Julgue os itens a seguir, relativos a projetos orientados a objeto.
Padrões de projeto devem conter uma especificação detalhada somente dos problemas e da solução, para permitir o reúso de componentes executáveis.
Acerca de conceitos básicos e tratamentos de exceção em programação orientada a objetos, julgue os itens subsequentes.
Se, em tempo de execução de um sistema, ocorrer associação entre uma entidade e um atributo, então essa associação será considerada um acoplamento dinâmico.
A respeito de construção de sistemas, julgue o item subsequente.
Em orientação a objetos, os membros de dados de uma classe devem ser acessados por um método específico do objeto, e não diretamente.
Julgue o item seguinte, a respeito de programação orientada a objetos.
O estado interno de um objeto pode ser alterado por meio de métodos assessores.
Acerca de conceitos básicos e tratamentos de exceção em programação orientada a objetos, julgue os itens subsequentes.
Considere que, em um sistema de informações, um objeto possua dados de uma pessoa, tais como: nome, endereço, data de aniversário e número do cartão de crédito. Considere, ainda, que esse sistema exponha, de forma pública, informações sobre o nome e a data de aniversário e deixe os dados do cartão de crédito protegidos em formato privado. Nesse caso, o sistema estará usando o recurso de interface.
Acerca de conceitos básicos e tratamentos de exceção em programação orientada a objetos, julgue os itens subsequentes.
O armazenamento de informações referentes às classes de um sistema é feito em uma metaclasse.
Acerca dos processos de desenvolvimento de software, julgue o item a seguir.
Na orientação a objetos, estes possuem diversos atributos e métodos, os quais são utilizados para se definir as características e ações das classes.
__________ é uma característica que reduz bastante o esforço necessário para ampliar o projeto de um sistema orientado a objetos, permitindo que várias operações diferentes tenham o mesmo nome.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto acima.
Julgue o item seguinte, a respeito de programação orientada a objetos.
Um recurso de grande utilidade nesse tipo de programação consiste na possibilidade de um objeto exercer o comportamento de outro objeto.
Acerca de conceitos básicos e tratamentos de exceção em programação orientada a objetos, julgue os itens subsequentes.
Objetos podem ter mais de uma identidade; para isso, é necessário que a sua posição esteja explícita em um array de dados.
Acerca de conceitos básicos e tratamentos de exceção em programação orientada a objetos, julgue os itens subsequentes.
Se usuários, ao consultar um objeto específico do sistema, gerarem um erro conhecido no sistema, que emite uma mensagem em inglês, a qual é modificada no código-fonte do sistema e emitida em português para ser visualizada pelo usuário final, estará sendo gerado um tipo de ocorrência caracterizada como tratamento de exceção.
Acerca da análise orientada a objetos, julgue o item subsequente.
Embora a orientação a objetos seja um paradigma eficaz de análise e desenvolvimento de sistema, com ela, torna-se difícil abstrair, de uma maneira mais fidedigna, as situações do mundo real.
Acerca da análise orientada a objetos, julgue o item subsequente.
Com a herança, é admitido estabelecer relações entre classes, permitindo o compartilhamento de atributos e operações idênticas.
Considere as afirmações a seguir:
I - Na Análise e Projeto de Software Orientados a Objeto, a análise enfatiza uma investigação do problema e dos requisitos, em vez de uma solução. O projeto enfatiza uma solução conceitual que satisfaça os requisitos e não sua implementação.
II - Casos de uso UML são narrativas em texto, amplamente utilizadas para descobrir e registrar requisitos. Eles influenciam muitos aspectos de um projeto e servem de entrada para vários artefatos subsequentes nos estudos de caso.
III - A UML inclui diagramas de interação para ilustrar como os objetos interagem por meio de mensagens.
Está(ão) correta(s):
Julgue o item seguinte, a respeito de programação orientada a objetos.
Os atributos de um objeto podem ser expostos tanto por meio de um enlace direto a uma variável interna quanto por meio do retorno de um valor por meio de um método.