espaço no mercado internacional de commodities, o que coloca a economia brasileira em crise.
O termo globalização gera intenso debate quanto ao seu significado e suas características centrais. Em meio a essa acalorada discussão, no entanto, foi possível chegar a alguns consensos e um deles refere-se ao fato de que, apesar de a globalização ser um fenômeno mundial, seus impactos são locais e regionais, impulsionando mudanças que se desenvolvem de diferentes formas e com intensidade variada.
Internet: <www.scielo.br> (com adaptações).
A globalização como um fenômeno mundial, mas de rebatimentos locais e regionais, tem como consequências
Nos anos 90 do século passado, o Brasil era reconhecido como nova potência regional na economia do mundo. No ano de 2018, estudos do FMI apontaram o sétimo ano seguido de queda na economia internacional. Em que pese o cenário de crise mundial, pode-se destacar que o Brasil desempenha um papel geopolítico no cenário mundial. Assinale a opção correta acerca da geopolítica brasileira no século XXI.
Considerando acontecimentos que bem caracterizam o Brasil e o mundo na atualidade, além de aspectos significativos que inserem Canaã dos Carajás na realidade paraense e brasileira, julgue o item.
A globalização é um fenômeno que, para além da economia, envolve a política, a sociedade e a cultura mundiais, sendo caracterizada, entre outros aspectos, pela ampla circulação de mercadorias, bens, serviços e ideias.
O geógrafo Rogério Haesbaert (2013) compreende que o século XXI provavelmente evidenciará um novo período, ainda não muito claro, da força da contradição da globalização em termos de suas dimensões e de seu alcance, aflorando com mais ênfase a dissociação entre sua efetivação material (especialmente em termos tecnoecológicos), seu reconhecimento no campo da cultura (com a ausência ou dificuldade de um consenso simbólico-cultural mais amplo) e sua necessidade (mas também ausência) no nível jurídico-político. Trata-se de uma verdadeira encruzilhada, em que são gestadas novas alternativas, entrelaçando alguns dilemas básicos, tais como: