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Provas: IBGP - 2023 - CBM-MG - Cadete
Disciplina:

Geografia

- Assuntos: Geografia Geral

Sabe-se que nos EUA a agricultura é bastante modernizada, estando interligada à indústria, ao setor de serviços e ao capital financeiro, com grande parte do que é produzido sendo comercializado em bolsas de valores. Nesse contexto, um dos modelos de produção se baseia em grandes propriedades no meio-oeste do país destinados à produção de grãos e fibras – as commodities, que são produtos primários comercializados no mercado mundial. Para otimizar os ganhos intensifica-se o uso do solo e o aprofundamento dos ganhos de escala (produção em largas quantidades). 

Considerando essa descrição de produção, é CORRETO afirmar que trata-se do modelo de produção: 

Para Raffestin (1993), é metafórico considerar a língua um instrumento de dominação,
EXCETO porque:

São referências à desigualdade na produção e distribuição de alimentos no Brasil.

  1. O Brasil é um dos maiores produtores de alimento no mundo.
  2. Mais de 1 milhão de brasileiros sofre com desnutrição pela falta de alimentos.
  3. Em torno de 70% dos brasileiros apresentam problemas de peso e obesidade pelo excesso de consumo de alimentos.
  4. É gritante a desigualdade na distribuição de alimentos, pois muitos brasileiros não têm recursos suficientes para adquiri-los.
  5. Aproximadamente, 20 % de todo o alimento produzido no país são desperdiçados.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Com base nas relações entre a geografia e a política, julgue (C ou E) o item a seguir.

As fronteiras modernas da China, com base em uma coerência geográfica – relevo e hidrografia –, garantem ao país pressupostos defensivos e comerciais eficazes.
A Iniciativa Belt and Road, por sua vez, é uma estratégia para estabelecer fluxos de abastecimento energético inter e intracontinentais eficientes, com o objetivo de contornar os entraves físicos (estreitos, ilhas, entre outros) à navegação marítima chinesa, uma vez que a política de defesa do país privilegia o poderio territorial em detrimento de investimentos para o desenvolvimento de uma força naval capaz de atuar em águas internacionais.

No decorrer do período escolar, cada estudante entra em contato com um grande volume de informações a respeito do espaço geográfico brasileiro e mundial. Em cada conteúdo que lhe é apresentado, faz-se necessária a compreensão de vários conceitos geográficos que se constituem como instrumentos para uma aprendizagem efetiva. O uso indiscriminado dos termos dentro da Geografia pode conduzir ao empobrecimento do objeto de estudo e dos próprios conceitos. Então, é necessário conhecer o universo da discussão conceitual que circunda as categorias de análise que são utilizadas nas pesquisas geográficas.

LISBOA, S. S. A importância dos conceitos da Geografia para a aprendizagem de conteúdos geográficos escolares. In: Revista Ponto de Vista, v. 4, p. 23-35. 2007 (Adaptação).

Nesse contexto, considere as definições a seguir.

  1. Significa mais do que simplesmente uma localização geográfica, está relacionado aos diversos tipos de experiência e envolvimento com o mundo e se associa ao sentimento de pertencer a determinado espaço, de identificação pessoal com uma dada área.
  2. Meio no qual se desenvolvem e se manifestam os diferentes tipos de fluxos; também pode ser entendido como um conjunto de nós (elementos do espaço) interconectados, sendo nó o ponto no qual uma curva se entrecorta.
  3. Níveis em que o espaço é “subdividido” para melhor ser compreendido e analisado; não envolve apenas análise numérica, quantitativa, mas também qualitativa dos fenômenos analisados.
  4. Refere-se a “um todo” do qual derivam os demais conceitos e com o qual eles se relacionam; o homem é o seu agente por excelência – somente passa a existir quando se verifica interação entre o homem e o meio em que vive.

As definições I, II, III e IV mais se aproximam, correta e respectivamente, às seguintes categorias da análise geográfica:

Analise as afirmativas abaixo sobre o povoamento do território catarinense.

  1. Quando Manoel Preto recebeu a governadoria da Ilha de Santa Catarina, em 1629, iniciou-se o processo de concessões de terras no litoral.
  2. Em torno de 1658, Manoel Lourenço de Andrade, acompanhado de familiares, trabalhadores livres e escravos, tomou posse de uma sesmaria nas proximidades do rio São Francisco.
  3. O Bandeirante Francisco Dias Velho, em torno de 1673, acompanhado de familiares e indígenas, deu início ao povoamento da ilha, com a fundação da vila de Nossa Senhora do Desterro.
  4. Após a chegada do grupo de Dias Velho, centenas de vicentistas se instalaram na vila de Nossa Senhora do Desterro, que foi destruída por piratas em 1675 e sua população, dizimada.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Quais são os dois instrumentos de trabalho disponíveis, durante a coleta de dados, ao recenseador?

Antônia, ao trabalhar como recenseadora, percebeu que um questionário tinha menor número de quesitos, em que seriam registradas as características do domicílio e de seus moradores na data de referência. Diante dessa observação, responda a qual questionário se refere e se deverá aplicar os quesitos desse questionário a todos os domicílios:

Assinale a alternativa correta sobre a indústria instalada no município de Florianópolis e que supera a indústria do turismo em arrecadação:

Assinale a alternativa correta acerca da utilização do equipamento para registro e armazenamento das informações coletadas em campo:

Assinale a alternativa correta sobre os tipos de questionários:

A Geografia, como disciplina escolar e enquanto ciência do espaço, deve ser encarada como parte do conhecimento científico a ser adquirido pelos alunos, através de operações espaciais.

Cruz, Maria Tereza Sousa. A aprendizagem da Geografia e a formação de conceitos geográficos, Rio Claro-SP, 1982, p. 48.

Considerando os conhecimentos e habilidades dessa ciência, os saberes do profissional estão voltados para

Sobre a corrente do pensamento geográfico que surgiu no século XIX, na Alemanha, considera-se que nesse mesmo período existiram teorias que procuravam explicar, a partir dos fatores naturais, principalmente do clima, as desigualdades sociais e econômicas entre os povos. Essa escola do pensamento geográfico era caracterizada como

Em sala de aula, através dos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Professor pode explorar a geografia do Estado do Maranhão, em especial sobre trabalho e rendimento. De tal forma, o mesmo pode apontar corretamente que:

“Para compreender o espaço geográfico, precisamos entender as relações sociais e as marcas deixadas pelos grupos humanos na paisagem no decorrer da história.” (MOREIRA, 2010). Nesse sentido, a Geografia, enquanto ciência, se dedica hoje a entender, de forma integrada, as relações entre a:

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