Partindo da discussão sobre as relações entre o torcedor
e seu clube, observa-se que o fanatismo futebolístico
No Brasil, além de um esporte de competição, o futebol é um meio de interação social que desperta paixão nas pessoas. No trecho da letra da canção, esse esporte é apresentado como um(a)
É possível considerar as modalidades esportivas
coletivas dentro de uma mesma lógica, pois possuem uma
estrutura comum: seis princípios operacionais divididos
em dois grupos, o ataque e a defesa. Os três princípios
operacionais de ataque são: conservação individual
e coletiva da bola, progressão da equipe com a posse
da bola em direção ao alvo adversário e finalização
jogada, visando a obtenção de ponto. Os três princípios
operacionais da defesa são: recuperação da bola,
impedimento do avanço da equipe contrária com a posse
da bola e proteção do alvo para impedir a finalização da
equipe adversária.
DAOLIO, J. Jogos esportivos coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos —
modelo pendular a partir das ideias de Claude Bayer. Revista Brasileira
de Ciência e Movimento, out. 2002 (adaptado).
Considerando os princípios expostos no texto, o drible no
handebol caracteriza o princípio de
Os esportes podem ser classificados levando-se em consideração diversos critérios, como a quantidade de competidores, a relação com os companheiros de equipe, a interação com o adversário, o ambiente, o desempenho comparado e os objetivos táticos da ação. Os chamados esportes de invasão ou territoriais são aqueles nos quais os competidores entram no setor defendido pelo adversário, objetivando atingir a meta contrária para pontuar, além de se preocupar em proteger simultaneamente a sua própria meta. GONZALEZ, F. J. Revista Digital, Buenos Aires, n. 71, abr. 2004 (adaptado). São exemplos de esportes de invasão ou territoriais:
O esporte de alto rendimento envolve atividades físicas de caráter competitivo, no qual os atletas competem consigo mesmos ou com outros, sujeitando-se a regras preestabelecidas aprovadas pelos organismos internacionais ou nacionais de cada modalidade.
As grandes competições são reservadas aos grandes talentos e possibilitam a promoção de espetáculos que
esporte, as ginásticas, a dança, as artes marciais, as práticas de aptidão física tornam-se, cada vez mais, produtos de consumo (mesmo que apenas como imagens) e objetos de conhecimento e informação amplamente divulgados ao grande público. Jornais, revistas, videogames, rádio e televisão difundem ideias sobre a cultura corporal do movimento.
Betti, M.; Zuliani, L. R. Educação Física Escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas.
Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. São Paulo, 2002.
Essa difusão possibilitou o acesso a uma diversidade de atividades físicas e esportes coletivos praticados ao redor do mundo, que