Sobre o pensamento político de Hobbes e Locke, assinale a alternativa correta.
Concepções filosóficas sobre a natureza humana divergiram muito entre filósofos da era moderna. Para Thomas Hobbes, o ser humano é naturalmente egoísta, preocupando-se apenas consigo mesmo. Para Jean Jacques Rousseau, por outro lado, o ser humano é naturalmente bom. Considerando estas duas perspectivas diversas, assinale a alternativa correta.
Conforme a obra O Contrato Social de Rousseau, a vontade geral pode ser concebida como
De acordo com Locke, um homem renuncia ao estado de natureza e ingressa na sociedade política porque
Acerca da filosofia política de Hobbes, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) A condição em que todos os homens naturalmente se encontram é para Hobbes a da guerra de todos contra todos.
( ) Justiça e injustiça não são mais do que convenções estabelecidas pelos homens.
( ) A política tem fundamento natural, logo, deriva dos ditames da natureza.
( ) A terceira lei da natureza prescreve que os homens busquem a paz.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Leia o texto a seguir:
“Porque enquanto cada homem detiver seu direito de fazer tudo quanto queira, todos os homens se encontrarão numa condição de guerra." (HOBBES, T. Leviatã. SP: Nova Cultural, 2004. p. 114. Adaptado)
O pensador inglês Thomas Hobbes acredita que, para evitar a guerra, os homens devem se associar e determinar a autoridade de um poder central (o Estado), capaz de assegurar a paz entre seus membros. Essa autoridade precisa
Para o filósofo francês Jean-Jacques Rousseau, o homem é bom, livre e feliz no estado de natureza. Os vícios e a corrupção resultam da vida em sociedade. É na sociedade que os homens adquirem sentimento de inveja, cobiça e ódio entre seus semelhantes. Para que o homem viva conforme sua natureza boa, livre e feliz, Rousseau defende
O direito de resistência foi defendido com ênfase pelo filósofo
Na importante obra denominada Elementos da Lei Natural e Política, Thomas Hobbes qualifica um conjunto de faculdades as quais reputa como constitutivas à natureza humana (HOBBES: 2002; 93). Tal conjunto compreende, portanto a(o):
Uma certa caracterização Hobbes (2001; 198) assinala que ele "analisa a natureza humana em uma perspectiva:
O liberalismo político, doutrina contrária ao Estado absoluto, tem em John Locke um de seus principais expoentes. Pertencente à escola do direito natural, esse autor fundamenta seus argumentos no trinômio “estado de natureza”, “contrato social” e “estado de sociedade”. É correto afirmar que, para Locke:
No século XVII, Thomas Hobbes propôs uma teoria da política visando legitimar o poder absoluto de Estado. Usando a figura bíblica do Leviatã, o filósofo inglês fundamenta sua teoria:
Em O espírito das leis Montesquieu formula sua famosa doutrina da separação dos poderes. É correto afirmar que, nessa obra, o filósofo francês considera:
O genebrino Jean Jacques Rousseau foi um dos precursores do romantismo, questionando e denunciando os fundamentos da civilização moderna. Como outros pensadores de sua época, Rousseau criou a hipótese do homem no seu estado de natureza. Esse filósofo considera que: