Por meio delas é possível a representação do relevo em diferentes partes do terreno, ajudando os profissionais a escolher áreas apropriadas para diferentes usos. Quando falamos em produção das curvas de nível, esta pode ser feita tanto através do levantamento topográfico convencional, quanto pela fotogrametria. De toda forma, seja pelo método tradicional ou
aerofotogramétrico, será necessário a criação de um modelo digital do terreno (MDT), contendo todas as informações do local
trabalhado. Por sua simplicidade e facilidade de reprodução, o uso de curvas de nível é a forma mais comum de se documentar o relevo na construção civil.
https://www.geosensori.com.br/2019/05/20/curvas-de-nivel-ponto-crucial-em-um-projeto/
De acordo com a técnica de mapeamento apresentada, relacione as curvas de nível apresentadas a seguir a seus respectivos perfis de relevo.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.

https://www.iberdrola.com/sustentabilidade/
Assinale a opção que apresenta uma explicação para a ocorrência do fenômeno apresentado e uma ação do poder público capaz de atenuá-lo.
Ao olhar para a posição dos sete continentes em um mapa, é fácil supor que são fixas (...) Da perspectiva da Terra, no entanto, os continentes são folhas à deriva em um lago. E as preocupações humanas são uma gota de chuva na superfície da folha. Os sete continentes já estiveram reunidos em uma única massa, um supercontinente chamado Pangeia. E, antes disso, há evidências de outros que remontam a mais de três bilhões de anos: Panótia, Rodinia, Columbia/Nuna, Kenorland e Ur.
https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-61077778.
Os geólogos sabem que os supercontinentes se dispersam e se juntam em ciclos: estamos na metade de um agora.
Sobre a dinâmica abordada no texto, avalie as afirmativas a seguir.
I. As placas tectônicas se movimentam devido as correntes de convecção no manto, causadas por elevadas temperaturas e
diferença de pressão, que aumentam conforme a profundidade.
II. A evolução da geofísica e o surgimento da tecnologia de satélites, comprovaram a teoria da deriva continental, nos anos de 1960, a qual foi proposta por Alfred Wegner no início do século.
III. A espécie humana beneficia-se e prejudica-se das forças da tectônica de placas, estando sujeita aos aspectos positivos e
negativos por elas induzidos, como a constituição da maior parte dos jazigos minerais e os grandes terremotos.
Está correto o que se afirma em
Os minerais se acham distribuídos em todas as rochas da crosta terrestre, mas apenas são passíveis de exploração quando encontrados em concentrações que permitam seu aproveitamento econômico com a tecnologia disponível. No Estado do Amazonas, a maioria dos depósitos minerais metálicos está situada em terrenos pré-cambrianos, que correspondem a cerca de 40% do seu território.
Nesses terrenos ocorre a exploração de depósitos minerais de
Assinale a opção que apresenta uma causa da decadência da economia gomífera no Estado do Amazonas.
No território brasileiro, as estruturas e as formações rochosas são dominantemente antigas, mas as formas do relevo são mais recentes. De forma simplificada, as grandes estruturas que
definem os macrocompartimentos do relevo encontrados no Brasil e na América do Sul são os crátons ou plataformas, os cinturões orogênicos, as grandes bacias sedimentares
paleomesozoicas e as bacias sedimentares cenozoicas. A respeito da estrutura geológica e das formas de relevo no Brasil, segundo a classificação de Jurandyr Ross, assinale a opção correta.
Observe o mapa.

A área indicada em branco no mapa representa um importante recurso mineral explorado no Brasil nos depósitos da Bacia do Paraná. Trata-se das reservas de
A figura ao lado apresenta a divisão do planeta em placas tectônicas, destacando três pontos (A, B e C). Sobre esses pontos, considere as seguintes afirmações:

I – O ponto “A” situa-se na Dorsal Meso-Atlântica. O vulcanismo ali presente resulta da relação divergente entre as placas Euro-Asiática e Norte-Americana.
II – O ponto “B” situa-se em uma área de grande movimento orogenético. O tectonismo ali presente resulta da relação convergente entre as placas Indiana e Euro-Asiática.
III – O ponto “C” representa a região do vulcão Krakatoa, situado numa área de expansão do assoalho oceânico, resultado da relação divergente entre as placas Indiana e do Pacífico.
Das afirmações acima está(ão) correta(s) apenas:
Vila Velha, no Espírito Santo, tem no Paraná uma cidade homônima. Lá existem monumentos geológicos constituídos por uma rocha denominada arenito, o Arenito Vila Velha. A formação destes arenitos remonta há 300 milhões de anos no Período Carbonífero, quando a América do Sul ainda estava ligada à África, à Antártida, à Oceania e à Índia, formando um grande continente chamado de Gondwana.
(Adaptado de http://www.mineropar.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=14)
O arenito é um tipo de:
A figura a seguir representa os tipos de movimentos de placas tectônicas existentes.

Com base na figura e em seus conhecimentos sobre o assunto, associe os tipos de limites que podem ocorrer entre as placas tectônicas (1, 2, 3) às suas corretas definições (A, B e C):
“A constatação da existência das placas tectônicas deu uma nova roupagem às antigas ideias da Deriva Continental, explicando satisfatoriamente muitas das grandes feições geológicas da Terra, como as grandes cordilheiras de montanhas, como os Andes, e respondendo a questões, por exemplo, sobre as concentrações dos sismos e vulcões atuais ou sobre as rochas que já estiveram no fundo dos oceanos e estão hoje no topo de grandes cadeias montanhosas, como nos Himalaias”.
(TASSINARI, C. C. G. et al. Tectônica Global. In: Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2000. 2ª reimpressão, 2003)
Com base nesta reflexão, na figura a seguir e em seus conhecimentos sobre a teoria da tectônica de placas, identifique os itens certos e os itens errados

( ) Zonas de convecção são locais onde a crosta oceânica mais densa mergulharia para o interior da Terra até atingir condições de pressão e temperatura suficientes para sofrer fusão e ser incorporada novamente ao manto.
( ) A teoria da Tectônica de Placas nasceu quando surgiram os primeiros mapas das linhas das crostas atlânticas da América do Sul e da África. Em 1620, Francis Bacon, filósofo inglês, apontou o perfeito encaixe entre estas duas costas e levantou a hipótese de que estes continentes estiveram unidos no passado.
( ) As evidências mais impressionantes da existência de um supercontinente interligado foram a presença de fósseis de Glossopteris em regiões da África e Brasil, cujas evidências se correlacionavam perfeitamente, ao se juntarem os continentes e evidências de glaciação, há aproximadamente 300 Ma.
( ) O supercontinente Pangea teria iniciado a sua fragmentação dividindo-se em dois continentes, sendo o setentrional chamado de Laurásia e a austral de Gondwana.
A alternativa que apresenta a sequência adequada é:
Considerando a estrutura do planeta Terra, contando a partir da superfície onde vivemos, a segunda camada é:
Entre o período Pré-Cambriano e o Quaternário, o clima na Terra tem variado entre condições de quente e úmido ou frio e seco.
Considerando este contexto, analise as asserções a seguir.
I - A deriva das placas tem influenciado a variação climática da Terra ao longo dos milhares de anos.
Porque
II - Os padrões de circulação dos oceanos, assim como os padrões climáticos globais, são influenciados pelas posições e os tamanhos dos continentes.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
Assinale a alternativa que apresente um mineral metálico ferroso: