Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna abaixo.
O clima predominante no Estado do Mato Grosso do Sul é o ____________. Este tipo de clima se caracteriza por apresentar verões quentes e chuvosos e inverno seco e pouco frio. Convém ressaltar que as temperaturas variam de acordo com o relevo (altitude), a proximidade com o mar e a latitude.
Embora a Região Amazônica situe-se geograficamente próxima ao Equador, sua parte meridional sofre, eventualmente, o fenômeno localmente denominado de friagem.
Assinale a opção que apresenta corretamente a origem da friagem.
O ar atmosférico está sempre em movimento, na forma de massas de ar. Suas características particulares de temperatura e umidade determinam o clima de uma área. No caso do Brasil, dependendo da estação do ano, as massas avançam sobre o seu território ou dele recuam. Assinale a alternativa que melhor representa a atuação de massas de ar no Brasil no inverno (quadro 1) e no verão (quadro 2), respectivamente:
Durante a maior parte do ano, apresenta redução dos totais pluviométricos mensais e elevadas temperaturas. A variação sazonal da temperatura média não é tão expressiva, o que leva à formação de áreas em que se observa quedas térmicas pouco expressivas na situação de inverno.
O texto precedente apresenta as características do clima
Examine o climograma.

(https://pt.climate-data.org)
Os valores anuais de temperatura do ar e de precipitação média mensal registrados no gráfico são típicos do clima
No texto, a adoção dessa forma de ocupação do espaço tem como causa a
Sobre o El Niño é INCORRETO afirmar:
Sobre o Microclima é INCORRETO afirmar:
Analise a imagem apresentada a seguir

A imagem representa os domínios morfoclimáticos brasileiros. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de relação entre a numeração e o nome do domínio morfoclimático.
A letra “a" (letra a, minúscula) na classificação climática de Koppen é característica completar de temperatura:
São efeitos do El Niño no território brasileiro: I. Redução das chuvas no norte e no leste da Amazônia. II. Aumento da temperatura no Sudeste durante o inverno. III. Secas no centro e no norte da Região Nordeste. IV. Redução das chuvas no inverno e na primavera na Região Sul. Quais estão corretos?
Os ecossistemas naturais são caracterizados pela magnitude de processos ecológicos fundamentais e possuem uma estrutura trófica e uma diversidade biótica características.
Acerca de ecossistemas naturais, julgue o item seguinte.
A escassez de chuvas nos desertos do Saara e da Austrália deve-se, entre outros fatores, à alta pressão subtropical.
Se um indivíduo está posicionado em um local próximo ao trópico de Câncer nos dias referentes ao mês de Março, provavelmente estará aproveitando o clima:
“(...) Com quase dois milhões de habitantes e uma área territorial de mais de 200 mil metros quadrados, Rondônia vive uma das piores secas da história. A agricultura e a pecuária são os setores mais prejudicados (...). Em algumas propriedades do interior do estado, a fome tem sido a principal causa da mortalidade de animais, o que vem aumentando o desespero de pecuaristas.
Os impactos da falta de chuva na agricultura e na pecuária no estado deixa a situação mais complicada. Segundo o meteorologista Diego Silva, do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), o clima está conforme o previsto ao período. (...) (Giobo.com G1 23/07/2018).
(...) Diversos municípios rondonienses têm registrado índices alarmantes de apenas 11% de umidade. (...)
(tudorondonia.com).
Essas notícias tratam de um fenômeno climático conhecido como:
Com temperatura média anual inferior a 18ºC, e chuvas bem distribuídas no ano, que acarreta estações bem demarcadas, com um verão quente e inverno frio. Nessas regiões podem ocorrer os fenômenos de geadas e até mesmo neve. As características descritas referem-se a variedade climática do território de Santa Catarina. Assinale a alternativa correta sobre o clima predominante.