Sabe-se que nos EUA a agricultura é bastante modernizada, estando interligada à indústria, ao setor de serviços e ao capital financeiro, com grande parte do que é produzido sendo comercializado em bolsas de valores. Nesse contexto, um dos modelos de produção se baseia em grandes propriedades no meio-oeste do país destinados à produção de grãos e fibras – as commodities, que são produtos primários comercializados no mercado mundial. Para otimizar os ganhos intensifica-se o uso do solo e o aprofundamento dos ganhos de escala (produção em largas quantidades).
Considerando essa descrição de produção, é CORRETO afirmar que trata-se do modelo de produção:
Para Raffestin (1993), é metafórico considerar a língua um instrumento de dominação,
EXCETO porque:
São referências à desigualdade na produção e distribuição de alimentos no Brasil.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Com base nas relações entre a geografia e a política, julgue (C ou E) o item a seguir.
As fronteiras modernas da China, com base em uma coerência geográfica – relevo e hidrografia –, garantem ao país pressupostos defensivos e comerciais eficazes.
A Iniciativa Belt and Road, por sua vez, é uma estratégia para estabelecer fluxos de abastecimento energético inter e intracontinentais eficientes, com o objetivo de contornar os entraves físicos (estreitos, ilhas, entre outros) à navegação marítima chinesa, uma vez que a política de defesa do país privilegia o poderio territorial em detrimento de investimentos para o desenvolvimento de uma força naval capaz de atuar em águas internacionais.
No decorrer do período escolar, cada estudante entra em contato com um grande volume de informações a respeito do espaço geográfico brasileiro e mundial. Em cada conteúdo que lhe é apresentado, faz-se necessária a compreensão de vários conceitos geográficos que se constituem como instrumentos para uma aprendizagem efetiva. O uso indiscriminado dos termos dentro da Geografia pode conduzir ao empobrecimento do objeto de estudo e dos próprios conceitos. Então, é necessário conhecer o universo da discussão conceitual que circunda as categorias de análise que são utilizadas nas pesquisas geográficas.
LISBOA, S. S. A importância dos conceitos da Geografia para a aprendizagem de conteúdos geográficos escolares. In: Revista Ponto de Vista, v. 4, p. 23-35. 2007 (Adaptação).
Nesse contexto, considere as definições a seguir.
As definições I, II, III e IV mais se aproximam, correta e respectivamente, às seguintes categorias da análise geográfica:
Analise as afirmativas abaixo sobre o povoamento do território catarinense.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Quais são os dois instrumentos de trabalho disponíveis, durante a coleta de dados, ao recenseador?
Antônia, ao trabalhar como recenseadora, percebeu que um questionário tinha menor número de quesitos, em que seriam registradas as características do domicílio e de seus moradores na data de referência. Diante dessa observação, responda a qual questionário se refere e se deverá aplicar os quesitos desse questionário a todos os domicílios:
Assinale a alternativa correta sobre a indústria instalada no município de Florianópolis e que supera a indústria do turismo em arrecadação:
Assinale a alternativa correta acerca da utilização do equipamento para registro e armazenamento das informações coletadas em campo:
Assinale a alternativa correta sobre os tipos de questionários:
A Geografia, como disciplina escolar e enquanto ciência do espaço, deve ser encarada como parte do conhecimento científico a ser adquirido pelos alunos, através de operações espaciais.
Cruz, Maria Tereza Sousa. A aprendizagem da Geografia e a formação de conceitos geográficos, Rio Claro-SP, 1982, p. 48.
Considerando os conhecimentos e habilidades dessa ciência, os saberes do profissional estão voltados para
Sobre a corrente do pensamento geográfico que surgiu no século XIX, na Alemanha, considera-se que nesse mesmo período existiram teorias que procuravam explicar, a partir dos fatores naturais, principalmente do clima, as desigualdades sociais e econômicas entre os povos. Essa escola do pensamento geográfico era caracterizada como
Em sala de aula, através dos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Professor pode explorar a geografia do Estado do Maranhão, em especial sobre trabalho e rendimento. De tal forma, o mesmo pode apontar corretamente que:
“Para compreender o espaço geográfico, precisamos entender as relações sociais e as marcas deixadas pelos grupos humanos na paisagem no decorrer da história.” (MOREIRA, 2010). Nesse sentido, a Geografia, enquanto ciência, se dedica hoje a entender, de forma integrada, as relações entre a: