A água (na forma líquida) tem um comportamento anormal entre 0 oC e 4 oC, como ilustra o gráfico cartesiano a seguir, que mostra como sua densidade
varia em função da temperatura 

Os cinco frascos representados na figura a seguir são idênticos, transparentes, feitos de um material termicamente indilatável, estão apoiados numa superfície plana e horizontal e contêm uma mesma massa de água (líquida) a temperaturas diferentes.
Se a água em um dos frascos estiver a 4ºC, esse frasco é o de número:
Uma plataforma horizontal de um material praticamente indilatável é construída, à temperatura ambiente, em um terreno irregular. Para sustentá-la, usam-se duas colunas metálicas (1) e (2) de materiais diferentes. O desnível entre as bases de sustentação dessas colunas é de 2m, como mostra a figura.
O coeficiente de dilatação linear do material da coluna (1) é 2,4.10-5/ºC, e o do material da coluna (2) é 8.10-4/ºC. Para que a plataforma permaneça horizontal, seja qual for a variação de temperatura, os comprimentos iniciais das colunas (1) e (2), devem ser, respectivamente:

A chave de um circuito elétrico de emergência consiste de duas barras metálicas, ligadas uma a outra, cujos coeficientes lineares de dilatação térmica são M1 e M2, respectivamente.
Considere que os metais das barras sejam constituídos de materiais homogêneos e que, em temperatura ambiente, as barras tenham forma linear, conforme mostra a figura precedente.
Com base nas informações apresentadas e nas leis que regem o comportamento de dilatação térmica, assinale a opção correta.
Para dar conta de evitar danos estruturais em construções devido à dilatação térmica de peças e elementos, são empregadas as chamadas juntas de dilatação. Um tipo comum é a chamada junta serrada, que é a separação das peças por um vão - comum em pavimentos de concreto e pontes. Os coeficientes de dilatação térmica do aço e do concreto são bastante próximos, e a NBR6118 recomenda o uso do coeficiente α = 10-5 /oC para o concreto armado.
Considerando uma peça de concreto armado de 40 m, em uma cidade como São Paulo em que a temperatura média anual é de cerca de 19,5 oC com variação média de cerca de 10oC acima e abaixo do valor médio, assinale a alternativa que contém uma estimativa compatível para a variação do comprimento da peça nesse intervalo médio de temperaturas (considerados o menor e omaior valor de comprimento).
A figura I mostra quatro fios condutores idênticos, de coeficiente de dilatação linear α, ligados na forma de um quadrado, e a figura II mostra uma chapa quadrada, de lado igual ao lado do quadrado da figura I, feito do mesmo material e homogêneo. Com base nessas informações, julgue o item a seguir.
Se houvesse um furo quadrado na chapa, ao aquecer-se essa chapa, a área do furo seria aumentada exatamente na mesma proporção do aumento da chapa.
Quando ocorrem variações exageradas de temperatura, um fenômeno comum que se pode observar é a dilatação dos corpos. Tal fenômeno é observado, por exemplo, em um local em que ocorre um incêndio.
Analisando a dilatação de dois objetos distintos, essa dilatação dependerá apenas da(o)
A água (líquida) tem uma dilatação anômala entre 0o
C e 4ºC,
como ilustra o gráfico a seguir, que mostra como sua densidade
(μ) varia com a temperatura (θ).

Um barco flutua em um lago onde a temperatura da água é de 4ºC, sendo V o volume da parte do barco submersa. Com a
chegada de uma frente fria, a temperatura da água torna-se igual
a 2ºC. O barco continua a flutuar, sendo, nesse caso, V' o volume
da parte do barco submersa.
Os volumes da parte do barco submersa V e V' são tais que
Em locais em que a temperatura ambiente, na escala Celsius,
é negativa, pode-se formar, sobre lagos, uma camada
de gelo.
O fato de, sob a camada de gelo, a água permanecer no
estado líquido se deve, principalmente a(o)