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    • c
    • d
    • e

No que se refere a ensaios de materiais, julgue os próximos itens. 

A ductilidade é uma importante propriedade mecânica, pois representa uma medida do grau de deformação plástica que o material suporta até a fratura, sendo chamado de frágil um material que experimenta uma deformação plástica muito
elevada quando de sua fratura.

Com relação ao diagrama de fase ferro-carbono mostrado anteriormente, julgue os itens subsequentes. 

No diagrama em apreço, existem dois pontos de reação invariante, denominados de reação eutética a 0,77% e reação 
eutetoide a 4,3%.

Julgue os itens que se seguem, acerca das microestruturas encontradas no aço-carbono. 

A perlita é a microestrutura que surge devido ao resfriamento lento do aço eutetoide por meio da temperatura eutetoide e 
que é formada por camadas alternadas ou lamelas compostas pelas duas fases  que se formam simultaneamente durante a transformação.

Com relação ao diagrama de fase ferro-carbono mostrado anteriormente, julgue os itens subsequentes. 

A cementita (Fe3C) se forma quando o limite de solubilidade para o carbono na ferrita é excedido em temperaturas de, no máximo, 727 °C, para composições dentro da região das fases + Fe3C. 

A respeito de tecnologia mecânica, julgue os itens a seguir. 

O óleo vegetal constitui-se em matéria-prima principal para a confecção de plásticos, devido à complexa mistura de
compostos presentes nesse tipo de óleo, que possuem diferentes temperaturas de ebulição, sendo possível separá-los por meio de um processo conhecido como destilação ou craqueamento. 

A respeito de tecnologia mecânica, julgue os itens a seguir. 

A metalurgia do ferro, conhecida por siderurgia, é o processo de obtenção do aço a partir, principalmente, de minérios de
ferro, que são os óxidos, os sulfetos, os carbonetos e os silicatos.

A respeito de tecnologia mecânica, julgue os itens a seguir. 

O ferro fundido, uma das mais importantes ligas de ferro, é caracterizado por possuir carbono em quantidades elevadas
(entre 2,5% e 4,0%, em média), além de silício em porcentagem acima da encontrada no aço comum. 

Julgue os itens que se seguem, acerca das microestruturas encontradas no aço-carbono. 

A cementita é muito dura e frágil, e sua presença em alguns aços aumenta substancialmente a resistência deles. 

Com relação ao diagrama de fase ferro-carbono mostrado anteriormente, julgue os itens subsequentes. 

Ligas de ferro-carbono que contêm entre 0,76% e 2,14% de carbono, quando resfriadas a partir de temperaturas dentro do campo da fase, apresentam uma microestrutura perlita e cementita proeutetoide em temperatura ambiente. 

Julgue os itens que se seguem, acerca das microestruturas encontradas no aço-carbono. 

À temperatura ambiente, a forma estável do ferro puro é conhecida por ferrita, ou ferro , que possui uma estrutura 
cristalina CFC. 

Os processos de fabricação atualmente apresentam grande importância tecnológica e sua racionalização promove a melhoria contínua das operações de qualidade. Julgue os itens seguintes, referentes a processos de fabricação. 

No processo de fabricação por usinagem, dá-se forma à peça pela remoção progressiva de cavacos ou aparas de materiais metálicos ou não, até serem atingidos a forma, a dimensão e o tipo de acabamento desejados. 

Com relação ao diagrama de fase ferro-carbono mostrado anteriormente, julgue os itens subsequentes. 

A solubilidade máxima do carbono na austenita (estrutura CFC), 2,14%, ocorre a 1.147 °C.

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) O crescente uso de polímeros reforçados com fibras de carbono no setor aeronáutico deve-se, principalmente, ao constante desafio que essa indústria possui na obtenção de componentes que exibam os maiores valores de resistência mecânica e de rigidez específicas entre os materiais disponíveis. A substituição do alumínio por compósitos poliméricos estruturais, por exemplo, permite uma redução de peso de 20 a 30%, além de 25% na redução do custo final de obtenção das peças.
( ) A aeronave supersônica F22, que atinge velocidades de 1,5 Mach, utiliza, em sua estrutura, 24% de material compósito polimérico, 39% de titânio, 16% de alumínio, 6% de aço e 15% de outros materiais, sendo que 50% do peso em compósito é constituído da matriz de resina bismaleimida (BMI). A aeronave F22, apesar de suas velocidades de voo, não utiliza, em suas superfícies externas, material retardante de chama, devido às características de resistência térmica e química da BMI.
( ) No setor aeroespacial, tem-se, ainda, os compósitos carbono/carbono constituídos por uma matriz de carbono, proveniente de precursores à base de resinas ou piches. A aplicação do carbono tem sido incentivada pela sua alta deformação na ruptura, mas limitada devido à sua alta sensibilidade a imperfeições, anisotropia, variabilidade nas propriedades, dificuldades no processo de obtenção de componentes de grandes dimensões e formatos complexos.

A figura a seguir apresenta curvas tensão vs deformação de dois diferentes materiais.

Assinale a opção que apresenta os possíveis materiais associados, respectivamente, às curvas (1) e (2).

Sobre o ferro fundido, analise as afirmativas a seguir.

I. O ferro fundido cinzento tem boa usinabilidade e capacidade de amortecer vibrações.

II. O ferro fundido branco tem baixa resistência à compressão e dureza.

III. O ferro fundido maleável possui baixas resistência mecânica e fluidez no estado líquido.

Está correto o que se afirma em

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